Blog Top Society - Karla Cruz

Como lidar com a ansiedade em tempos pandêmicos

13/07/2021    Rosilene Bejarano

img/topsocie_blog/6223_post_14156.jpg
Psicanalista Wagner Sleiman


Após este um ano de Pandemia, o que mais chega até mim são pessoas reclamando da ansiedade. A pedidos resolvi falar sobre o tema.
A ansiedade faz parte de todos nós, o que faz muito bem, nos dando o senso de perigo, em um nível moderado é normal. Ajuda a fugir de situações ameaçadoras, mas quando está acima do limite é extremamente prejudicial, por muitas vezes levando ao medo excessivo, medo este de coisas do pensamento que por muitas vezes não chegam a acontecer.
Gosto muito das frases:
-Ansiedade, excesso de futuro em nossas mentes.
-A ansiedade não impede o sofrimento futuro, mas acaba com a alegria do presente.
-A ansiedade é um sistema de respostas físicas e emocionais ao sentimento de uma ameaça.
-O futuro é o pai da ansiedade e a mãe da angustia.
-Ansiedade é aquele choro antes de dormir sem saber porque, é a insônia sem saber o motivo, é o aperto no peito que não tem fim. É pensar demais e não pensar em nada ao mesmo tempo. É não ter motivos e sofrer mesmo assim.
Ansiedade é uma sensação de medo em relação ao futuro, ou seja, uma resposta emocional provocada pelo medo gerando sensação de angustia. A sensação de medo é normal e fundamental para sobrevivência humana, como exemplo me vem à mente a figura de um leão, seria muito normal ao vermos um leão sentirmos medo e com isso trazer nosso instinto de sobrevivência e saímos rapidamente desse risco. Podemos identificar a ansiedade em excesso quando a pessoa fica com um medo excessivo muitas vezes sem motivo ou por muitas vezes com motivos irrelevante, com medo de algo que imagine acontecer no seu pensamento, mas que na maioria das vezes não chega a acontecer. A ansiedade afeta relacionamentos e por muitas vezes impede o relacionamento social e rendimento profissional.
No mundo 5% da população apresenta ansiedade, no Brasil estimasse 10% da população; com a pandemia houve um aumento estimado de 50%. A pandemia e a ansiedade, por ser um fato incontrolável e de nível global o impacto é gigante. Esse aumento se deve muito pelas perdas de empregos, isolamento social, preocupação com o futuro, escuto muito a pergunta como não ter ansiedade em um momento deste? Respondo ansiedade sempre teremos o que não podemos é ter fora do controle, profissionais podem ajudar a manter o controle. Cada indivíduo reage de uma maneira, mas essa pandemia não deixa de ser uma experiencia desagradável para todos, sem contar o medo da morte ao contrair a doença ou algum familiar ou alguém próximo. Toda essa insegurança ajuda a desenvolver transtornos emocionais.
Gostaria de destacar algo sobre a pandemia e o isolamento social, hoje com inúmeras facilidades, o isolamento nem sempre é ficar só, sugiro interagir com familiares e amigos através da mídia social, WhatsApp e outros. Podendo tomar sol na casa ou na varanda e deixar luminosidade na habitação também é muito importante. Ioga, música, relaxamento, meditação, exercícios e alongamento podem ajudar a manter um equilíbrio emocional, controlando a ansiedade. Aos idosos sugiro manterem a mente ocupada, bons livros, alongamento, filmes, atividades manuais e contatos com amigos e familiares via digital. Com as crianças é muito importante muita conversa, explicar o que pode ser explicado a uma criança e tentar fazer com que ela fale o que está sentindo. É muito importante também manter uma rotina, hora de acordar, dormir, almoçar, jantar, tarefas escolares, e realizarem trabalhos manuais. O adulto nunca deve passar suas ansiedades para as crianças.  
Vou destacar alguns dos sintomas da ansiedade:
Enxergar perigo em tudo, medos irreais, dificuldade de concentração, nervosismo, alteração do sono(Insônia),tensão muscular, inquietação, pensamentos angustiantes, atacar geladeira a noite, preocupar-se em excesso, mudança de humor, fala acelerada, agitação de pernas e braços, irritabilidade, desiquilíbrio dos pensamentos, Sintomas físicos : dores de cabeça, taquicardia, suor excessivo, sensação de desmaio,  respiração ofegante, falta de ar, tontura, náuseas, desconforto abdominal(dor no peito), sensação da garganta fechar, tremor, enjoo, vômitos, enxaquecas, boca seca.
Geralmente a pessoa ansiosa tem a sensação de não estar no controle, antecipa na sua mente os acontecimentos futuros, tem pressa e não gosta de esperar, a mente trabalhando a todo vapor.
Hábitos que podem ajudar evitar ansiedade:
-Alimentação saudável e balanceada, exercícios físicos, hobbies, ter um boa noite de sono, ter uma rotina, fazer algumas atividades relaxante.
Dicas para melhorar quando tiver uma crise de ansiedade:
-Controle sua respiração, inspire profundamente e expire vagarosamente, fique atento aos seus sentimentos, relaxe os músculos, mude o foco e conecte-se a realidade.
Crises de ansiedade chegam a ser confundida com infarto, com dores fortes no peito, falta de ar e formigamento.
Gostaria de estar indicando alguns filmes relacionado a ansiedade:
-Minimalism
-O lado bom da vida
-O fabuloso destino de Amélie Poulain
-Discurso do rei
-Adaptação
-Uma mente brilhante
Neste momento de pandemia, vamos cuidar da mente, ela está pedindo ajuda, cuidar das emoções, busque algo que te traga felicidade, algo que te de prazer, cuide da sua saúde, faça algumas experiencias que você ainda não tenha realizado como meditar, cozinhar, aprender música, ache o que te faz bem e havendo necessidade sempre procure um profissional.

