Com
as previsões positivas para o ano de 2023 para o varejo, a Black Friday é uma
das grandes apostas do setor para esse ano. Nas linhas de venda, os produtos
como ar-condicionado e linha branca devem ser o que irá alavancar os
resultados. Além disso, eletrodomésticos e smartphones são as grandes apostas.
“No
Koerich já estamos com esse movimento de vendas e antecipamos a nossas ofertas
de Black Friday para que os consumidores pudessem fazer suas compras de forma
antecipada e garantindo que não teríamos ofertas menores na data. Isso gerou
ainda mais confiança e um grande resultado nas vendas. A nossa expectativa é um
crescimento mínimo de 10% em comparação com o mesmo período de 2022”, explica
Eduardo Koerich, diretor do Koerich.
Mesmo
com a alta de vendas registrada nas últimas semanas e com o gargalo logístico
nas hidrovias do Amazonas, as expectativas para a Black Friday ainda são
robustas, com um verão prometendo calor muito acima do normal. As estimativas
são similares para a indústria e para o varejo, segundo a Associação Nacional
de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros) e o Instituto Brasileiro
de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar).
A
produção de ar-condicionado do tipo Split no primeiro semestre deste ano
cresceu 16% em relação ao mesmo período de 2022, somando pouco menos de 1,3
milhão de aparelhos, segundo a Eletros. O aumento de produção foi ainda maior
no segmento de ventiladores de mesa, que somaram quase 2,7 milhões de unidades
entre janeiro e junho, alta de 34% no comparativo anual. Já a produção de
ventiladores de coluna, que ficam apoiados no chão, avançou 18% e totalizou
895,2 mil unidades.
“Fizemos
uma negociação antecipada com a a indústria para garantir aos nossos
consumidores produtos competitivos. Além dos produtos com valores
diferenciados, os clientes tem a entrega garantida e os que optarem pelo
parcelamento começam a pagar apenas em 2024, depois do carnaval, o que fomenta
ainda mais a economia, potencializando o giro no mercado”, finaliza Eduardo
Koerich.
O
Sindilojas Grande Florianópolis corrobora a expectativa do mercado com
projeções de vendas acima dos 20% em relação ao último ano e que, desde 2010
quando foi instituída a data no país, esse seja o melhor resultado em vendas,
fruto de uma intensa campanha por parte dos comerciantes desde o início do mês
de novembro.
O
presidente do Sindilojas, Marcelo May Philippi, também aponta que o momento é
propício para a geração de postos de trabalho, com a contratações temporárias
nos últimos meses do ano. “Projetamos a abertura de mais de sete mil postos de
trabalho temporários na Grande Florianópolis, um reflexo do aquecimento da
economia e das próprias datas que são festivas e a natural de troca de
presentes”, finaliza o presidente do Sindilojas, Marcelo May Philippi.