Abril é o mês de festejar a cultura de
buteco de norte a sul do país, com uma grande novidade este ano: pela primeira
vez, bares de Blumenau irão disputar o título de Melhor Buteco do Brasil.
O Comida di Buteco tem
sua edição de estreia na cidade de 7 a 30 de abril, trazendo para o Vale do Itajaí a importância da cultura de buteco como uma essência dos brasileiros, convidando todos para conhecerem lugares e sabores caseiros, pois, afinal, a vida é feita de buteco!
No circuito de Blumenau serão sete
estabelecimentos participantes: Alek Bar, Banga Dunga, Bar da Oma, Berlim -
Delícias pra você, Box3222, In Natura, e Polpetta - Pão com Bolinho.
A Secretaria de Turismo e Lazer é um dos
apoiadores do concurso aqui em Blumenau.
“A gastronomia em Blumenau é rica e diversificada.
O Comida di Buteco vem evidenciar ainda mais esta vertente. Estamos animados em
apoiar este projeto que valoriza os empreendedores locais, pois são eles que
fazem a diferença para o turismo da cidade”, destaca o secretário de Turismo e
Lazer e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel.
O tema da edição de 2023 é "Ervas e
Especiarias", que remonta aos primórdios da história da humanidade e
caminhos da culinária ao redor do mundo. A escolha se deve ao fato desses
elementos serem utilizados nas cozinhas de todo o país, permitindo apropriações
regionais e ampla variedade, onde os butecos podem explorar e abusar da
criatividade.
O concurso ocorre em 24 circuitos
simultâneos em todo o Brasil, com mil butecos participantes. Além do novo circuito
em Blumenau, o concurso, que na Grande Florianópolis já está em sua sexta
edição com bares participantes da capital, São José e Palhoça, também está
presente pela primeira vez em Joinville, além das cidades paranaenses de
Londrina e Maringá.
O Comida di Buteco é um concurso, e não
um festival, elegendo o Melhor Buteco de cada circuito, e não o melhor petisco.
O público e os jurados visitam os estabelecimentos para avaliar quatro
categorias: atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco. Cada item
tem um peso diferente nas notas, o petisco corresponde a 70% e as demais
categorias 10% cada uma. A cada edição, a lista de butecos participantes altera
20% de sua base, gerando renovação e acirrando a competitividade.
Desde 2016 o Comida di Buteco é
realizado em duas etapas: a primeira etapa é local, onde a votação é feita pelo
público e jurados da própria cidade. Depois de eleitos os campeões de cada
circuito, um outro corpo de jurados visita e avalia os campeões para que seja
eleito então, o Melhor Buteco Do Brasil, que será conhecido e premiado no mês
de julho, em uma cerimônia especial.
O Comida di Buteco nasceu no ano 2000,
na cidade de Belo Horizonte, como uma atividade promocional da extinta Rádio
Geraes FM, feita para resgatar botecos familiares e a cozinha local. Hoje, o
concurso é feito em todo o país e realizado em abril, simultaneamente em
todas as cidades, demarcando esse período do ano como o mês de comemorar a
cultura de buteco no Brasil.
Desenvolvimento sócio-econômico e
transformação de vidas
Com o foco sempre voltado para a
valorização do pequeno comércio familiar, o concurso gera resultados que
impactam toda a cadeia produtiva do setor e ajudam a desenvolver circuitos
turísticos demarcados pelos butecos participantes e promovendo desenvolvimento socioeconômico.
Com a missão - “Transformar vidas
através da cozinha de raiz – Buteco extensão de sua casa”, em 2022, o Comida di
Buteco atingiu marcas históricas de performance sendo mais de nove milhões
pessoas impactadas diretamente nos butecos; 900 mil votos, 730 mil fãs e 82
milhões de impressões nas redes sociais do concurso; 10 milhões de alcance nas
redes sociais; nove milhões de pageviews no site; mais de R$ 300 milhões de
impacto na cadeia de valor do ecossistema; 100 mil turistas presentes nos
circuitos; e mais de oito mil empregos gerados.
Grandes marcas viabilizam a realização e
validam a relevância do concurso
O Comida di Buteco é 100% viabilizado
com investimento de empresas que acreditam na sua causa e como uma real plataforma
para conexão e desenvolvimento de suas marcas, realizando ações espontâneas e
ambientadas em uma ocasião que faz parte da vida dos brasileiros: o buteco.
Confira abaixo os principais parceiros desta edição.
Eisenbahn
"São em eventos como este que podemos entrar em
contato direto com o consumidor e levar a mensagem do DNA artesanal de
Eisenbahn. É sempre uma felicidade essa parceria que transporta a marca e o
nosso consumidor para esse ambiente tão especial da gastronomia democrática.
Assim, podemos explorar mais sabores para harmonização com nossa Unfiltered, e
também fortalecer a nossa embalagem de 600ml que é ideal para consumo em bares
e botecos”, comenta Karina Pugliesi, gerente de marketing da Eisenbahn.
Frontera
Frontera sabe que comer tem tudo a ver com viajar e nasceu
com o objetivo de extrapolar para o universo de snacks as diferentes culturas
do mundo. Perfeitos para serem consumidos a qualquer hora e momento, os snacks
Frontera são preparados a partir dos melhores ingredientes e prezam pela melhor
qualidade. A marca, que pertence a M. Dias Branco desde 2021, tem uma linha
diferenciada de snacks, que hoje varia de tortillas a batatas. Neste ano,
Frontera patrocina pela primeira vez o evento Comida di Buteco ao incentivar os
bares a criarem petiscos utilizando as Tortillas Frontera. Os petiscos serão
exclusivos do evento e pretendem ressaltar o sabor das tortillas da marca.
