Blog Top Society - Karla Cruz

Julho Verde: exame de tomografia é um importante aliado no diagnóstico dos casos de câncer de cabeça e pescoço

26/07/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/9461_post_3735.jpg
O 'Julho Verde' é o mês nacional de combate ao câncer de cabeça e pescoço, que foi incluído no calendário nacional de campanhas de orientação e prevenção à doença há pouco tempo. A lei foi sancionada em abril de 2021, mas a luta para o reconhecimento da data e principalmente para que as pessoas sejam diagnosticadas precocemente acontece há anos.
 
Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), mostram que este tipo de câncer, que possuiu maior incidência em homens, ocupa hoje o terceiro lugar no ranking, sendo que anualmente são registrados cerca de 40 mil novos casos de câncer da cabeça e pescoço. A denominação 'câncer de cabeça e pescoço' se refere aos tumores que se originam na boca, língua, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe, tireoide e pele.
 
Outro dado alarmante é o do diagnóstico tardio. A cada quatro novos casos, três chegam com a doença em estágio avançado. E um dos exames essenciais, que ajuda a diagnosticar o tumor de forma mais rápida é a tomografia. “Esse tipo de exame de imagem identifica o tamanho, formato e localização do tumor na região, além de outros detalhes importantes que vão auxiliar os médicos nos próximos passos para o tratamento. Como, por exemplo, detectar alterações muito pequenas (também chamadas de metástases) em ossos, tecidos, órgãos e outras estruturas do corpo”, explica Lourdes Trojilo, Gerente de Produtos da IMEX Medical Group, uma das maiores fabricantes e distribuidoras da América Latina no segmento de equipamentos e serviços de diagnóstico por imagem.
 
Como o exame é realizado?
 
No exame de tomografia, o paciente é posicionado em uma mesa, cujo leito desliza dentro de um conjunto rotativo composto por um tubo de Raios-X e detectores muito sensíveis, além de outros componentes. Utilizando um leque de radiação de raio-x, imagens axiais serão obtidas através dos detectores na região a ser examinada, como se fosse em uma radiografia. Essas imagens, que chamamos de cortes axiais, serão utilizadas para reconstruções bidimensionais e tridimensionais, para uma visualização e análise detalhada de qualquer região do corpo. Devido a alta resolução espacial que as imagens produzidas pelos tomógrafos modernos de alta tecnologia, o exame de tomografia computadorizada é um grande aliado ao diagnóstico e tratamento precoce de diferentes tipos tumores benignos ou malignos.
  
Foto: João Somensi
 

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página