Blog Top Society - Karla Cruz

Lages em detalhes: arquitetura e arte

13/07/2018    Karla Cruz

Há 12 anos em Lages, artista plástica Kareenn Zanela lança seu primeiro livro

img/topsocie_blog/1509_post_11723.png

A estética e cultura da Serra Catarinense é reconhecida mundialmente por seus campos serranos. É nessa beleza que se encontra as araucárias, o pinhão, e vários outros símbolos que fazem parte dessa cultura. E Lages, é parte fundamental desse eixo cultural rico em elementos. Porém, existem também outros marcadores que definem a identidade de um povo, e que sem ela, tal identidade simplesmente desaparece: a Arquitetura.

img/topsocie_blog/1509_post_11977.jpg


Natural de São Miguel do Oeste, Kareenn Cristina Zanela Diener, escolheu a cidade de Lages para viver e expressar sua grande paixão pela arte e docência. Artista de formação, pintora, fotógrafa, designer gráfico e amante do conhecimento, após três anos de pesquisa, Kareenn lança de forma independente seu primeiro livro: “Lages em detalhes: arquitetura e arte”. A obra poderia ser só mais uma publicação que reúne um apanhado da história do povo lageano, se não fosse pelo aprofundamento e didatismo apresentado pela autora.

img/topsocie_blog/1509_post_4362.jpg


Após completar seu Mestrado em educação, Kareenn iniciou sua carreira como professora, na cadeira de História da Arquitetura na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). Por esse motivo, sentiu a necessidade de conhecer mais sobre as edificações da cidade. “Comecei a pesquisar e percebi que havia materiais muito bons, como o da professora Zilma Peixer e da professora Láscara, sobre o estilo Art Déco e também do professor Fabiano Teixeira sobre as Casas do Planalto Catarinense.

img/topsocie_blog/1509_post_9380.png


Nessa inquietação, a artista plástica sentiu a necessidade de aprofundar os conhecimentos sobre os estilos que se fazem presentes na arquitetura de Lages. Foi então que surgiu a ideia de criar um livro sobre a arquitetura e arte lageana.

img/topsocie_blog/1509_post_12605.png

“Escrever sobre a história da arquitetura não é uma tarefa muito fácil, são centenas de livros e materiais que temos que nos aprofundar. Pontuar e classificar detalhes estilísticos, traçar a iconografia de uma edificação, situando-a no tempo e no espaço. É trabalhoso, mas como sou fã de desafios, aceitei este”.

img/topsocie_blog/1509_post_9172.png


Segunda a autora, o livro surgiu de uma necessidade acadêmica. A forma didática com que é apresentada torna ele um manual de estilos e detalhes arquitetônicos, que inclui um glossário explicando cada detalhe encontrado na pesquisa. “Para o leitor que não é versado sobre a matéria o livro oferece o significado da terminologia que é própria da arquitetura”.

img/topsocie_blog/1509_post_10227.png

“Além de ser um guia de consulta, o livro leva as pessoas a repensarem o seu entorno, de modo a expandir a visão sobre o progresso evolutivo, tanto material, como imaterial e conseguir desta forma captar a trajetória seguida pela sociedade na qual nasceu ou que convive. Lages tem um rico acervo, plasmado em pedra, cal e argamassa e difundir o conhecimento sobre os símbolos que são testemunhos da memória da cidade, é um grande privilégio”, revela a autora.

img/topsocie_blog/1509_post_3462.png


“Esperamos que as pessoas, por meio das imagens fotográficas da cidade possam mirá-la sob uma outra ótica, oportunizando para que elas mesmas se tornem comprometidas com sua história e busquem assim, evitar a degradação ou destruição de seus valores. Afinal, construir recordações e conservá-las, nos faz mais conscientes do nosso entorno, de si mesmo e de nossas raízes”.

img/topsocie_blog/1509_post_3462.png


Receptividade

“Posso dizer que a receptividade para o livro tem sido uma grata surpresa; o feedback das pessoas tem sido muito positivo. Elas têm identificado a história de suas vidas, de suas trajetórias com as edificações, sentindo-se orgulhosas de poder dizer que há muito a ser mostrado na cidade a qual pertencem”.

Atualmente, Kareenn trabalha simultaneamente em mais três livros ainda em processo de pesquisa e edição. Os temas abrangem conceitos da arquitetura, designe e fotografia.

Os interessados podem entrar em contato pelo telefone: (49) 9918 20802
 
Texto: Dionathan Sousa
 
 

Compartilhe nas redes sociais:

Restaurante Primrose Premiado

11/07/2018    Karla Cruz

img/topsocie_blog/1507_post_1038.jpg
 
A direção e equipe do Hotel Saint Andrews de Gramado comemora duas importantes conquistas do seu Restaurante Primrose.
img/topsocie_blog/1507_post_4661.jpg
 
Uma delas é o destaque como Prêmio de Excelência da Wine Spectator por sua excelente dedicação ao vinho. Esse prêmio reconhece restaurantes cujas listas de vinhos apresentam uma seleção bem escolhida de produtores de qualidade, juntamente com uma partida temática para o menu, tanto no preço quanto no estilo. Seja compacto ou extenso, focado ou diversificado, estas listas de vinhos oferecem escolhas apropriadas para satisfazer os amantes do vinho mais exigentes. Ele fará parte da edição de 31 de agosto, que chegará às bancas na próxima terça-feira, 17 de julho.
 
