Blog Top Society - Karla Cruz

Artista catarinense Ernesto Meyer Filho ganha exposição no MASC

24/09/2022    Maristela Brittes

img/topsocie_blog/10015_post_6496.jpg
Comunicação Instituto Meyer Filho

Carta de Sandra Meyer



Às/aos respeitáveis jornalistas !!!
 
[Paráfrase de “Respeitável público!!!”, título de um escrito-manifesto de Meyer Filho sobre sua experiência de vida e arte nos planetas Terra e Marte]

[imagem2]
 
Sou filha de Ernesto Meyer Filho [Itajaí, 1919 – Florianópolis, 1991], presidenta do Instituto Meyer Filho e coordenadora geral do projeto Arquivos Implacáveis Meyer Filho. Começo contando a vocês sobre o desejo de realizar um evento à altura do legado deixado pelo artista, por meio de um projeto que durou de 2018 a 2022. Fazer conhecer a vida-obra ou obra-vida de Meyer Filho, investigar o acervo [Arquivos Implacáveis Meyer Filho] por ele deixado e fazer dele patrimônio acessível era o que nos movia.
 
O processo foi longo e cheio de turbulências. Trabalhar na área de cultura nunca foi tarefa fácil, vocês sabem, e os desafios impostos para a concretização do projeto foram de toda ordem. Por muitos anos presenciei cenas e relatos indignados de meu pai sobre as dificuldades de apoio, não somente à sua trajetória artística e à de seus pares, mas em relação à falta de sensibilidade e de entendimento da importância da arte na vida em sociedade. É desconcertante constatar que muitas das situações que ele viveu em sua época ainda vigoram.
 
Para continuar a jornada precisei me fortalecer inspirada em sua resiliência, em seu humor refinado, em suas inventivas estratégias de sobrevivência, vezes performáticas, bem como em sua batalha incansável por dias melhores para a humanidade, nem que fosse em outro planeta, e no caso dele, em Marte. Por outro lado, as parcerias conquistadas neste percurso, feitas de afeto, empatia, cumplicidade e comprometimento nos permitiram realizar o que foi um dia sonhado.
 
Após o seu falecimento, em 1991, uma questão se impunha: Como cuidar de seu acervo? Como fazê-lo chegar ao maior número de pessoas? Tornar-me uma espécie de "guardiã da memória", inicialmente, não foi uma escolha, mas uma condição, por conta do vasto acervo por ele deixado. Aos poucos, esta condição de guardiã transformou-se em interesse de pesquisa acadêmica e de experimentação artística, tanto nas artes visuais como na dança, campos em que atuo.

O artista chamou de Arquivos Implaca?veis um conjunto de obras e documentos, que guarda importantes fatos de sua trajetória e da memo?ria do movimento arti?stico de Santa Catarina, especificamente do surgimento da arte moderna. Contudo, os arquivos implacáveis de Meyer Filho, para mim, não são somente documentos acomodados numa reserva técnica, são também inscrições no corpo, adquiridas no convívio em um longo processo de feitura duma vida “como uma obra de arte”.

Este valioso e inédito acervo vai ser exposto de diferentes formas no projeto, a exemplo da exposição a ser inaugurada no Museu de Arte de Santa Catarina, em 29 de setembro de 2022, do livro e site a serem lançados no período da exposição, dentre outras ações. O acervo a ser exposto reúne a produc?a?o de cinco de?cadas de atuac?a?o de Meyer Filho. O artista, ao longo de sua trajeto?ria, teve o cuidado de guardar obras representativas de suas mais significativas fases criativas, complementadas com um vasto conjunto de recortes de jornais e revistas, corresponde?ncias, fotos, manuscritos, anotações, charges, cata?logos, convites de exposic?o?es dentre outros documentos, todos relativos a? produc?a?o arti?stico-cultural das de?cadas de 1940 a 1980.

Meu pai não mediu esforços para que o ambiente da arte catarinense fosse profícuo, e isto demandou comprometimento e participação coletiva. Por isso agradeço imensamente a todas/os/es que acreditaram no projeto, e que contribuíram para que chegássemos até aqui para comemorar o centenário de Meyer Filho em 2022. Foram muitas as pessoas que nos apoiaram de alguma forma, fortalecendo nossa jornada, que eu chamaria de hercúlea, tal qual a dele em seu tempo.
 
