Com utilização de espaços abertos, reforço na presença
digital e protocolos de higiene, lojistas do Shopping Casa & Design adaptam
a forma de atendimento aos clientes - com isso, o empreendimento já consegue
operar com 80% de sua capacidade.
A obrigatoriedade de fechamento de serviços considerados
não essenciais a partir de meados de março em Santa Catarina, em função da
pandemia da Covid-19, e a retomada gradual de algumas operações nas últimas
semanas, fizeram com que o comércio repensasse a forma de atender os
consumidores.
Fortalecimento da comunicação pelos canais digitais,
oferta de serviços online, utilização de espaços abertos e cuidados redobrados
com questões de higiene e segurança sanitária foram algumas das ações
implementadas ao longo dos últimos dois meses - e que devem ser mantidas ao
longo do ano - pelo Shopping Casa & Design e os lojistas do empreendimento,
em Florianópolis.
Como resultado, hoje o Shopping já está operando com 80%
de sua capacidade, afirma o diretor Celso Furtado de Mendonça: "aos poucos
a rotina vai voltando ao normal, com os clientes retornando, facilitado pelo
fato de termos um espaço aberto, com ambientes bastante amplos e ventilados. As
pessoas compreendem que isso dá uma sensação maior de segurança e menos riscos
à saúde".
Nos últimos dias, o Shopping adaptou o espaço aberto de
seu boulevard para as operações gastronômicas colocarem mesas a céu aberto.
"A pandemia deve acelerar o processo de reposicionamento de marcas e
operações que tínhamos iniciado há alguns anos. A partir de agora, a maneira de
funcionamento de um shopping center vai mudar bastante, especialmente na visão
do cliente", comenta.
Todos os lojistas têm feito uma série de ações para se
adaptar neste período de distanciamento social. As operações que estão abertas
seguem os protocolos de higiene e cuidado sanitário (álcool em gel nas portas,
limitação de público, uso de máscaras, entre outros). "Nosso
auto-atendimento só é permitido aos clientes que usam as luvas que fornecemos
na entrada. Além disso, estamos nos planejamento para implantação do sistema de
delivery", diz Thomas Machado, que dirige a unidade d'O Padeiro de
Sevilha, ao lado do irmão Theo. "A pandemia deixará uma cultura sem
precedente de melhora na questão sanitária, para todos", comenta.
Outras lojas da área gastronômica, que estão em
funcionamento, também têm apostado no ambiente online das redes sociais para
divulgar serviços novos de delivery e retirada (take away) e promoções
especiais. O restaurante Las Lenãs Parrilla Uruguaya, por exemplo, fez parceria
com diversas plataformas de entrega (como iFood, Rappi, Delivery do Bem),
reforçou a atualização de informações pelas redes sociais e iniciou o relacionamento
direto com clientes via WhatsApp. "Mesmo após a pandemia, devemos seguir
com esses novos serviços", diz o empresário Omar El Kik.
O uso de canais digitais tem sido outra estratégia
fundamental para manter a conexão das lojas de móveis e decoração com os
clientes. A Masotti, a Mix e a Evviva, por exemplo, criaram uma série de lives com
profissionais e especialistas do setor de decoração, organização e negócios
para debater tendências, desafios e novas maneiras de lidar na vida pessoal e
no trabalho. O Shopping Casa & Design também tem articulado eventos online
para levar conteúdos inéditos aos seguidores.
A restrição de circulação nos ambientes não impede também
a reformulação física nas lojas, como a Evviva, que está investindo em um
novo show room. "Além de facilitar o atendimento aos clientes, estamos
visando a atualização de opções e tendências disponíveis no mercado. A
importância do lar, de transformá-lo em um porto seguro definitivo, nunca foi
tão discutida como neste momento de distanciamento social", reflete
Rodrigo Lucas Xavier, proprietário da Evviva Florianópolis.
A preocupação com o atendimento presencial ao público,
dentro das novas normas, também é regra na Moad. "Nossa equipe está bem
consciente e cuidadosa com relação à segurança. Mas sabemos que os negócios são
feitos entre pessoas, então vamos fazer o melhor pelos nossos clientes, que
mantém a máquina andando", reforça a proprietária Márcia Schmidt.
Neste ano, o Shopping Casa & Design tem agregado
novas operações a seu mix, como a primeira loja em Santa Catarina da premiada
cervejaria curitibana BodeBrown e, mais recentemente, a Marmoria Capital, que
irá iniciar suas operações no estabelecimento.
"A comunicação com os clientes será alterada de
maneira significativa após esse período de pandemia. Passamos alguns meses sem
sair de casa mas mesmo assim resolvemos muitas coisas digitalmente. Isso
impacta a operação dos shoppings sem dúvida, mas estamos descobrindo como se
reinventar mesmo em um período de dificuldade para todos", resume o
diretor Celso Furtado de Mendonça.
Fotos (crédito): Allan Barbosa