De 6 a 10 de novembro, o Salvador Boat Show desembarca na Bahia Marina, 100% realizado sobre as águas, em passarelas flutuantes. Os visitantes poderão conhecer muitas novidades náuticas incluindo 30 barcos em exposição e uma ampla gama de produtos e serviços do setor.
Além disso, em parceria com o Instituto de Cegos da Bahia e a associação I9 Vela, que trabalha com crianças da periferia da cidade em vulnerabilidade social, o Salvador Boat Show oferecerá experiências como oficinas e experiências sensoriais.
“As ações envolvem uma experiência em um veleiro, direcionada a pessoas com deficiência visual, além de oficinas práticas de navegação para crianças. Essas iniciativas refletem a nossa visão de inclusão que valoriza a integração social, reforça a importância do aprendizado náutico como ferramenta de transformação e o acesso à náutica para todos”, informa Thalita Vicentini, diretora-geral da Boat Show Eventos.
Em uma ação pioneira a bordo do veleiro Marujo's Stanley, modelo Farr, de 42 pés, o evento oferecerá uma experiência imersiva com os alunos do Instituto de Cegos da Bahia, que acontece na quinta-feira (7). Focada em sons, toques e nos elementos do vento, a atividade permite uma conexão com o ambiente náutico. Com duração aproximada de uma hora, a imersão oferece aos participantes a chance de interagir com a tripulação, explorar a estrutura do veleiro, aprender noções básicas de navegação e sentir a energia do mar.
“Este tipo de ação é essencial para promover a cultura náutica e incentivar a prática de esportes no mar, além de fortalecer o turismo náutico da região. A parceria entre o veleiro Marujo’s Stanley e o Salvador Boat Show envolve experiências exclusivas para o público, e proporciona vivências náuticas em um dos veleiros mais destacados da região", destaca Agatha Wicks, assessora de Marketing do Veleiro Marujo’s Stanley.
Outra iniciativa do evento é a parceria com a I9 Vela, associação que trabalha com crianças da periferia de Salvador que estará no evento ensinando aos visitantes a montar e desmontar um barco a vela, além dos princípios da navegação. Além disso, irão apresentar um veleiro monotipo construído pelos próprios integrantes da associação.
"Participar do 1º Salvador Boat Show representa para nós o embarque em um sonho náutico voltado à equidade e inclusão social. Acreditamos que os alunos beneficiados pelo projeto I9 Vela ainda não têm plena dimensão de quão transformadora é essa oportunidade para as comunidades de Salvador. Este projeto teve início há três anos com um curso gratuito de vela, destinado a crianças e adolescentes de áreas socioeconomicamente vulneráveis”, explica Juan Sobral, velejador há mais de duas décadas e coordenador do i9 Vela.
Com seus projetos sociais, a I9 Vela já impactou mais de 580 crianças e adolescentes.