Presidente do KNN Group destaca que o futuro das franquias está na adoção de estratégias que valorizam unidades de alto desempenho e oferecem suporte personalizado às que enfrentam desafios. Com mais de 630 unidades KNN no Brasil, entre abertas e em implantação, Boeira aposta na reestruturação de operações e na inovação para garantir expansão equilibrada e positiva para franqueados, para consumidores e para o mercado.
O mercado de franquias segue como opção atrativa para quem deseja empreender no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor cresceu quase 14% no último ano, movimentando R$ 240 bilhões. Além disso, conforme pesquisa divulgada nesta semana pela associação, no terceiro trimestre deste ano o faturamento passou de R$ 62,676 bilhões para R$ 70,231 bilhões no período. Em 12 meses, a variação foi de 14,4%, passando de R$ 231,584 bilhões para R$ 264,874 bilhões.
Para Reginaldo Boeira, presidente do KNN Group, holding das suas quase 20 empresas, entre elas a KNN Idiomas, e que também arrasta multidões em suas convenções e palestras por todo o Brasil, o futuro das franquias está diretamente ligado à capacidade de adotar estratégias de crescimento sustentável, focadas na valorização das unidades com melhor performance e no suporte personalizado às que enfrentam desafios. “O mercado de franquias exige visão estratégica e uma gestão que considere as particularidades de cada operação. O crescimento deve ser planejado e sustentável, nunca à base de atalhos”, afirma Boeira.
Para Boeira, um dos pilares do crescimento sustentável é a identificação de boas práticas entre as unidades franqueadas. Na KNN, as escolas que se destacam em resultados são continuamente analisadas para que suas estratégias possam ser replicadas. Ao mesmo tempo, a rede mantém um olhar atento às operações que apresentam dificuldades, promovendo ajustes que vão desde a reestruturação da gestão local até o reforço de treinamentos e apoio estratégico. “Nossa rede é diversa e atende a públicos distintos. É fundamental entender a realidade de cada unidade para criar soluções sob medida”, explica o empresário. “Não é apenas sobre corrigir falhas, mas, principalmente, sobre entender o que funciona e potencializar isso em toda a rede”, ressalta Boeira. Essa estratégia, segundo ele, é o que diferencia redes que se expandem de forma desordenada das que consolidam bases sólidas para o futuro.
Com mais de 630 unidades KNN no Brasil, entre abertas e em processo de implantação, e um crescimento contínuo, Boeira acredita que o franchising deve se posicionar cada vez mais como uma alternativa sólida para empreendedores, desde que priorizem o equilíbrio entre expansão e qualidade. “O futuro das franquias está em um modelo que alia inovação, personalização e suporte. O desafio está em construir redes que cresçam de forma sustentável e que gerem um impacto positivo para todos os envolvidos, como franqueados, consumidores e o mercado em geral”, conclui Boeira.