Ele reinventou a si mesmo, escapando do estabelecido pela tradição, na arte e na vida. Na medida em que o trabalho de pensar a história cultural de Meyer Filho avançava, nos permitimos pensar de outro modo naquilo que julgávamos conhecer sobre ele e sua obra. Fica aqui o convite para que vocês, respeitáveis jornalistas, também se permitam pensar o não pensado sobre o artista, mas também sobre a arte e sobre a vida.
 
Espero vocês na abertura da exposição e convido a acompanharem a programação!
 
Um grande abraço,
 
Sandra Meyer






Artista catarinense Ernesto Meyer Filho ganha exposição no MASC

"Arquivos Implacáveis de Meyer Filho" apresenta suas obras a partir de 29 de setembro, no Museu de Arte de Santa Catarina 

É tempo de fabular com Meyer Filho. Artista nascido em Itajaí, logo ali, que passou a vida em Florianópolis. Teve filhos e trabalhou como bancário no Banco do Brasil até se aposentar. Nas horas vagas e cheias, Meyer criava. Criou muito em todas as superfícies e materialidades não imaginadas no século passado. Desbravou novas formas de linguagem em arte. 

Textos, crônicas, desenhos, outdoors, performances. Ernesto Meyer Filho era incansável e também incompreendido para sua época. Expoente da arte moderna, fora do fechado circuito da arte RJ/SP, seu legado "finalmente" será (re)conhecido.  

Abrir a caixa de Meyer, o amplo acervo que o artista deixou de 1940 a 1991, é uma rica experiência a poucos dias de ser vivida. A exposição "Arquivos Implacáveis de Meyer Filho", que integra a programação do seu centenário, abre as portas no Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), no dia 29 de setembro, a partir das 18h. Organizada pelo Instituto Meyer Filho, administrado pela artista e pesquisadora Sandra Meyer - filha de Meyer - serão quatro meses em cartaz no endereço, em Florianópolis, com muitas atividades oferecidas. Como cursos, oficinas, ações educativas e seminário.

"Este valioso e inédito acervo será exposto de diferentes formas no projeto, a exemplo da exposição a ser inaugurada no Museu de Arte de Santa Catarina, do livro e site a serem lançados no período da exposição, dentre outras ações. O acervo a ser exposto reúne a produc?a?o de cinco de?cadas de atuac?a?o de Meyer Filho", conta Sandra Meyer, idealizadora do programa. 


Arquivos implacáveis Meyer Filho é um projeto realizado pelo Instituto Meyer Filho, Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Governo do Estado de Santa Catarina e Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da KREDILIG, ORSITEC e CASSOL Centerlar e apoio cultural do: 
 
Bloco B Arquitetura;
Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (CEART/UDESC);
Estúdio Brandão Fotografias; 
Instituto de Documentação e Investigação em Ciências Humanas da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC); 
Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE) da UDESC; 
Laboratório de Representação Social da Universidade da UDESC;
Laboratório de Fotografia do CEART/UDESC;
Núcleo de Comunicação do CEART/UDESC;  
Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade - Coordenadoria de Cultura da UDESC;
Ouse Iluminação
 
