Blog Top Society - Karla Cruz

Construtora de alto padrão em Balneário compensa 100% de suas emissões de carbono em 2021

13/07/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/9324_post_8158.jpg
A EMBRAED, reconhecida pela excelência na construção de empreendimentos residenciais de luxo, com sede em Balneário Camboriú (SC), fez a compensação voluntária de 100% das emissões de gás carbônico de suas atividades em 2021. A empresa anunciou a neutralização por meio da aquisição de créditos de carbono gerados pelo projeto Florestal Santa Maria, na região amazônica. A operação foi intermediada pela Moss, climatech brasileira pioneira e líder na comercialização de crédito de carbono e de soluções ambientais em blockchain. A climatech conecta empresas que gostariam de compensar as emissões de CO2 de suas atividades (mas que não conseguem fazer isso por conta própria) e projetos que geram créditos de carbono.
 
Para o projeto de compensação, a parceria entre a EMBRAED e a Moss envolveu a realização de um inventário das emissões da construtora, que leva em consideração o resultado direto e indireto das emissões de gases de efeito estufa, avaliadas de acordo com o GHG Protocol (Greenhouse Gas Control), além de seguir as determinações do Protocolo de Kyoto. O trabalho estimou a emissão equivalente a 3.971 toneladas de CO2 geradas pela operação da empresa no ano passado.
 
Com a iniciativa, os recursos destinados pela EMBRAED à compra dos créditos vão contribuir com a preservação de 71,7 mil hectares na Amazônia, a maior floresta tropical do mundo. A área integra o projeto Florestal Santa Maria, localizado no município de Colniza, no norte do Mato Grosso. De acordo com projeção da Moss, em ordem de grandeza, o impacto desta iniciativa da EMBRAED corresponde a uma compensação equivalente a 719 voltas de carro na Terra e 5.339 viagens aéreas entre São Paulo e Nova York. Ainda segundo a Moss, desde março de 2020, mais de R$ 150 milhões já foram destinados a projetos de proteção do bioma amazônico.
 
O Florestal Santa Maria tem um modelo baseado em uso econômico não predatório da floresta. Além disso, a compensação também deve beneficiar projetos sociais do entorno da área de preservação, as populações ribeirinhas e contribuir para o desenvolvimento local, como a criação de escolas técnicas para oferecer aos jovens formação de qualidade ligada às questões da floresta, projeto feito em parceria com a prefeitura do município. “A compensação do carbono se soma a outras iniciativas da EMBRAED relacionadas à sustentabilidade, como inovação nos sistemas construtivos e atitudes mais ambientalmente corretas no dia a dia dos nossos escritórios”, diz a executiva Tatiana Rosa Cequinel, CEO da empresa.
img/topsocie_blog/9324_post_11617.jpg
img/topsocie_blog/9324_post_13442.jpg
img/topsocie_blog/9324_post_14313.jpg
 
O inventário estimou as emissões de toda a operação da EMBRAED – Balneário Camboriú, Camboriú, Itapema em Santa Catarina e Maringá no Paraná.  Para isso, foram analisados os itens obrigatórios referentes às emissões diretas dos chamados escopo 1, que incluem a frota de veículos e aparelhos de ar-condicionado, e do o escopo 2, que são as emissões resultantes do consumo de energia.
 
A EMBRAED também considerou no inventário as operações referentes à cadeia de fornecedores, que não são de responsabilidade direta da construtora. Ou seja, a empresa decidiu fazer a compensação para além do que seria obrigatório, numa atitude que pretende incentivar os fornecedores a também se engajarem na agenda ESG. Os itens de responsabilidade de terceiros representaram cerca de 96% do total das emissões de CO2 da EMBRAED em 2021. 
 
O CEO e fundador da Moss, Luis Felipe Adaime, ressalta que a democratização do crédito de carbono que a Moss vem promovendo é essencial para que empresas de diferentes segmentos e tamanhos possam contribuir com ações que combatam o desmatamento da floresta amazônica. “Acreditamos que esse modelo irá permitir cada vez mais a adesão de empresas como a Embraed, que estão preocupadas em executar uma agenda sustentável por meio da compensação de emissões de carbono.”
 
Sobre o projeto Florestal Santa Maria
Os recursos utilizados na compra dos créditos de carbono pela EMBRAED para a compensação de CO2 foram destinados ao projeto Florestal Santa Maria, que estima evitar a emissão de 29 milhões de toneladas de gás carbônico nos próximos 30 anos. Localizada em Colniza, no extremo norte do Mato Grosso, a área está inserida no bioma amazônico brasileiro, no chamado Arco do Desmatamento.
 
O Florestal Santa Maria possui certificação Verified Carbon Standard (VCS) e SocialCarbon, com rigoroso sistema de monitoramento. Na condição de agente de grande relevância em seu ramo de negócio, a EMBRAED incentiva a preocupação ambiental de seus funcionários, parceiros e fornecedores, numa engrenagem que só tem a beneficiar a cadeia da construção civil. “Nosso compromisso é com uma operação cada vez mais sustentável e a compensação das emissões considerando também a cadeia de fornecimento é fundamental para a EMBRAED”, diz a presidente da EMBRAED.
 
Sobre a Moss
A Moss é uma climatech, empresa de tecnologia para serviços ambientais através de conhecimento e tecnologia em blockchain. Em 2020, criou o MCO2, o primeiro token lastreado em crédito de carbono usado para compensação de gases de efeito estufa. Desde março de 2020, a Moss já transacionou mais de 150 milhões de reais que ajudaram a conservar, aproximadamente, 152 milhões de árvores na Amazônia em projetos certificados e auditados internacionalmente. O MCO2 Token está listado em plataformas como Mercado Bitcoin e NovaDAX, e globalmente na Coinbase, Gemini e Uniswap.
 
Sobre a EMBRAED Empreendimentos
Fundada em 1984, a EMBRAED é pioneira na construção de luxo em Balneário Camboriú, Santa Catarina (Brasil). O município está no topo do ranking em valorização imobiliária. A empresa, que já entregou 45 empreendimentos, conta com quase mil colaboradores e detém um Centro de Produção de mais de 20 mil m2, que integra engenheiros, arquitetos, designers entre outros profissionais para dar forma aos seus trabalhos únicos, o Padrão EMBRAED. A exclusividade dos seus edifícios atravessou as fronteiras do território brasileiro, atraindo a parceria da grife italiana Tonino Lamborghini para o desenvolvimento do primeiro empreendimento residencial da marca no país.
 
Em 2021, a EMBRAED expandiu sua atuação para além de Balneário Camboriú, com o lançamento de um empreendimento na vizinha Itapema e o seu primeiro projeto em Maringá, no Paraná. É considerada a melhor construtora em satisfação do cliente do Brasil pelo Instituto MESC - Melhores Empresas em Satisfação do Cliente e referência no segmento da construção civil em práticas para a equidade de gênero e promoção da liderança feminina no Brasil pela “Pesquisa Mulheres na Liderança 2021” promovida pela ONG Women in Leadership in LatinAmerica (WILL) em parceria com o Instituto Ipsos e os jornais Valor Econômico e O Globo e as revistas Época Negócios e Marie Claire. Também é a primeira construtora de Balneário Camboriú a receber a ISO 14001, certificação internacional que garante a boa prática de sistemas de proteção ambiental.
https://www.embraed.com.br/

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página