Blog Top Society - Karla Cruz

Entidades de Blumenau lançam Projeto de Empregabilidade

26/07/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/9452_post_10395.jpg
Entidades que representam os setores produtivos de Blumenau, como Acib, Fiesc e Sintex, em parceria com instituições educacionais e a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município, lançam nesta semana o “Projeto de Empregabilidade”. A iniciativa, que envolve ao todo 17 instituições, tem como objetivo traçar um panorama da mão de obra disponível na cidade e empregar quem está fora do mercado de trabalho.

Foram elaborados três tipos de questionários que serão aplicados nas empresas, agências e consultorias de Recursos Humanos e instituições de ensino. No setor produtivo, a aplicação abrangerá as áreas de serviço, comércio e indústria e vai mapear o atual cenário de empregos, distribuição de cargos, funções e nível de escolaridade dos colaboradores. 

Nas agências e consultorias de recrutamento o foco da pesquisa é entender a dinâmica das vagas disponíveis no mercado. Já nas unidades de ensino, o objetivo é mapear os cursos que mais formam mão de obra, quais têm mais procura e quais empregam mais. Segundo o grupo de trabalho, a amostra ideal é a coleta de dados de, pelo menos, 372 empresas. 

O prazo para a conclusão da pesquisa é 12 de agosto. Com os dados em mãos, a segunda fase do projeto vai analisar as informações colhidas e buscar soluções de curto e médio prazo com foco na formação de mão de obra para sanar as áreas deficitárias e capacitação de quem se encontra à margem das oportunidades.

Mais informações sobre a pesquisa podem ser solicitadas pelo e-mail administrativo@acib.net.
img/topsocie_blog/9452_post_2167.png
Entidades participantes do projeto:
- ACIB
- Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Blumenau 
- CDL Blumenau 
- AMPE
- FIESC 
- SESI/SENAI  
- SENAC 
- FURB 
- SINTEX 
- SIMMMEB 
- SINDUSCON
- Blusoft 
- SIAPB
- SINDILOJAS
- SINDIGRAF
- SETCESC
- SESCON
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página