Os acidentes de trabalho são uma
preocupação constante de empresas e colaboradores, principalmente no setor da
indústria, onde muitas funções podem se deparar com atividades de risco. De
acordo com dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho (SST), apenas
em 2022* foram registrados 612,9 mil acidentes de trabalho no Brasil, sendo que
destes, 2,5 mil trabalhadores morreram.
Os dados mostram a importância
do investimento em ações que melhorem a saúde e a segurança dos colaboradores
no ambiente de trabalho. Os impactos desses acidentes não se limitam apenas aos
trabalhadores afetados, mas também às empresas, que enfrentam custos com
indenizações e afastamentos. Investir em segurança no trabalho não é apenas um
dever ético, mas também uma estratégia inteligente para evitar prejuízos
humanos e financeiros.
Para conscientizar empresas e
trabalhadores sobre a importância da Segurança e Saúde no Trabalho foi criado o
movimento Abril Verde, que utiliza o Dia Mundial da Segurança e Saúde no
Trabalho, celebrado em 28 de abril, para ressaltar a necessidade do debate e do
investimento na promoção de ações focadas neste objetivo.
Cuidados e benefícios
As medidas de prevenção são
fundamentais para garantir um ambiente de trabalho seguro. Entre esses cuidados
imprescindíveis estão o cumprimento da legislação, realização de treinamentos
adequados, fornecimento e uso correto de Equipamentos de Proteção Individual
(EPIs), revisão de máquinas e equipamentos, implantação de Comissão Interna de
Prevenção de Acidentes (CIPA) e manutenção de um ambiente limpo e organizado.
Ao adotar essas práticas, as
empresas não apenas cumprem suas obrigações legais, mas também colhem uma série
de benefícios. Colaboradores mais satisfeitos, clima organizacional positivo,
ambiente de trabalho seguro, preparo para lidar com imprevistos e redução de
custos com acidentes são apenas algumas das vantagens.
Para apoiar empresas que desejam
investir na área de SST, o SESI possui uma gama de serviços desenvolvidos para
promover a cultura da segurança e da saúde dentro das empresas.
Gestão de SST
Foco em gestão de riscos
ocupacionais e saúde do trabalhador na busca por melhoria contínua com entrega
de resultados e com simplificação no envio de dados de SST para e-Social por
meio de tecnologias automatizadas. Elaboração de laudos e programas, como PGR - Programa de Gerenciamento de Riscos, PCMSO-
Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, LI - Laudo de
Insalubridade, LP - Laudo de Periculosidade e LTCAT
- Laudo Técnico das Condições de Trabalho, parte fundamental da
Gestão em SST, principalmente, para determinar as condições ambientais e se
elas irão influenciar em processos e rotinas trabalhistas, como direito à
aposentadoria especial ou pagamento adicional de insalubridade e
periculosidade.
Para manter os programas e
laudos sempre atualizados, levando em consideração todas as alterações e
modernizações pelas quais a SST passa nos últimos anos, os serviços do SESI
preveem documento vivo, com atualização constante e emissão de novas versões sempre
que necessário.
Também são entregues o Relatório
Analítico do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional e o Relatório
Geral do Programa de Gerenciamento de Riscos, documentos fundamentais que
apresentem o desenvolvimento e resultado desses programas e o planejamento para
os próximos ciclos.
A ferramenta web é desenvolvida
de forma especializada para as rotinas de SST das empresas e permite a gestão
de informações legais como:
· Visualização de exposição de
risco por grupo ou trabalhador;
· Entrega de Equipamento de
Proteção Individual;
· Emissão de ordens de serviço;
· Gestão de CIPA;
· Gestão de treinamentos;
· Gestão de Plano de Ação;
· Convocação de exames
ocupacionais;
· Agendamento de exames e
consultas ocupacionais;
· Gestão Eletrônica de Documentos;
· Registros de incidentes;
· Emissão de Perfil
Profissiográfico Previdenciário (PPP).
Medicina
do trabalho
Os
exames médicos ocupacionais são realizados conforme os termos da Norma
Regulamentadora 7: exames admissionais; periódicos; demissionais; mudança de
risco ocupacional (antiga mudança de função); e de retorno ao trabalho.
Todos
os exames são realizados de acordo com a indicação do Programa de Controle
Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). Além disso, é feita a avaliação clínica do
trabalhador, buscando a aptidão para a função exercida.
Cursos
de NR (Norma Regulamentadora)
Treinamentos
que preparam os trabalhadores para atividades exercidas na indústria. Com um
colaborador devidamente treinado, a chance de ocorrerem acidentes de trabalho é
reduzida. As qualificações ministradas pelo SESI somam a flexibilidade do
ensino à distância e a prática necessária das aulas presenciais, onde os
trabalhadores estudam para manter os ambientes de trabalho seguros em qualquer
situação.
Atualmente,
são disponibilizados cursos das principais Normas Regulamentadoras: NR05, NR10,
NR11, NR12, NR13, NR15, NR18, NR20, NR22, NR23, NR26, NR31, NR33, NR34, NR35,
NR36.
Com
serviços especializados em Segurança e Saúde no Trabalho, o SESI oferece
soluções abrangentes para ajudar as empresas a promoverem uma cultura de
segurança. Seja na gestão de riscos ocupacionais, na realização de exames
médicos ocupacionais conforme as normas regulamentadoras ou na oferta de cursos
de capacitação em diversas NRs, o SESI é referência em tornar as indústrias
mais seguras e competitivas.
*Dado
mais recente consolidado.