Blog Top Society - Karla Cruz

Cozinha afetiva é o tempero do Ibirama Sabor

09/11/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/13414_post_13072.jpg
A gastronomia afetiva é uma abordagem culinária que destaca a conexão emocional entre a comida, as pessoas e suas memórias. Ela vai além do simples ato de preparar e consumir alimentos e enfatiza o valor sentimental, histórico e cultural dos pratos.
 
A comida é vista como uma forma de expressar afeto, tradições familiares e experiências de vida. E são estes os elementos do Ibirama Sabor, o primeiro festival gastronômico da cidade do Alto Vale que iniciou no dia 1º de novembro e deverá receber o público nos sete estabelecimentos participantes até o dia 19.
 
Cada local definiu um menu exclusivo, criado para o evento e com o uso de ingredientes locais. Além disso, foram levadas em conta receitas ou inspirações muitas vezes ligadas a lembranças e emoções pessoais, como aquelas transmitidas de geração em geração, refeições compartilhadas em datas especiais, comidas que remetem à infância, ou aqueles pratos que evocam um senso de pertencimento e identidade cultural. A preparação e o consumo desses alimentos são geralmente acompanhados de sentimentos de conforto, nostalgia e amor, os mesmos que dão aquele tempero à edição de estreia do Ibirama Sabor.
 
O circuito celebra a temática "Da Origem à Mesa” e os preços dos pratos variam de R$ 35 a R$ 85, tornando a experiência acessível a todos os públicos.  A gastronomia afetiva valoriza a autenticidade e a simplicidade dos ingredientes, priorizando a qualidade e o significado por trás das receitas.
 
“Ela não se limita a pratos sofisticados, mas abraça a diversidade de sabores e tradições culinárias de diferentes regiões e culturas”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Anderson Fozina Krüger.
 
Ibirama Sabor é resultado de um esforço conjunto da Prefeitura Municipal e do Sebrae SC, que proporcionaram um trabalho preparatório de meses. A colaboração envolveu proprietários de cafeterias, restaurantes, choperias e produtores locais em oficinas criativas sob a orientação de um chef consultor. Essa iniciativa não apenas visa a excelência durante o festival, mas também busca estimular a melhoria contínua dos estabelecimentos gastronômicos locais, garantindo sua sustentabilidade a longo prazo.
 
Além de capacitar os estabelecimentos, o evento promove a valorização da produção local, com a participação de empresas como a Handwerk Cervejaria, Café Ouro e Casa das Nozes, que contribuem para a diversificação dos sabores oferecidos no festival.
 
Um pouco do que espera o visitante em cada estabelecimento do Ibirama Sabor
 
Cada um dos sete estabelecimentos participantes criou pratos únicos que exaltam ingredientes locais e histórias afetivas. O Alfazemas Café oferece uma viagem ao passado com um menu que harmoniza sabores e resgata memórias da infância. Tem pão recheado, toucinho do céu de sobremesa e até um chá de acompanhamento, enquanto a Choperia e Pizzaria Handwerk homenageia a história de Ibirama em sua Pizza Moinho Handwerk. O John Pizzas celebra a união da Itália com o Brasil em uma explosão de sabores numa pizza de longa fermentação. O Restaurante Arca traz a história familiar do spaetzle em um bufê com ingredientes locais. A Ideker Confeitaria e Padaria se destaca com um lanche que transborda afeto num sanduíche delicioso com torta mousse de limão cravo de sobremesa e até suco de morango de acompanhamento. O Ricardo Sushi oferece um Ceviche Origem com sabores regionais, utilizando a tilápia como base. E o Alfred apresenta o sanduíche "Senhor Alfred" com ingredientes locais, blend de carnes nobres no hambúrguer e sabor inigualável.
 
Empresas parceiras: Aplicativo de delivery AiqFome, RBA
Patrocinadores: LH Tech e Keskes Padaria e Confeitaria
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página