FICHA TÉCNICA:
ARQUIVOS IMPLACÁVEIS MEYER FILHO
 
Coordenação geral: Sandra Meyer 
Curadora geral: Kamilla Nunes
Curadora adjunta: Gabi Bresola
Curadora assistente: Aline Natureza 
Comunicação visual e projeto gráfico: Vanessa Schultz
Assistência de coordenação: Djuly Gava
Coordenação educativo: Priscila Anversa
Educativo: Cyntia Werner, Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE/UDESC), Maria Helena Barbosa, Núcleo de Arte-Educação (NAE/MASC), Maristela Müller e Priscila Anversa
Site: Natali Francini Gonzales [Nausicaa Design Digital] 
Acervo [tratamento Arquivístico]: Anna Julia Borges Serafim [museóloga]; Elisiana Trilha Castro [historiadora]; Michelle Witkowski [arquivista] e Ana Julia Vieira Patrício [estagiária de Arquivologia UFSC]
Expografia: Bloco B Arquitetura
Consultoria em Iluminação: Ouse Iluminação 
Marcenaria: Aliatir Silveira e Augusto Mikoszewski
Trilha sonora redes sociais: Iaell Meyer
Cenografia e curadoria da ilha É VERDADE, É TUDO VERDADE!!!!: O Tropicalista 
Textos de aberturas de ilhas: Equipe Curatorial
Textos da Cronobiografia: Aline Natureza
Assessoria de imprensa: Luciana de Moraes
Social media: Aline Natureza
Produção: Gabi Bresola, Arturo Valle Junior, Marina Tavares da Cunha Melo e Studio de Ideias Gestão e Produção Cultural
Assistente de Produção: Ana Roman
Montadores: Ana Pi, Flávio José Brunetto, Leo Romão e Michael Duarte
Produção executiva: Maximus Produção Cultural e Una! Criatividade e Impacto Positivo  
 
Documentário: 
Plantando dá, pessoal! e Hora de um certo cafezinho
Roteiro: Kamilla Nunes e Sandra Meyer
Direção e montagem: Sandra Alves
Produção: Vagaluzes Filmes
É verdade, é tudo verdade!!!! 
Audiovisual: Hedra Rockenbach e Sandra Alves
Roteiro: O Tropicalista
 
Oficina Dazibao
Ministrante: Pedro Franz
 
Curso Online Meyer Filho, terra em fuga
Ministrante: Bianca Tomaselli
Equipe de Transmissão: Casarinha
Intérprete em Libras: Vitória Tassara e Danielle Souza
 
Arquivos Implacáveis [Material Pedagógico]: 
Concepção: Priscila Anversa
Coordenação Editorial: Gabi Bresola, Kamilla Nunes e Sandra Meyer
Projeto Gráfico: Vanessa Schultz
Preparação de texto: Aline Natureza
 
Arquivos Implacáveis Meyer Filho [Seminário]
Coordenação: Clarissa Diniz e Gabi Bresola
Palestrantes: Bianca Tomaselli, Clarissa Diniz e Daiana Schavartz
Registro e edição: Alan Langdon
Acessibilidade: Sansara Buriti 
 
Arquivos Implacáveis Meyer Filho [Livro ]
Organização: Gabi Bresola e Kamilla Nunes
Coordenação editorial: Gabi Bresola e Kamilla Nunes 
Assistência de organização e coordenação editorial: Aline Natureza
Projeto gráfico: Vanessa Schultz
Ilustração e capa: Pedro Franz
Preparação de texto: Aline Natureza
Textos do Arquipélago 1: Aline Natureza, Gabi Bresola e Kamilla Nunes
Textos do Arquipélago 2: 
[Ilha Arquivos Implacáveis]: Kamilla Nunes, Gabi Bresola, Clarissa Diniz, Bianca Tomaselli e Sandra Meyer
[Ilha  Estalo de Vieira]: Aline Natureza
Reprodução de imagens: Acervo Instituto Meyer Filho: Gabi Bresola, Iam Campigotto, Kamilla Nunes, Claudio Brandão, Pedro Alípio, Sandra Meyer
Impressão: Gráfica Coan
                                
Acervos
Acervo Arquivos Implacáveis Meyer Filho, Acervo Adriano Pauli, Acervo Fundação Hassis, Acervo Ylmar Corrêa Neto, Acervo José Luiz Nuremberg, Acervo Jair da Silva Junior e Eliete Magda Colombeli, Acervo Lúcia Rupp Hamms, Acervo Luiz Ernesto Meyer Pereira, Acervo Marcelo Collaço Paulo, Acervo Museu de Arte de Santa Catarina, Acervo Museu de Arqueologia e Etnologia da UFSC – Oswaldo Rodrigues Cabral, Acervo Rafael Mund, Acervo Simone Bobsin, Acervo Thales Brognoli Acervo Tércio da Gama.



Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página