As franquias educacionais registraram faturamento de R$ 14,255 bilhões no último ano. Já o número de operações permaneceu estável, com 15,7 mil unidades. Entre as escolas de idiomas, o estudo apontou que 86% dos alunos optaram pela modalidade presencial e o ticket médio chegou a R$ 341,94, com reajustes entre 6% a 10% nas mensalidades. Regiões brasileiras com alto desempenho econômico e nível de escolaridade atraem investimentos no setor.
O setor de educação no Brasil segue em expansão, com crescimento de 9,7% em 2023, de acordo com o Diagnóstico Setorial de Educação da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Esse crescimento reflete a crescente busca por cursos de idiomas, especialmente o inglês, já que é o idioma mais falado no mundo. O segmento de franquias educacionais faturou R$ 14,255 bilhões no último ano. Já o número de operações permaneceu estável, com 15,7 mil unidades. Entre as escolas de idiomas, o estudo apontou que 86% dos alunos optaram pela modalidade presencial e o ticket médio chegou a R$ 341,94, com reajustes entre 6% a 10% nas mensalidades.
Com o domínio do inglês sendo cada vez mais exigido em indústrias e empresas, e para avançar na carreira, a demanda por cursos de idiomas segue em alta no Brasil, especialmente em localidades com alto grau de desenvolvimento econômico, industrial e turístico. Segundo o British Council, apenas 5% dos brasileiros conseguem se comunicar em inglês e o número de fluentes é ainda menor, apenas 1%. Com o mercado global cada vez mais competitivo, dominar o idioma é considerado um diferencial, o que resulta em salários até 60% maiores para quem é fluente.
Município de Itajaí, com maior PIB do Estado de SC, atrai investimentos em educação e profissionalização
A escolha do local certo para novas escolas e negócios educacionais pode ser determinante para o sucesso da empresa. Cidades com economias dinâmicas e em expansão oferecem uma base sólida para implantação de escolas de idiomas. Neste cenário, Itajaí, no litoral de Santa Catarina, com o maior PIB do Estado e entre os 25 maiores do país, se destaca pelo crescimento acelerado, alta concentração de grandes indústrias nacionais e internacionais, e pelo Porto de Itajaí que é um dos maiores do país.
A cidade também é reconhecida como importante polo náutico e turístico, incluindo navios de cruzeiros, e recebe grande fluxo de turistas internacionais. Em termos de educação, é sede da Universidade do Vale do Itajaí, a Univali, que recentemente recebeu a classificação como uma das melhores universidades da América Latina, de acordo com a consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS). Além disso, segundo o IBGE, está entre as 5 cidades catarinenses com mais unidades de escolas do ensino médio e, também, em número de matrículas em 2023.
Estes dados são alguns demonstrativos da capacidade de consumo e da demanda por cursos de profissionalização como os de idiomas, fundamentais para atuação em indústrias e empresas ligadas à exportação, turismo e desenvolvimento educacional, o que reflete no sucesso dos investimentos. O desenvolvimento impulsionou também o mercado imobiliário de Itajaí que ocupa atualmente a 3ª posição em valorização no Brasil. A procura por salas comerciais para implantação de empresas, como na área de educação, é crescente.
Empreendimentos de alto padrão em áreas centrais e próximas ao porto, como Absolute Business & Hotel, com espaços para venda e locação voltado a empresas e negócios, aumentou em praticamente 100% a valorização nos últimos 5 anos. O novo e grandioso complexo, entregue há 5 anos, com uma área superior a 60,2 mil metros quadrados, tem poucos espaços disponíveis para locação pela construtora PROCAVE, responsável pelo empreendimento. Entre as opções, ainda há disponibilidade de salas térreas de médio e de grande porte, indicadas para empresas como escolas de idiomas que desejam aproveitar o crescimento da demanda por cursos de inglês. Além disso, o complexo integra o Hotel Mercure, executivo de alto padrão.
"Itajaí é uma cidade com grande potencial de desenvolvimento e destaque nacional. O Absolute Business foi pensado para acompanhar esse alto crescimento, ao oferecer uma estrutura moderna que atende a diversos setores. Nossa proposta foi criar um ambiente versátil e de alto conforto, ideal para empresas que buscam atuar ou investir na região, como é o caso de escolas de idiomas com ótimo potencial de rentabilidade.", comenta Clóvis de Albuquerque Filho, diretor comercial da PROCAVE.