Com a flexibilização do isolamento
social e a reabertura dos estabelecimentos comerciais em grande parte do
país, micro e pequenas empresas começam a
apresentar os primeiros sinais para acompanhar a retomada, ainda que em ritmo
lento, da economia. Muitos empreendedores e empresários se
encontram num momento de avaliação dos impactos e das possibilidades de
recuperação dos prejuízos dos últimos meses. Um levantamento feito pelo Sebrae, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (6ª edição da Pesquisa de Impacto da Pandemia
de Coronavírusnos Pequenos Negócios), apontou que entre março e julho, o percentual de pequenos negócios
que buscaram crédito passou de 30% para 54%. Por outro lado, a pesquisa mostra
que 56% dos empreendedores tiveram seus pedidos de empréstimo negados.
A busca por empréstimo é muitas vezes
o último recurso encontrado para ajudar a salvar o negócio, ao menos num curto
prazo, e equilibrar as contas. Mas, outras alternativas são ofertadas com o
mesmo propósito de auxiliar pequenas e médias empresas a ganharem mais tempo
para pagarem suas contas e garantirem a sustentabilidade dos negócios, sem a
necessidade de criar uma nova dívida. Essa é a solução oferecida pela Débito
Direto, um aplicativo gratuito (web e mobile) que ajuda
empreendedores e empresários a colocarem as contas em dia oferecendo prazo e
parcelamento para o pagamento de boletos, e para quem tem dinheiro
em caixa, garante um desconto de 5% no pagamento antecipado.
O usuário se cadastra, adiciona os
boletos na plataforma, gera uma fatura única e a Débito Direto paga as contas,
dando um prazo adicional ao empresário e empreendedor de 20 dias ou, ainda, a
possibilidade de parcelar o valor no cartão de crédito em até 10 vezes. Toda a
operação é integrada com os bancos para a cobrança por boleto e cartão, e para
o pagamento das contas dos clientes. Todos os boletos ficam registrados em um
histórico dentro do aplicativo ou web com os comprovantes de pagamentos, que
podem ser salvos e impressos para levar à contabilidade. É possível adicionar e
pagar boletos pelo app, site, Whatsapp e a Débito Direto é a primeira fintech
de pagamentos de boletos por e-mail, ou seja, o cliente envia o
boleto por e-mail e a Débito Direto adiciona na fatura e ainda oferece até 20
dias para o cliente pagar.
Gustavo Costa, proprietário do
Mercado Portugal, em Blumenau (SC), utiliza a ferramenta há alguns meses e
considera a facilidade e a praticidade como grandes diferenciais da Débito
Direto. “Eu adiciono meus boletos e pago
todos de uma só vez. Faço os pagamentos semanalmente, é prático e agiliza o dia
a dia. O app oferece vantagens tanto para quem está meio apertado, com a
possibilidade de conseguir jogar o pagamento dos boletos para frente ou
parcelar no cartão, como também para quem está com um pouco de caixa disponível
e consegue pagar as contas antecipadas e ganhar um desconto. Ajuda os
empresários dos dois lados”, avalia.
Já Rodrigo Leal, proprietário da
Allgebra Contábil, em Blumenau (SC), afirma que a Débito
Direto ajuda a organizar melhor o fluxo de caixa de seu
escritório. “Dentre as vantagens que encontramos com a ferramenta está a
possibilidade de alongar prazos e parcelar despesas e até mesmo impostos sem
pagar a mais por isso, com a segurança de que tudo será pago dentro do prazo”,
comenta.
A Débito Direto, que foi criada
durante a pandemia, já apresenta um número expressivo de clientes que utilizam
a ferramenta para obter prazo e parcelamento das contas. Em três meses
de funcionamento, já atua em nove estados e contabiliza 37 clientes em Santa
Catarina, sendo 32 deles em Blumenau, cidade-sede da fintech.
“A pandemia afetou negócios de diferentes setores como mercados de bairros,
conveniências, padarias, cabeleireiros, restaurantes e escolas. E nossa solução
tem o propósito de ajudar na recuperação e dar um novo fôlego para esses
empreendedores e empresários que precisam equilibrar as contas neste período e,
assim, conseguirão manter seus negócios. Nosso foco agora está em ampliar a
atuação com restaurantes, lanchonetes, minimercados, pequenos comércios, lojas
de roupas e acessórios e contabilidades”, comenta Bruno Grahl, CEO da Débito
Direto.
Os pequenos negócios são essenciais
para a retomada da economia, recuperação de empregos e geração de renda. Esse
setor ainda vive uma situação delicada, decorrente da redução da demanda por
conta do período de isolamento social, acarretando no endividamento que deve
seguir nos próximos meses. Um ponto importante a ser considerado pela pesquisa
do Sebrae é uma alta proporção das micro e pequenas empresas em atraso que
começaram a usar ferramentas digitais na gestão
do negócio após a crise (42%), descobrindo diversas
oportunidades, como a Débito Direto, que se tornam verdadeiras aliadas.