img/topsocie_blog/1507_post_9167.jpg
img/topsocie_blog/1507_post_4826.jpg
A outra premiação do Restaurante Primrose, do Hotel Saint Andrews, é estar entre os “Melhores Restaurantes da Serra Gaúcha” da Revista VEJA de SP.  A lista completa foi publicada pelo site da revista e integra o especial Veja Comer e Beber. Os dados foram adquiridos via cliente oculto em pesquisas realizadas no início de 2018.
img/topsocie_blog/1507_post_10841.jpg
 
O Restaurante Primrose funciona mediante reserva antecipada.
(54)3295.7700 e (54)99957.4220
Gramado RS
 
Fotos Divulgação Saint Andrews

Compartilhe nas redes sociais:

Winter Fest terá música, dança, gastronomia e recreação infantil em Jurerê Internacional

11/07/2018    Karla Cruz

Winter Fest terá música, dança, gastronomia e recreação infantil em Jurerê Internacional
 
img/topsocie_blog/1506_post_11932.jpg
 
Festival de Inverno inicia neste sábado (14), no Jurerê Open Shopping, com entrada gratuita, e acontecerá todos os finais de semana de julho
 
 
img/topsocie_blog/1506_post_10514.jpg
O inverno em Floripa vai ficar mais animado a partir deste sábado (14), quando começa a segunda edição do Winter Fest, o Festival de Inverno que movimenta o open resort de Jurerê Internacional nos finais de semana de julho. Serão seis dias de evento, sempre aos sábados e domingos, com shows musicais, espetáculo de dança, DJs, recreação infantil e muita gastronomia com diversos food trucks. Com entrada gratuita, a programação inicia sempre às 14h e encerra às 22h no sábado e 21h no domingo, no Jurerê Open Shopping (ao lado do IL Campanario).
img/topsocie_blog/1506_post_2143.jpg
             A Diretora de Conteúdo e Novos Negócios de Jurerê Internacional, Andrea Gusmão, explica que a expectativa é receber um grande público, como já ocorreu na edição do ano passado. “O festival vem crescendo ano a ano, e ficamos muito felizes em poder oferecer uma festa com toda esta estrutura para os moradores de Florianópolis e turistas. É uma forma de mostrar que Jurerê Internacional não é atrativa apenas no Verão e que temos entretenimento de qualidade o ano todo, dentro dos nossos pilares: família, cultura e gastronomia”, explica.
img/topsocie_blog/1506_post_10074.jpg
            Na Winter Fest o público irá curtir a vários shows musicais com talentos da terra apresentando os mais diversos estilos para todos os gostos. Subirão ao palco os artistas Amanda e Diego, Victor Mondini, Susana Steil, Luciano e Evandro, Ed Junior, Gus Duarte e Lorenzo e Lazarte. As apresentações acontecem sempre no final da tarde. Nos outros horários a animação da festa estará garantida por DJs.
img/topsocie_blog/1506_post_7577.jpg
            Outra grande atração será o espetáculo “Convite ao Olhar”, da Companhia de Dança Lápis de Seda, de Florianópolis, que reúne bailarinos com diferentes capacidades, sendo a maior parte portadora de deficiências intelectual e/ou motora. A montagem parte de elementos do cotidiano dos bailarinos e de como cada indivíduo reage a diferentes situações, passando pela valorização da singularidade humana.
img/topsocie_blog/1506_post_7256.jpg
            Além da programação cultural, o festival terá ainda atrações gastronômicas servidas por food trucks que trarão delícias como: risotos, crepiocas, pipoca, churros, sanduíches, batatas, hambúrguer, poke, comida vegetariana, além de cerveja artesanal. Para as crianças, a diversão estará garantida com a Cia do Lazer, que trará labirinto, cama elástica, jumping e brinquedos infláveis. Outra atividade interessante será a Arte de Areia, oficina para confecção de quadrinhos utilizando areia de praia. 
 
PROGRAMAÇÃO
Sábado (14)
14h às 19h - DJ
19h às 22h – Show musical Amanda e Diego (MPB, rock nacional, rock e pop internacional)
 
Domingo (15)
14h às 18h - DJ
18h às 21h - Show musical Victor Mondini (sucessos dos anos 80, nacional e internacional)
 
Sábado (21)
14h às 18h - DJ
18h - Espetáculo “Convite ao Olhar”, da Companhia de Dança Lápis de Seda
19h às 22h - Show musical Susana Steil (pop nacional e internacional, MPB, rock, soul e samba)
 
Domingo (22)
14h às 18h - DJ
18h às 21h - Show musical Luciano e Evandro (rock, pop e folk internacional)
 
Sábado (28)
14h às 19h - DJ
19h às 22h - Show musical Ed Junior (sucessos nacionais e internacionais)
 
Domingo (29)
14h às 15h - DJ
15h às 18h - Show musical com Gus Duarte (surf music, rock, reggae e música brasileira)
18h às 21h - Show musical Lorenzo e Lazarte (bossa nova, pop, MPB, tango, clássicos brasileiros)
 

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Perfil
Karla Cruz
[imagem1]Com uma carreira sólida de 29 anos como colunista social, sou a mente por trás do Programa, da Revista e do Blog Top Society, além d...
Curta Nossa Página