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Dicas para pequenas e médias empresas organizarem as finanças no fim do ano

12/11/2020    Gustavo Siqueira

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Apesar do ano atípico, com muitos imprevistos e desafios, organizar todas as contas e fazer um balanço de 2020 é extremamente necessário nesse momento. Além de ajudar na previsão financeira dos próximos meses, isso irá facilitar o planejamento para começar 2021 com mais segurança. Mas, antes de encerrarmos esse ano, ainda temos duas datas comerciais importantes para o varejo, que podem movimentar financeiramente os negócios: Black Friday e Natal. Para ajudar na gestão de pequenas e médias empresas, Bruno Grahl, CEO da Débito Direto, ferramenta que auxilia empreendedores e empresários a organizarem as finanças, dá algumas dicas com base na experiência na área e com seus clientes.

1.   Analise e corte gastos que não são fundamentais para a sua empresa. Faça um levantamento geral dessas despesas e do orçamento de caixa, leve em consideração o momento atual e reveja seus números. Adeque sua realidade ao novo momento. Pense no próximo ano, estabeleça uma meta de 12 meses para poder ter uma visão mais ampla de um exercício futuro com mais rentabilidade;
2.   Caso seja necessário, negocie com clientes e fornecedores. Na transparência, negocie prazos maiores e carência para os próximos pagamentos. A Débito Direto tem se mostrado uma importante aliada de empresários que usam a ferramenta para ganhar mais dias no pagamento de boletos (de todos os tipos de contas, incluindo impostos) ou ainda para parcelá-los, aliviando os gastos mensais do empreendedor e empresário;
3.   Antecipe recebíveis. Mantenha o fluxo de caixa sem comprometer o seu equilíbrio financeiro futuro;
4.   Confira onde está o seu cliente. Muitos negócios viram na pandemia a oportunidade de se tornarem digitais e aumentaram as vendas neste segmento. Portanto, crie possibilidades, interaja e se conecte com o seu público para fortalecer este canal de vendas e ajudar a equilibrar as contas;
5.   Aproveite as datas do varejo para impulsionar as vendas dos seus produtos e serviços. Pense em promoções e incremente a experiência de compra, são boas dicas para se preparar comercialmente;
6.   Cuide da sua precificação. Nessa época de pandemia, muitos contratos foram reavaliados. Tente sempre manter seus números organizados para ter parâmetros para discutir possíveis renovações e reavaliações de contratos;
7.   Feche seus números mensalmente. Tenha em mente que trabalhar no escuro aumenta e muito a possibilidade de insucesso. A Débito Direto ajuda mais uma vez com a função de organizar e centralizar todos os boletos em só lugar, o que facilita a visualização e o controle dos prazos e gastos mensais e, claro, a avaliação das melhores possibilidades de pagamento;
8.   Economize se for possível, mas não deixe de fazer investimento na hora certa. Oportunidades vem e vão, por isso é tão importante ter uma visão financeira organizada;
9.   Não seja pego de surpresa. Leve sempre em consideração nas suas contas mensais os valores para acerto do décimo terceiro e férias da equipe. Calcule o valor proporcional mensal, para ter esse dinheiro reservado ao final do ano. Na falta de verba, há no mercado inúmeras oportunidades de captação de empréstimos com juros acessíveis. Não deixe de quitar suas obrigações com os seus parceiros colaboradores.
 
 
A Débito Direto é uma fintech criada para facilitar a gestão financeira pequenas e médias empresas centralizando boletos e contas a pagar em uma só plataforma. Disponibiliza uma ferramenta gratuita (web e mobile) que ajuda empreendedores e empresários a organizarem e colocarem as contas em dia oferecendo prazo e parcelamento para o pagamento de boletos, e para quem tem dinheiro em caixa, garante um desconto de 5% no pagamento antecipado.

O usuário se cadastra, adiciona os boletos na plataforma, gera uma fatura única e a Débito Direto paga as contas, dando um prazo adicional ao empresário e empreendedor de 20 dias ou, ainda, a possibilidade de parcelar o valor no cartão de crédito em até 10 vezes. Toda a operação é integrada com os bancos para a cobrança por boleto e cartão, e para o pagamento das contas dos clientes. Todos os boletos ficam registrados em um histórico dentro do aplicativo ou web com os comprovantes de pagamentos, que podem ser salvos e impressos para levar à contabilidade. É possível adicionar e pagar boletos pelo app, site, Whatsapp e por e-mail.
 
Débito Direto
 

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