Blog Top Society - Karla Cruz

Soluções em Cloud ajudam empresas a crescer, diz especialista

16/08/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/9648_post_2196.jpg
A expansão de qualquer negócio precisa ser planejada e cuidadosamente calculada. A empresa Construcolor Tintas, com sede em Blumenau (SC), sempre teve como objetivo crescer e se tornar referência catarinense. Hoje, com 23 lojas e quase 400 funcionários, contemplou os negócios expandirem rapidamente nos últimos cinco anos. De acordo com Martina Dagnoni, diretora da Construcolor, o segredo foi contratar uma consultoria em TI e realizar investimentos em Cloud.
 
Cloud ou computação nas nuvens é uma tecnologia que permite, de forma online, o acesso a softwares, armazenamento de arquivos e processamento de dados. As informações ficam hospedadas em servidores externos de um serviço contratado. Mas para tomar esta decisão, a Construcolor contratou uma consultoria em TI, no caso, a TEC+.
 
Maicon Rodrigues, CEO da TEC+, empresa especializada em atendimento personalizado e em serviços de proteção de dados, explica que apostar em soluções cloud pode ajudar a melhorar o desempenho da empresa. O CEO detalha que toda empresa em crescimento precisa preparar sua infraestrutura para suportar a futura demanda. “Empresas que optam por investir em uma estrutura tradicional, além dos servidores, precisam investir em energia, internet e no ambiente para estar com todos os serviços sempre disponíveis. Já investir em nuvem é uma excelente saída, pois nesse ambiente o investimento se torna relativamente menor, precisando apenas de um dispositivo com acesso à internet”, explana.
 
Exemplo disso é que as empresas economizam em recursos ao não precisar investir em infraestrutura. E as que têm o faturamento registrado como lucro real ou presumido, podem ter uma reposição de imposto. “É muito vantajoso a alocação dessas soluções, os principais provedores de Cloud faturam como serviço. É possível ter um retorno financeiro”, explica Rodrigues.
 
As empresas também contam com um ambiente escalável. Isto significa que é possível aumentar a capacidade de uso à medida que forem crescendo. O interessante de contratar uma consultoria é que cada cliente possui uma necessidade diferente. Em cada projeto é avaliado a real necessidade e o que a hospedagem pode oferecer. “A mesma hospedagem pode não servir para todos os clientes, já que todos possuem suas particularidades e estudamos isso durante a estruturação do projeto”, explica Rodrigues. 
 
Cuidados com a segurança
 
Ao apostar em soluções Cloud também é necessário estar atento à segurança. "Não é porque está em Cloud que você está seguro, alguns provedores oferecem apenas a disponibilidade dos serviços, mas não recursos de contingência e backup”, alerta Rodrigues.
 
“É cada vez mais necessário investir em segurança cibernética. Acessar um e-mail e clicar em um link duvidoso ou fazer um download podem ser a entrada para a invasão por criminosos de sistema ou para um vírus. Uma consultoria em TI indicará a melhor maneira de manter um ambiente seguro”, comenta o especialista. 
 
“Para conseguirmos garantir a segurança do ambiente de um cliente, precisamos se atentar a alguns pontos. É necessário instalar um Firewall de rede, que irá proteger todo o ambiente contra ameaças externas e também fornecer um controle de acessos de cada usuário. Nós, por exemplo, integramos ao Firewall todos os acessos da plataforma da Microsoft. Assim, os arquivos são acessados somente pelos usuários da empresa e de qualquer lugar do mundo. Dessa forma, teremos acessos aos arquivos e aos e-mails com segurança”, explica Rodrigues.
 
O CEO também destaca que é importante fazer um monitoramento de rede para detectar problemas antes que aconteçam, minimizando as interrupções do trabalho. Com ele, pode-se identificar todos os tipos de falhas ou invasões, avaliar o desempenho dos dispositivos e evitar que o sistema fique lento antes que o cliente perceba. “Caso algum cliente esteja sendo vítima de tentativa de invasão recebemos também um alerta para agir e evitar qualquer tipo de sucesso nessas tentativas”, aponta.
 
Sobre a TEC+
 
A TEC+ surgiu em 2016, com o objetivo de oferecer atendimento personalizado e especializado em soluções para otimizar processos e que proporcionam avanços tecnológicos.
 
A empresa administra o controle de arquivos, de acessos e de navegação, além da gestão de e-mails, de ativos e de vulnerabilidade, entre outros serviços. Também cuida da segurança das informações. Para isso, tem uma política interna de treinamento para a equipe. Todos os profissionais passam por reciclagem constantemente, através de parceria com as melhores marcas do mercado, e têm acesso às novas soluções do mercado.
 
Com sede em Blumenau, atende empresas de todo o Brasil, além dos Estados Unidos e Alemanha. Trabalha com grandes marcas, como a Construcolor. A rede de varejo tem mais de 23 lojas em Santa Catarina. Outro destaque é a empresa de sistemas de energia TekSea, com duas fábricas, três escritórios comerciais e um centro de Pesquisa & Desenvolvimento.
 
Também já recebeu o prêmio GPTW (Great Place to Work), que é dado a empresas que são consideradas as melhores para trabalhar. A empresa é administrada pelos CEOs Otto Henkels e Maicon Rodrigues.
 

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página