Conteúdos relevantes, apresentados
com dinamismo e objetividade, foram compartilhados por líderes e especialistas
renomados no lançamento do LIDE Tendências em Santa Catarina. O evento no Rooftop
Floripa Square, na capital catarinense, debateu a “Economia Prateada: O Impacto
Crescente da Longevidade na Economia e nos Negócios”.
No Mirante da Megatela Floripa
Square, junto à Beira-Mar Continental, os associados do LIDE e convidados foram
recepcionados com um café da manhã gourmet, diante das mais belas vistas de
Florianópolis. Após, na Hall de Projeções do Rooftop, o presidente do LIDE
Santa Catarina, Delton Batista abriu o encontro apresentando a nova vertical do
Grupo de Líderes Empresariais.
“O lançamento dessa nova vertical do
LIDE, tem como objetivo criar um fórum para discutir quais são os cenários, os
novos comportamentos e olhares das empresas, marcas e lideranças em relação aos
diversos setores da economia”, frisou Delton Batista.
A Economia Prateada, trata do poder
econômico das pessoas com mais de 50 anos e surgiu paralelamente ao aumento da
expectativa de vida global. O CEO do Floripa Square, Valton Werner Junior,
contextualizou o tema do dia, e fez a mediação dos painéis.
“Essa edição do LIDE Tendências é uma
oportunidade para ajustarmos nossos conceitos e perspectivas em diversos
aspectos, em especial sobre Pirâmide Etária. O significativo e continuado
aumento da longevidade acentua o poder econômico da geração acima de 50 anos e
nos leva a uma desafiadora perspectiva: é a primeira vez na história que vamos
ter cinco gerações, simultaneamente sendo abarcadas no mercado”, falou Valton
Werner Junior.
Economia Prateada: R$ 2 trilhões por
ano no Brasil
Denise Maidanchen, CEO da Quanta
Previdência subiu ao palco para falar de ‘Oportunidades e Mercados’. “A
longevidade é a maior revolução do século 21 e traz muitos desafios para se
viver mais e viver melhor, mas também muitas oportunidades para empreender na
economia prateada. É um segmento que hoje já atende mais de 37 milhões de
pessoas e está muito carente de oportunidades de desenvolvimento de produtos e
serviços, que possam atender bem as pessoas com mais de 50 anos”.
No Brasil, a Economia Prateada já
movimenta mais de R$ 2 trilhões ao ano, segundo a Data8, empresa especializada
em estudos sobre comportamento e hábitos de consumo dos brasileiros com mais de
50 anos no país. No Mundo é considerada a terceira maior atividade econômica,
girando anualmente US$ 15 trilhões, mais que o PIB da China.
Sara Marques, líder Growth em Wealth
da multinacional britânica AON trouxe para as discussões insights sobre
tecnologia e inovação. “Temos que começar a pensar em como a economia vai girar
em torno dessa população com mais de 50 anos, que está crescendo e tende a
crescer ainda mais. E isso quer dizer que tem trilhões de reais com as pessoas
desta faixa etária que precisam investir seu dinheiro, planejar a sua
aposentadoria. Então, tem todo um movimento para saber como atender tanto na parte
econômica quanto tecnológica para fazer com que essa longevidade também tenha
qualidade de vida”.
Redução da população brasileira
O conceito de Economia Prateada vem
ganhando relevância com o aumento expressivo da expectativa de vida e a
diminuição das taxas de natalidade. Essas duas tendências foram abordadas pelo
Professor da UFSC, Doutor em Finanças Comportamentais, Jurandir Sell, que falou
também sobre planejamento e segurança financeira.
“Em 2002 nós rompemos uma barreira
muito importante. O número de filhos por mulher foi 2,1, já no último ano foi
de 1,56. Na Coréia do Sul, 0,76 filhos por mulher. Na população brasileira,
temos menos pessoas hoje abaixo de 35 anos, do que tínhamos em 2010. A
sociedade atual vive, talvez, uma das maiores transformações que qualquer
geração já precisou enfrentar”, explicou o professor.
O evento também trouxe para o palco o
conceituado médico pediatra, PhD, Dr. Murillo Capella. Exemplo de longevidade,
o fundador da Unimed em SC e cofundador da Unicred Valor Capital, explorou o
‘Bem-Estar e o Valor da Experiência Acumulada’, um ativo cada dia mais
valorizado no mercado atual.
“A longevidade é uma realidade no
mundo, e o crescimento dessa longevidade se torna interessante para a economia
dos países. Os idosos estão se divertindo mais, participando mais, são ativos,
colaborativos. Então as indústrias e ao comércio precisam criar produtos que
atinjam as necessidades das pessoas idosa”, explanou Dr. Capella.
LIDE Santa Catarina
O LIDE – Grupo de Líderes
Empresariais, é o maior ecossistema de relacionamento e conteúdo de líderes
empresariais de Santa Catarina. Fundado em 2003 no Brasil, o LIDE possui
unidades presentes em todas as regiões do País, além de unidades internacionais
nos cinco continentes. Reúne executivos de diversos setores, representando mais
de 52% do PIB privado do país.
O LIDE Tendências, é uma vertical do
Lide Santa Catarina, que tem por objetivo abordar temas relevantes comuns à
diversos segmentos. Ao centro do palco, líderes, empreendedores e especialistas
renomados, debatem sobre temas que envolvam comportamento, modelos de negócios,
transformação digital, economia criativa, sustentabilidade e responsabilidade
social corporativa.