O perfil do consumidor muda ano após
ano, porém, com o início da pandemia, essa mudança foi potencializada
principalmente pelo consumo tecnológico. Neste cenário a Geração Z vêm ganhando
destaque. Nascidos na era digital, os jovens de até 25 anos desenham uma nova
forma de consumo, priorizando a experiência de compra e o impacto que as
empresas promovem na sociedade.
Caracterizados pela responsabilidade
social, a pesquisa 2022 Global Marketing Trends, desenvolvida pela
Deloitte, aponta que 24% dos jovens, além do preço e qualidade do produto,
também consideram a sustentabilidade nas compras de produtos de beleza e
cuidados pessoais. Enquanto 76% deles estão mais dispostos a consumir de
empresas ligadas a questões sociais e desigualdades.
Levando em consideração a importância
dos tópicos destacados pela nova geração, O Boticário adicionou estratégias à
sua jornada de Environmental, social and corporate governance (ESG),
como é o caso da iniciativa Diversa Beleza. Objetivando ressignificar os
estereótipos na publicidade da indústria da beleza, as marcas do grupo devem
retirar termos que impõem padrões, como “normal” e “perfeito”, de suas
embalagens até 2024.
“Acreditamos muito na potência do
movimento e da importância de debatermos e questionarmos os estereótipos de
beleza. A retirada fortalece a nossa trajetória acerca da diversidade até aqui
e, mais do que isso, aponta o caminho que queremos percorrer em direção ao
futuro”, explica Renata Gomide, diretora executiva de marketing do Grupo
Boticário, sobre o movimento.
Outra iniciativa que visa a
responsabilidade ambiental é o Uma Beleza de Futuro, que busca reduzir em 150%
o resíduo sólido gerado. Para tanto, a empresa retirou as embalagens em lata,
tradicionais na linha Egeo. A estratégia poupa o meio ambiente com, aproximadamente,
491 toneladas de resíduos a menos, o que representa 69% da produção
anual.
Voltada à Geração Z, O Boticário também
desenvolveu uma linha especial, os Egeos Cherry e Pina Blast. Com embalagem
divertida, a marca aposta na união entre benefícios ao meio ambiente e a
diversão para engajar o público jovem. “Egeo é uma marca que acompanha as
gerações mais jovens, conversando de igual para igual, por isso está conectada
com o que importa para eles, falando do jeito deles”, ressalta Marcela de Masi,
diretora de comunicação do Boticário.
Movimentos, como os adotados pelo
Boticário, devem estar cada vez mais em evidência no mercado dentro dos
próximos anos. Isso porque pesquisas como a divulgada pela Capgemini durante a
NRF 2022, em Nova York, 60% dos consumidores devem priorizar marcas e empresas
que adotem práticas sustentáveis e ligadas ao conceito de ESG.