Fonte: Jaqueline Santos
Foto: Divulgação 

Compartilhe nas redes sociais:

Natália Xavier assina ambiente Veredas Autoria Design, na CASACOR/SC

12/07/2021    Maristela Brites



 
img/topsocie_blog/6220_post_5822.jpg

A Arquiteta Natália Xavier, que na CASACOR/SC assina  o ambiente Veredas Autoria Design



Em sua terceira participação na mostra a Arquiteta faz homenagem a designers brasileiros

 
img/topsocie_blog/6220_post_7687.jpg

img/topsocie_blog/6220_post_4427.jpg


img/topsocie_blog/6220_post_11487.jpg


Fotos: Camila Carniel


Aristeu Pires, Alfio Lisi, Lairana são alguns nomes da história nacional presentes no ambiente assinado pela arquiteta Natália Xavier nesta CASACOR/SANTA CATARINA. A profissional decidiu fazer do espaço uma homenagem ao que considera ser o DNA do mobiliário brasileiro com sua diversidade de formas e abordagem da função.

A proposta, segundo ela, é fazer uma reverência por meio de uma das maiores obras da literatura nacional. O livro Grande Sertão Veredas, romance experimental modernista escrito pelo autor brasileiro João Guimarães Rosa, inspira o espaço “Veredas Autoria Design, por Natália Xavier”.

“As peças do Aristeu que, de um modo em geral, misturam elementos europeus e nativos, parte da mistura do que constitui o que é nosso, como a estética que lembra os móveis escandinavos, mas têm a graça, o dengo, das mulheres brasileiras. Assim como o uso de materiais como a corda de algodão, a palha, o couro natural e madeiras como Jequitibá e Louro freijó, também tipicamente brasileiras. Além do mármore tipo Calacatta do qual, hoje, o Brasil é um dos maiores fornecedores”, esmiúça a arquiteta.

O inventário de brasilidade não fica neste parágrafo. Natália insere a pintura da artista Lairana “Leques de Quintal” na cena com peças do designer Alfio Lisi. “A poltrona Leme esteticamente lembra uma rede, peça tipicamente indígena. O banquinho Abaporu que, não só pelo nome que é de origem Tupi-Guarani, mas também por sua estética que lembra os banquinhos usados pelo homem simples do campo em diversas regiões do país, culturalmente têm origem nos banquinhos indígenas. Além disso, especificamente este banquinho leva no assento uma xilogravura do artista de cordel J. Borges”, conta.

Os desdobramentos da palavra “vereda” seguem o processo da arquiteta, que complementa o significado “caminho secundário pelo qual se chega mais rapidamente a um lugar. “O que é extremamente simbólico e pode sugerir um atalho para se chegar a um lugar paradisíaco; ou seja, a proposta do ambiente”, arremata Natália.

A CASACOR/ SANTA CATARINA ocorre de 18 de julho a 29 de agosto no Espaço + UM, em Florianópolis.

Nos 70 m² desta sala de estar/jantar a associação ainda está presente ainda na cor da tinta, ‘Grandes Sertões’ e nas peças assinadas por nomes como Ronald Sasson, Maria Cândida Machado, Arthur Casas, além dos citados Aristeu Pires, Alfio Lisi e Lairana. O ambiente é um convite ao Brasil e toda a sua riqueza e beleza natural.

 

 

PATROCINADORES

 

Deca, Tintas Coral, Espaço +UM, SC Gás, Unifique, SETUR, Favretto.