Santander: Empreendedorismo e Gastronomia
Apoiar o empreendedorismo é parte fundamental do papel do
Santander em ajudar pessoas e negócios a prosperarem. É por isto que o Banco
apoia a gastronomia: porque sabe que ela vai muito além do fogão. Todo prato
que o restaurante prepara traz na receita um toque de prosperidade. Não só para
quem cozinha, mas para quem planta os ingredientes, para quem transporta, para
quem vende. A gastronomia é uma cadeia de oportunidades, que o Santander apoia
do início ao fim: não só patrocinando grandes eventos e programas de setor, mas
também investindo em soluções para apoiar quem empreende, da lavoura até o
prato na sua mesa. Por isso, o Santander patrocina o maior concurso
gastronômico nacional: o Comida di Buteco, que transforma pequenos negócios em
todo o País. Na edição de 2023, haverá 10% de desconto na compra do petisco
pagando com cartão Santander.
Getnet
“Mais uma vez, a Getnet reforça seu apoio ao Comida di
Buteco, uma iniciativa sem igual na história da gastronomia brasileira. Assim
como o concurso, que já virou uma tradição no país, a Getnet mantém uma relação
muito próxima com o setor, oferecendo tecnologia em soluções de pagamento para
facilitar a gestão e contribuir para a prosperidade dos negócios. Onde houver
um boteco, um bar ou um restaurante, seja ele do porte que for, a Getnet estará
lá.”
Mc Cain
McCain é patrocinadora do Comida di Buteco pelo nono ano
consecutivo, apoiando esta iniciativa que valoriza e impulsiona o segmento de
bares e botecos brasileiros, de grande importância para o mercado de batatas
congeladas e aperitivos. McCain do Brasil Alimentos é uma divisão da McCain
Foods Limited, uma empresa privada com sede no Canadá, a maior fabricante
mundial de batata pré-frita congelada e líder mundial em aperitivos/snacks.
Emprega cerca de 20 mil pessoas, operando mais de 55 fábricas em seis
continentes e gera vendas anuais superiores a CDN $10,5 bilhões.
Chandon
Assim como a Chandon, o Comida di Buteco é genuinamente
brasileiro. Faz parte da cultura gastronômica do país e reflete sua essência
coletiva e plural. Em parceria com o Comida di Buteco, a Chandon anuncia que
todos são bem-vindos em sua mesa, e convida seus consumidores a explorarem um
mundo de possibilidades em ambientes descontraídos e a provar porções
deliciosas, harmonizadas com seus espumantes excepcionais. Como uma forma de
abraçar esse projeto e apoiar os butecos, a Chandon presenteará os campeões
estaduais com uma Magnum Chandon Brut, e o campeão nacional ganhará uma viagem
para 2 pessoas, para viverem uma experiência única na vinícola Chandon
localizada em Garibaldi, no Rio Grande do Sul. Convidamos você para fazer parte
da Comunidade Chandon e ter acesso às nossas novidades e benefícios exclusivos,
se cadastre pelo link: www.chandon.com.br/newsletter .
Gordon’s
Usando os mesmos ingredientes que Alexander Gordon usou há
mais de 250 anos, Gordon's criou o personagem clássico do gin para fazer o
G&T perfeito com um sabor limpo e dominante de zimbro. É o gin mais vendido
no mundo e em 2023 levará para o Comida di Buteco, seu sabor, para que todos os
butequeiros possam experimentar “o gin dos gins”, premiado mundialmente. Em 12
circuitos do Comida di Buteco a marca estará presente com taças e materiais de
merchandising, se aproximando do consumidor nesta ocasião.
Sympla
Fundada em 2012, a Sympla é o maior ecossistema de
experiências do Brasil, oferecendo eventos presenciais e conteúdos digitais dos
mais variados temas para mais de 20 milhões de consumidores e mais de 200 mil
produtores, em mais de 3.300 cidades do país. A tecnologia faz parte do DNA da
Sympla, e a parceria com Comida di Buteco cumpre o seu propósito: conectar
pessoas a experiências únicas por meio da tecnologia. A Sympla acredita que
pode ajudar os butequeiros a terem uma experiência melhor com o Concurso,
entregando uma solução gratuita no seu App: o mapa dos bares participantes.
Além disso, a parceria com Comida di Buteco permite levar educação sobre
tecnologia e eventos para quase mil bares em mais de 40 cidades, ajudando
pequenos negócios a crescerem através de uma ferramenta de gestão de tickets
simples, barata e acessível.
Piraquê Comida di Buteco
Fundada em 1950, a marca carioca de biscoitos, massas e
torradas possui fábricas equipadas com alta tecnologia, que atuam para garantir
que os produtos cheguem fresquinhos aos pontos de venda. Piraquê acredita que o
concurso Comida di Buteco tem um Quê de Originalidade na essência, portanto,
tem um Quê de Piraquê! Por isso, pela terceira vez, a marca patrocina a ação,
que amplia a visibilidade de todos os botecos participantes. Neste ano, o novo
produto Piraquê, licenciado para o projeto, são os deliciosos salgadinhos
Comida di Buteco em formato de “pastelzinho” de trigo, nos sabores filezinho,
anéis de cebola e pepperoni, que trazem a crocância e os sabores típicos de
petiscos de boteco para o público."