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Marca investe em sustentabilidade e inclusão para alcançar Geração Z

11/03/2022    Gustavo Siqueira

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O perfil do consumidor muda ano após ano, porém, com o início da pandemia, essa mudança foi potencializada principalmente pelo consumo tecnológico. Neste cenário a Geração Z vêm ganhando destaque. Nascidos na era digital, os jovens de até 25 anos desenham uma nova forma de consumo, priorizando a experiência de compra e o impacto que as empresas promovem na sociedade.

Caracterizados pela responsabilidade social, a pesquisa 2022 Global Marketing Trends, desenvolvida pela Deloitte, aponta que 24% dos jovens, além do preço e qualidade do produto, também consideram a sustentabilidade nas compras de produtos de beleza e cuidados pessoais. Enquanto 76% deles estão mais dispostos a consumir de empresas ligadas a questões sociais e desigualdades. 
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Levando em consideração a importância dos tópicos destacados pela nova geração, O Boticário adicionou estratégias à sua jornada de Environmental, social and corporate governance (ESG), como é o caso da iniciativa Diversa Beleza. Objetivando ressignificar os estereótipos na publicidade da indústria da beleza, as marcas do grupo devem retirar termos que impõem padrões, como “normal” e “perfeito”, de suas embalagens até 2024.

“Acreditamos muito na potência do movimento e da importância de debatermos e questionarmos os estereótipos de beleza. A retirada fortalece a nossa trajetória acerca da diversidade até aqui e, mais do que isso, aponta o caminho que queremos percorrer em direção ao futuro”, explica Renata Gomide, diretora executiva de marketing do Grupo Boticário, sobre o movimento.
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Outra iniciativa que visa a responsabilidade ambiental é o Uma Beleza de Futuro, que busca reduzir em 150% o resíduo sólido gerado. Para tanto, a empresa retirou as embalagens em lata, tradicionais na linha Egeo. A estratégia poupa o meio ambiente com, aproximadamente, 491 toneladas de resíduos a menos, o que representa 69% da produção anual. 

Voltada à Geração Z, O Boticário também desenvolveu uma linha especial, os Egeos Cherry e Pina Blast. Com embalagem divertida, a marca aposta na união entre benefícios ao meio ambiente e a diversão para engajar o público jovem. “Egeo é uma marca que acompanha as gerações mais jovens, conversando de igual para igual, por isso está conectada com o que importa para eles, falando do jeito deles”, ressalta Marcela de Masi, diretora de comunicação do Boticário. 

Movimentos, como os adotados pelo Boticário, devem estar cada vez mais em evidência no mercado dentro dos próximos anos. Isso porque pesquisas como a divulgada pela Capgemini durante a NRF 2022, em Nova York, 60% dos consumidores devem priorizar marcas e empresas que adotem práticas sustentáveis e ligadas ao conceito de ESG.
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