Blog Top Society - Karla Cruz

Como escolas e universidades devem se preparar para a LGPD?

25/04/2020    Gustavo Siqueira

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Impactando a todos, a Lei Geral de Proteção de Dados, conhecida como LGPD, está a poucos meses de sua vigência e ainda está causando grande repercussão entre as empresas. Para alguns setores da economia brasileira, a lei, que entra em vigor em agosto deste ano, implica questões mais específicas, de acordo com o seu modelo de negócio. É o que acontece com as escolas e universidades, que lidam com dados pessoais de alunos, funcionários e terceirizados, com aspectos importantes, independentemente se os dados são tratados de forma física ou digital.
 
No caso de crianças, menores de 12 anos, por exemplo, a LGPD exige o consentimento específico dos pais ou responsáveis legais para o tratamento dos dados pessoais. Para os demais alunos, é fundamental entendermos quais dados coletamos e se estão de acordo com a finalidade proposta pela instituição de ensino. A coleta indevida de dados deverá ser cessada a fim de evitar possíveis penalidades pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), órgão fiscalizador e regulador que terá papel importante no cumprimento da lei no Brasil.  
 
A principal lição de casa das escolas e universidades é a necessidade de revisão de todos os documentos contratuais existentes com seus alunos, funcionários e terceirizados, além da implementação de uma política de proteção de dados e de privacidade. A lei também indica a necessidade de investimentos na camada de segurança da informação de escolas e universidades, que tenham como objetivo a proteção dos dados contra possíveis vazamentos.
 
Assim como todas as empresas que tratam dados pessoais, seja de clientes ou de seus próprios colaboradores, o principal passo é dar início a um projeto de governança sobre privacidade e proteção de dados. Ter o mapeamento correto dos dados pessoais e sensíveis dentro de sua organização é fundamental para entendermos quais dados tratamos, o motivo e a base legal para aquele tratamento. Também é fundamental o entendimento da maturidade sobre segurança da informação, para que os investimentos apropriados em tecnologia sejam executados conforme indica a nova lei. Além disso, a conscientização dos colaboradores será fundamental para que o projeto tenha sucesso e todos estejam engajados na proteção dos dados.
 
Com a entrada da LGPD em vigor, as instituições de ensino precisam garantir que os dados coletados tenham bases legais para tal coleta. Ou seja, dados que não possuem uma justificativa legal, não deverão ser mais coletados. É importante que todos leiam com atenção os novos termos de consentimento que vão surgir com a nova lei, para que de fato os dados autorizados para coleta e tratamento tenham uma justificativa coerente com a necessidade das instituições.

Contribuição de: Tiago Brack Miranda, especialista em Gestão da Segurança da Informação da Indyxa, empresa especializada em infraestruturas para missão crítica.

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Ação solidária troca alimento não perecível por máscaras de pano

25/04/2020    Gustavo Siqueira

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Uma grande rede de solidariedade tem se formado em função da pandemia do coronavírus (Covid-19).  A Gírias Brasil, marca localizada em Navegantes (SC) que produz camisetas sustentáveis, lançou uma ação solidária em parceria com a Maju Uniformes para ajudar tanto quem precisa sair de casa e se proteger quanto as famílias carentes da região. Desde o início deste mês, o Ministério da Saúde tem solicitado que a população use máscaras de pano como uma alternativa protetiva contra o vírus, pensando nisso, as empresas se uniram para produzir os itens. O que diferencia essa iniciativa é a forma de pagamento: uma máscara de pano em troca de 1 kg de alimento não perecível.

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Junior Vieira, idealizador do projeto, trabalha no setor têxtil há cerca de uma década, e há mais de dois anos lançou a Gírias Brasil. Essa iniciativa vai ao encontro das ideias da marca, que busca impactar a vida de várias pessoas direta ou indiretamente. Até o momento já são mais de 1 mil pedidos de máscaras de pano, ou seja, mais de 1 tonelada de alimentos arrecadados para doação. 

“Essa ideia da troca surgiu com o intuito de mostrar que juntos podemos mais, podemos criar uma grande corrente de solidariedade. Esse é o momento de termos empatia e repassarmos o bem. Todos esses alimentos arrecadados serão encaminhados para as famílias carentes aqui do Litoral catarinense. E se conseguirmos um número ainda maior de encomendas, passaremos a ajudar também as entidades sociais e beneficentes da região”, destaca Junior Vieira, fundador da Gírias Brasil. 

Quem tiver interesse em fazer parte da ação solidária e encomendar as máscaras, pode obter as informações e contatos através das redes sociais da empresa: www.facebook.com/giriasbrasil ou www.instagram.com/girias.brasil

 
 

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Paradigma Cine Arte anuncia promoção para compra antecipada de ingressos

23/04/2020    Maristela Brites

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Fechado por conta da pandemia, cinema busca manter o fluxo de caixa

Com as portas fechadas desde o último dia 17 de março, seguindo as
orientações para minimizar os impactos da crise do Coronavírus, o
Paradigma Cine Arte inicia a venda antecipada de ingressos. A promoção
oferece aos clientes dois ingressos pelo preço de um para qualquer
sessão realizada em 2020. Os bilhetes podem ser adquiridos de forma
online.

Atuando há quase 10 anos na capital, a sala de cinema mantém o
funcionamento e a equipe com a arrecadação da bilheteria. Sem abrir no
período de quarentena, para proteger clientes e funcionários, o
Paradigma busca manter o fluxo de caixa com a promoção para compra
antecipada de ingressos. "Somos uma sala de cinema independente, que
procura trazer o melhor do cinema de arte em sessões diárias. Durante
este período delicado, nos aproximamos do nosso público através das
redes sociais, com indicações de filmes para assistir em casa. Com a
promoção, pretendemos continuar esse contato e superar as adversidades
do momento", explica o diretor do Paradigma Cine Arte, Felipe Didoné.

Como adquirir os ingressos

1 Efetue a transferência para uma das contas do Paradigma abaixo ou
solicite via WhatsApp, também abaixo, um link para pagamento via cartão
ou boleto (Pagseguro) no valor desejado: R$30,00 (1 Inteira) ou R$15,00
(1 Meia)

2 Envie o comprovante para o Whatsapp junto ao seu nome completo e CPF

3 Aguarde a reabertura do Paradigma, apresente seu documento na
bilheteria e retire seus ingressos. Eles poderão ser utilizados em
qualquer sessão até o final de 2020.

Whatsapp: (48) 99935-9741

CONTA BRADESCO:
Agência 2353-1
Conta Corrente 7760-7
CONTA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL:
Agência 1348-5
Conta corrente 1196-7
Operação 003
Titular: Smart Consultoria Ltda
CNPJ: 08.709.028/0001-04

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[imagem1]Com uma carreira sólida de 29 anos como colunista social, sou a mente por trás do Programa, da Revista e do Blog Top Society, além d...
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