Com três décadas no
mercado de chás premium, a Tea Shop lançou novas modalidades de
franquias para ampliar a presença no Brasil, onde é líder do setor com mais de
40 operações em 16 estados. Além da oportunidade de abrir uma loja da marca
dentro de um shopping ou com porta para a rua, o parceiro agora pode optar por
novos modelos de negócios com investimento que varia de R$ 10 mil
a R$ 500 mil. O conceito por trás do novo cardápio é atender às
expectativas de franqueados de todos os portes.
“Duas características estão presentes no DNA da
Tea Shop: somos apaixonados por chá e gostamos de inovar.
Por isso, lançamos modalidades com diferentes dimensões de negócio que levam em
conta quanto o franqueado quer investir e se
adaptam ao mercado onde ele quer atuar”, explica o CEO da Tea Shop no
Brasil, Michel Bitencourt, responsável por trazer para o país há nove anos a
marca que surgiu em Barcelona e se expandiu. Hoje são mais de 100 lojas em
cinco países – além da Espanha e do Brasil, está presente na Itália, Portugal e
Argentina.
O quiosque em shopping,
que já existia no cardápio de franquias, ganhou novos tamanhos para o
empreendedor escolher. São opções de negócio a partir de 6 metros
quadrados. Também entraram na lista o Tea Express,
carrinho para shoppings e centros comerciais; o Córner Tea Shop,
com investimento a partir de R$ 20 mil, para quem já tem uma loja no segmento
premium e quer vender as mesclas da marca; e o Tea Moments,
modelo em que o parceiro se torna um representante da Tea Shop em sua região,
com aporte no negócio a partir de R$ 10 mil.
Durante a pandemia, a Tea Shop adotou a
estratégia de se aproximar dos apaixonados por chá e diversificar os canais de
contato com os clientes. O site teashop.com.br se transformou numa
vitrine de mesclas à escolha do consumidor, com opções para
saborear em diferentes momentos do dia (manhã, após as refeições, antes de
dormir, no pré e pós-treino etc.) ou para harmonizar com todos os tipos de
pratos e bebidas. E a integração entre as operações online e física deu aos
clientes a oportunidade de escolher no site e retirar na loja,
agilizando a compra. O resultado foi um salto de 13% no
faturamento da rede de chás entre 2019 e 2021. Nenhuma operação fechou
na pandemia.
Mas as estrelas da experiência multissensorial
que a Tea Shop proporciona são a loja, o quiosque e agora também o carrinho e o
córner. É lá que o consumidor tem contato com os mais de 130 chás
e mesclas vendidas a granel para manter o aroma e o frescor. As folhas
vêm das principais regiões produtoras do mundo e exibem selos
internacionais de procedência e adoção de técnicas sustentáveis de cultivo nos
países de origem. A Tea Shop desenvolve um programa de preservação de florestas
no sudeste asiático onde o chá é cultivado sem a necessidade de alterar a
vegetação original, fixando as famílias de produtores em sua região de origem.
No Brasil, as operações físicas da marca ficam
em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba,
Salvador, Fortaleza, Recife, Goiânia, Cuiabá, Vitória, Florianópolis, Maceió,
João Pessoa, Santos, Gramado, Balneário Camboriú, Niterói, Vila Velha,
Londrina, Caxias do Sul e Canoas.