 

Sobre a CASACOR

Empresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. A mostra reúne, anualmente, renomados arquitetos, decoradores e paisagistas e em 2021 chega à sua 35ª edição em São Paulo, com 15 praças nacionais (Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Ribeirão Preto), e mais quatro internacionais (Miami, Bolívia, Paraguai e Peru).

 

SERVIÇO:

 

O que: CASACOR / Santa Catarina - Florianópolis

Quando:18 de julho a 29 de agosto

Terça a sábado: das 13h às 21h

Domingos: 13h às 19h

Instagram: @casacorsc

Site: https://casacor.abril.com.br

Ingressos à venda: https://casacorsantacatarina.byinti.com


Compartilhe nas redes sociais:

Breton inaugura franquia em Balneário Camboriú

12/07/2021    Maristela Brites



img/topsocie_blog/6219_post_6806.jpg


img/topsocie_blog/6219_post_10537.jpg

Família Bernardes: O filho Ricardo Fernando Fernandes, a mãe Roseli Fernandes, o pai Ricardo Fernando Thomas Fernandes e a filha Bruna Fernandes




A 13ª franquia da marca rubrica o crescimento da Breton no País

 
img/topsocie_blog/6219_post_497.jpg


img/topsocie_blog/6219_post_8383.jpg


img/topsocie_blog/6219_post_2591.jpg


img/topsocie_blog/6219_post_5280.jpg

A Breton, referência no segmento de móveis e objetos de decoração de luxo para áreas internas e externas, inaugura neste dia 13 de julho, mais uma franquia, desta vez em Balneário Camboriú, em Santa Catarina. À frente do showroom no sul do País, os irmãos e empresários, Bruna e Ricardo Fernandes que dividirão a administração da Breton, cada um focado em sua área respetivamente. Bruna é arquiteta de formação e seguirá na organização comercial e Ricardo será responsável pela gestão administrativa e financeira.

“Seremos uma excelente dupla, minha irmã tem bastante relacionamento com os profissionais da região e eu, tenho vasta experiência na área de franquias. Ambos admiramos a brasilidade da Breton e conhecemos a qualidade e recepção do público nos produtos”, explica Ricardo.

De acordo com o plano de expansão da Breton, é primordial ter showroons da marca em pontos estratégicos nas regiões do País. “Ter alguém local, que conheça o mercado e os profissionais de arquitetura e decoração da região é um ponto-chave para nós. Por isso, esse formato de franquia ajuda a acelerar o processo de expansão”, afirma o CEO André Rivkind.

Até o final de 2021, serão abertas duas novas lojas, em Porto Alegre e Cuiabá, elevando a 15 o total, entre franquias e unidades próprias. Até o final de 2025, o objetivo é dobrar esse tamanho.

O showroom inicia as atividades com quinze funcionários e peças ícones da marca, além dos lançamentos de 2021, distribuídos nos quase 650m² do novo espaço, localizado no Casa Hall Design District. A arquitetura do local tem assinatura da arquiteta Flavia Kloss e ambientação idealizada em parceria com Daniel Pegoraro, diretor de Estilo e Produto da marca, que tem a responsabilidade de incorporar o DNA da Breton às novas franquias. Entre as peças que podem ser encontradas no espaço de Manaus, linhas assinadas por Murilo Weitz, Giácomo Tomazzi, Eminência em Preto, Rapha Preto entre outros.

 

Breton Balneário Camboriú

 

Endereço: Av do Estado, 4770 – Bairro dos Estados - Balneário Camboriú

 

Sobre Breton

 

Ao todo são 13 lojas, sendo cinco unidades próprias localizadas em São Paulo, incluindo o outlet, além de uma unidade na cidade do Rio de Janeiro e uma na capital federal, Brasília. As franquias estão em pontos estratégicos das regiões brasileiras, como São José dos Campos, Campinas, Salvador, Roraima e Manaus. Ainda em 2021, a marca deve abrir franquias, além de Balneário Camboriú, em Porto Alegre.

A maior preocupação da Breton é a qualidade nos serviços prestados, por isso, a empresa conta com uma frota de 19 caminhões-baús próprios para atender as demandas de entrega em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Todos os funcionários são altamente treinados e capacitados, desde o primeiro contato nas lojas até a entrega dos móveis. Seu pós-venda, reconhecido pela excelência, reúne serviços de manutenção, central de relacionamento e atendimento personalizado.

 

www.breton.com.br

@bretonoficial

 

 

Crédito das fotos:

 

Produtos: Snapcomm

Fotos ambientadas: Ruy Teixeira

Divulgação: O designer Giácomo Tomazzi



Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Perfil
Karla Cruz
[imagem1]...
Curta Nossa Página