“Unir os sentidos ao brindar através do tempo”.
Este é o propósito do Museu
da Cerveja de Blumenau (SC) que será reaberto ao público no final
do primeiro semestre. Assim como o posicionamento estratégico, que valoriza as
pessoas envolvidas no processo, o projeto de marca integrou profissionais de
arquitetura, negócios, comunicação e turismo em um processo co-criativo. A
iniciativa trará uma experiência de visitação inédita para a capital brasileira
da bebida, está sendo apresentada para parceiros de negócios na Feira
Brasileira da Cerveja, que vai até dia 6 de maio, no Parque Vila Germânica.
Toda a construção visual e conceitual do Museu da
Cerveja, assim como a experiência de visitação, foi desenvolvida pela Glück,
uma empresa focada em criar felicidade através do design. Iniciado em abril de
2021, o estudo e desenvolvimento da marca e experiência, integrou pesquisas
qualitativas e quantitativas com o objetivo de acolher diferentes públicos.
Na identidade visual do espaço estão representados
quatro aspectos fundamentais para a construção da nova experiência turística: a
cerveja, a comunidade, a cultura e a celebração. Tudo isso se reflete em uma
marca que une estes quatro pilares em copos de cerveja dispostos em uma mesa.
A participação no evento, de acordo com um dos
gestores do Museu
da Cerveja, Ulysses Kreutzfeld, é apenas o pontapé de
apresentação do projeto à comunidade e ao mercado cervejeiro. “Há muitas
experiências sendo desenvolvidas e histórias sendo construídas para que a
cerveja seja compreendida pelo que ela realmente é: um aspecto fundamental da
nossa história, do nosso presente e do nosso futuro”, comenta.
Inaugurado em 1996, o Museu da Cerveja tem como
objetivo contar a história da região com a bebida. Em 2021 ele foi concedido a
iniciativa privada. A partir da reabertura, em 2022, o espaço passa a ter 300
metros quadrados de área de exposição.