De
forma descontraída, um conteúdo valioso foi compartilhado com o trade turístico
e empresários do Vale Europeu e do Litoral Norte, no 1º Jantar Turismo em Foco,
no Alles Park.
O
evento no parque temático em Pomerode, abordou cases de sucessos brasileiros e
mundiais, e como a iniciativa privada, o poder público e a comunidade podem
trabalhar juntos para desenvolver o setor turístico.
Entre
os convidados, Luis Grottera, CEO da Rosenberg, Grottera Business &
Branding, de São Paulo, que já desenvolveu pelo menos 20 projetos na área de
turismo no Brasil nos últimos dez anos, como o Branding do Beach Park, de
Fortaleza. O consultor de empresas enalteceu o turismo de Pomerode e
falou sobre a cidade ser conhecida como a ‘Pequena Alemanha’.
“A
maioria das cidades brasileiras não tem uma ‘tagline’ como Pomerode. Quando se
fala ‘Nossa Pequena Alemanha’, é espetacular, porque abre espaço na mente do
consumidor, é fácil de entender e cria uma conexão. Mas essa marca precisa ser
vendida, e alcançar o mercado turístico. Não pode ficar só na região ou no
estado.”
Grottera
explicou ainda sobre a necessidade de os destinos investirem em ‘Place Branding’,
que é uma estratégia de marketing para projetar imagens e gerenciar percepções
sobre lugares. “É preciso trabalhar o turismo profissionalmente para se
construir conceitos e ideias vendedoras que fiquem na mente das pessoas.”
O
prefeito de Pomerode, Ércio Kriek, também participou do debate mediado pelo
presidente da AVIP, Mani Goede. “Nós estamos colhendo os frutos de um trabalho
que vem sendo feito há muitos anos em Pomerode. E vamos continuar desenvolvendo
o município para termos uma cidade do jeito que nós queremos e encantar todas
as pessoas que vierem para cá”, contextualizou o prefeito.
O
vice-prefeito de Gramado e secretário interino de Turismo da cidade gaúcha,
Luia Barbacovi abordou o trabalho que o poder público e as entidades precisam
fazer com a comunidade sobre a importância do turismo para a cidade. “Não
adianta investir sem ter uma cultura focada nisso. O turismo gera receita nas
mais variedades atividades, desde a hora que o turista chega na cidade até a
hora de ir embora”, frisou.
Depois
do debate, os convidados foram participaram de um jantar no espaço Schornstein,
com música ao vivo.
Novas
atrações do Parque Temático
Durante
o evento, também foi apresentado aos participantes as próximas novidades do
parque temático como os personagens do Alles Park, uma família composta pelo
Opa, Oma, os dois netos, Nêni e Nina, o coelho Flocke e o monstro Smágol.
“Nós
lançamos no Dia das Crianças o primeiro livrinho de história, e a ideia é ter
uma coleção com os personagens interagindo com as atrações do parque e com as
novas atrações que estão planejadas,” contou Gilmar Sprung, sócio do Alles
Park.
Além
do Teleférico, que vai ligar o parque ao Morro da Turquia e está em fase de
licenciamento, mais seis atrações - sendo três importadas - já estão em
desenvolvimento e devem ser inauguradas até o próximo semestre. Um dos
brinquedos é uma aventura radical e vai surpreender os adultos.
A
primeira atração deve estar pronta até o início de novembro. O ‘Bumper-Car’,
lembra os conhecidos carrinhos de choque, mas são bem tecnológicos, deslizam
com boias ao invés de pneus, e usam laser.
Os equipamentos já começaram a ser montados no parque.
O
novo atrativo vai ser instalado no local onde era o Spielplatz, que foi
desmontado para ocupar uma nova área no parque, onde hoje fica o Fliegl e será
a área do bosque com mais atrações. Os novos brinquedos vão encantar ainda mais
os visitantes.
Hotel
Alles Park
Outra
novidade é o Hotel Alles Park que será construído em frente ao parque temático,
com cerca de 150 leitos e que já está em fase de Estudo de Impacto da
Vizinhança. “Hoje muitos turistas vão embora da cidade no fim do dia, porque
Pomerode não tem leito suficiente, e isso é ruim para todos os atrativos. E nós
queremos que os turistas fiquem mais tempo por aqui, e para isso nós precisamos
oferecer hotel aos visitantes”, finaliza Gilmar Sprung.