Foi em julho de 2003, em Blumenau, que Ulisses
Weber e seus filhos Watson e Wellington decidiram empreender no ramo de
produções audiovisuais e isso, na época, incluía transferir conteúdo de VHS
para DVD.
De 2003 para cá, a produtora que cruzou duas
décadas de avanços tecnológicos que exigiram reposicionamentos e estratégias
certeiras, bateu seu recorde de faturamento em 2022.
Depois de adequar-se constantemente ao mercado
e alcançar um alto padrão de entrega, os sócios da Studio20, os irmão Watson e
Wellington, comemoram a trajetória da empresa e a nova fase da produtora 4.0,
status que acreditam ter alcançado incentivados pelos planos do pai que, mesmo
falecido em 2017, seguiu inspirando o sonho dos filhos.
“Acredito que a Studio20 esteja hoje numa fase
de maturidade, colhendo frutos de tudo o que aprendemos como empresa e
fornecedor nestas duas últimas décadas dedicadas a entregas de máxima qualidade
para os nossos clientes, e onde contribuímos também para a história da
publicidade catarinense”, explica Watson Weber sobre a faceta atual da produtora
que começou há vinte anos com um único funcionário responsável por criar,
filmar e editar, e que, só no início de 2023, conta com mais de 50
profissionais diretos e indiretos atuando em projetos simultâneos para Fort
Atacadista, Beto Carrero e Sicoob.
Ano passado a Studio20 produziu 128 comerciais,
média de 10 filmes mensais, o que a coloca entre as três maiores produtoras do
Estado e uma das mais expoentes do Sul.
Com uma linha do tempo eclética, a Studio20 já
produziu desde gravação de DVD´s de shows nacionais, como o Show de Bandas com
vários artistas, em 2005; operou a TV Câmara do Município da Palhoça entre 2009
e 2011; fez vídeos institucionais para marcas como Dudalina e Perdigão em
2009; inovou e criou um mascote virtual, o robô Twenty, em 2010; foi pioneira
na utilização do gravador Sony XDCam Drive em 2010; adaptou sua marca virando
Studio20 Films em 2014; produziu seu primeiro comercial de TV com veiculação
nacional em 2015, para a Havan que, em 2016, apresentou Luciano Hang pela
primeira vez numa das suas propagandas produzidas pela Studio20.
Um filme para o Shopping Center Novo Plaza Sul,
em São Paulo, em 2018, marcou a expansão do atendimento para outras praças
brasileiras e, na mesma época, um filme gravado no Beto Carrero World para a Hot
Wheels foi a primeira aprovação internacional da Studio20.
No começo de 2019 um filme mundial para WEG,
empresa líder mundial em motores, com captação no Brasil, México, Estados
Unidos, África do Sul, Índia e China colocou a produtora catarinense no patamar
dos players do setor no Brasil, onde mantém-se até hoje.
“Nestes vinte anos a Studio20 tem criado vídeos
memoráveis que nos inspiram a experimentar novas perspectivas sempre
comprometidos em fornecer aos nossos clientes resultados de alto nível” defende
Wellington sobre o perfil de atuação da produtora que também coleciona prêmios.
Em 2017 a Studio 20 Films conquista o
Profissionais do Ano da Rede Globo (Região Sul) com filme para o Beto Carrero
World e, no ano seguinte, leva o Prêmio ACAERT de Rádio e Televisão com o
Melhor Comercial Promocional/Varejo para Beto Carrero World.
No final de 2019 um vídeo produzido pela
Studio20 Films para UNIASSELVI alcança o 7º lugar no ranking dos comerciais
mais vistos do YouTube Brasil, com quase 40 milhões de visualizações. E em
março de 2020, no auge da ascensão, chegou a pandemia, um momento crucial para
o mercado como um todo e que testou a capacidade de resiliência dos irmãos
Weber.
Durante o período de pandemia, os 12
funcionários contratados da Studio20 Filmes foram mantidos, e outros cerca de
50 fornecedores PJ seguiram com atividades ligadas à produtora dentro das
demandas necessárias. As estruturas, que ficaram obsoletas em virtude da
proibição de aglomerações, foram dispensadas e a partir de julho de 2020 a
produtora se reinventou e passou a oferecer serviços de forma criativa para
atender as restrições sanitárias.
De reuniões on-line até captações à distância,
tudo foi desenvolvido na busca por manter os clientes em evidência, incluindo a
autorização para reutilização gratuita de materiais de arquivo da produtora.
Soluções que mantiveram clientes fiéis e reescreveram os modus operandis da
produtora que não hesitou em recalcular sua rota para seguir firme no mercado.
Em abril de 2023, a carteira de clientes da
Studio20 tem Fort Atacadista, Sicoob, Weg, Beto Carrero World, Prefeitura
Municipal de Florianópolis, Avaí Futebol Clube e Uniasselvi. A perspectiva dos
sócios é crescer ainda mais neste momento 4.0 da empresa.
“Nos adaptamos rapidamente, otimizamos espaços
de captação, redimensionamos nossas equipes apostando em profissionais de
excelência, investimos em equipamentos de última geração e hoje estamos
entre as três maiores produtoras do estado oferecendo entregas de altíssima
qualidade a preços competitivos, o que está fazendo os olhos de agências de
grandes centros se voltarem para nós”, resume Well sobre o momento e as
perspectivas de crescimento nacional da Studio20 Films.