Blog Top Society - Karla Cruz

Em Santa Catarina Vino estima venda recorde de vinhos neste inverno

22/06/2022    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/9150_post_9910.jpg
Vinho e inverno é um casamento perfeito. Em dias mais frios, a bebida pode ser consumida em temperatura ambiente, ajuda a aquecer o corpo e combina bem com pratos da estação.
 
Pesquise recente realizada pela Wine Intelligence mostra que o vinho é o novo queridinho do consumidor brasileiro. Os dados mostram que hoje o Brasil possui o dobro de consumidores de vinho em comparação com 2010.
 
A população mensal de consumo de vinho no Brasil saltou para mais de 50 milhões de adultos em 2021, impulsionado por uma crescente mudança de comportamento do público.
img/topsocie_blog/9150_post_8603.jpg
img/topsocie_blog/9150_post_9826.jpg
 
Em 2020, eram 39 milhões de consumidores regulares da bebida (pelo menos 1 vez por mês). Um crescimento de 30%. A pesquisa aponta ainda que o crescimento se deve aos novos adeptos da bebida, que passaram a adotar o vinho no dia a dia.
 
“Além da queda na temperatura, entendo que a chegada dos wine bars no país também são estímulos para o aumento do consumo de vinho no dia a dia dos brasileiros”, comemora Raphael Zanette, sócio fundador da Rede Vino.
img/topsocie_blog/9150_post_2124.jpg
 
O conceito de wine bar é sucesso EUA e na Europa, e vem conquistando espaço no Brasil. Estes ambientes gastronômicos oferecem uma proposta diferente: consumo de vinhos em taça de diversos países, sem desperdício e proporcionando momentos únicos aos seus frequentadores. O cliente tem a autonomia de escolher e provar diferentes tipos de vinho sem precisar comprar uma garrafa específica.
 
“Nosso sistema de disponibilizar o vinho é democrático, por exemplo, em um grupo de amigos, eles não precisam escolher o mesmo vinho, cada um pode consumir o vinho que melhor lhe agrada e que harmonize com o tipo de prato que decidir degustar”, revela Felipe Pan, franqueado do Vino Al Mare, em Balneário Camboriú.
  
É comum que os vinhos tintos encorpados tenham uma presença maior no inverno, graças à sua estrutura. Os brancos, geralmente, trazem uma sensação de frescor, sendo menos solicitados em dias de temperaturas baixas – porém, não é impossível combiná-los.
 
“Escolher um bom vinho para o inverno é uma tarefa simples, já que a grande maioria das variedades pode ser muito bem apreciada durante o período de baixas temperaturas. Explore rótulos diferentes, harmonize bebidas e receitas especiais para aproveitar a estação. E independente da sua escolha ser tinto, branco ou rosé, o que vale é o seu gosto pessoal. Qualquer momento pode ser um bom momento se soubermos como desfrutá-lo”, explica Zanette.
 
Com um conceito que une loja de vinhos com wine bar a rede Vino chega a 30 unidades e expectativa de fechar 2022 com 40 lojas. Desta forma, tornou-se referência na cultura enogastronômica no país. O Vino já está presente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerias, Espírito Santo, Bahia e Distrito Federal.
 
As unidades do Vino chamam a atenção por contarem com uma curadoria cuidadosa na seleção dos vinhos. “Respeitamos e admiramos os vinhos das grandes indústrias, mas no Vino nossa ênfase é nos pequenos produtores familiares”, conta Zanette.
 
Grande parte dos vinhos comercializados no Vino é da importadora própria. Porém, também são disponibilizados catálogos de outras empresas. No total, as prateleiras abrigam uma média de 400 rótulos diferentes, de 14 países.
 
 
Vino Balneário Camboriú / @vinobalneario
Passeio San Miguel
Av. Brasil 3322 - loja19
Aberto de terça a domingo
 
Vino Floripa / @vinofloripa
Square SC
Rod. José Carlos Daux, 5500 – loja 22
Aberto de segunda a sábado
 

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página