Blog Top Society - Karla Cruz

Realeza da Festa Nacional do Pinhão brilhará com vestidos de gala "estilizados" por crianças da Escola Mutirão

14/04/2022    Karla Cruz

img/topsocie_blog/8600_post_11991.jpg
Os 20 desenhos criativos e lúdicos de meninos e meninas com idade entre seis e dez anos estarão “estampados” nos trajes especiais das jovens rainha e princesas em seu reinado
A 32ª Festa Nacional do Pinhão já é assunto e teve um verdadeiro “esquenta” na tarde dessa terça-feira (12 de abril), cinco dias depois do concurso que elegeu a sua realeza, coroando a rainha Raíssa Freitas Wiggers; a primeira princesa, Natália Ribeiro Heineck, e a segunda princesa, Caroline Maria de Lima. A recepção calorosa com música, dança, brincadeiras e confraternização, às representantes oficiais da maior festa típica da Serra Catarinense e uma das mais expressivas do Estado de Santa Catarina, aconteceu na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Mutirão, situada no bairro Habitação.
img/topsocie_blog/8600_post_10586.jpg
Os 400 alunos matriculados no 1º ao 5º ano do ensino fundamental, na faixa etária de seis a dez anos, são participantes de um concurso inédito de desenhos, em que os vencedores autores dos 20 mais belos desenhos com os temas “pinhão, araucária (pinheiro) e gralha azul” serão selecionados para a composição do design e layout dos looks que combinam o clássico e o moderno em três vestidos de gala que irão embelezar rainha e princesas da 32ª Festa Nacional do Pinhão ao longo dos 17 dias de programação regional do Recanto do Pinhão Aracy Paim (3 a 19 de junho), e dos dez dias de shows nacionais e demais atrações no Parque de Exposições Conta Dinheiro para lageanos e turistas brasileiros e estrangeiros (10 a 19 de junho). Os trajes serão desenhados e confeccionados pela empresa La Unica Ateliê.
img/topsocie_blog/8600_post_8926.jpg
Como serão os vestidos?
Segredo guardado a sete chaves, mas uma “palhinha” de spoiler pode ser dada: vai ter macramê. E uma certeza já está consagrada: os vestidos deverão hipnotizar as pessoas já na abertura do Recanto do Pinhão Aracy Paim, com cores e detalhes impressionantes em tecido, corte e modelo. A maratona de divulgações em Lages e em outras cidades da região e do Estado já começou logo poucas horas após o concurso.
img/topsocie_blog/8600_post_8557.jpg
O brilho inebriante das coroas, os vestidos de veludo na cor marsala com macramê em movimento, as faixas bordadas e os sapatos com pedrarias fascinaram as crianças Ninguém arredava o olhar.
Ao divulgar o concurso na Escola, o acordeonista e intérprete, Paulinho Guazzelli, e o violonista Victor Colombo, agitaram o público invadindo as salas de aula e o refeitório, local onde a festividade ganhou proporções ainda maiores, com o jingle da Festa - “Do pinheiro nasceu a pinha”, de autoria do comunicador Francisco de Assis (Chico), in memoriam, e com cantigas infantis tocadas na gaita.
O resultado com os 20 desenhos deverá ser conhecido daqui a aproximadamente duas semanas. Será formada uma comissão de membros da Fundação Cultural de Lages (FCL) e da Secretaria da Educação, para análise e avaliação do material.
img/topsocie_blog/8600_post_6228.jpg
Não haverá classificação, todos os 20 serão agraciados com um prêmio ainda a ser definido oficialmente. Porém, a Secretaria da Educação antecipa que livros estão cogitados como premiação.
A produção de desenhos estará intensa por cerca de uma semana e irá servir como inspiração para as estilistas Ana Lopes, e sua mãe, Berenice Omizzolo, da empresa La Unica Ateliê, “arrasarem” nas composições dos vestidos. Estilos do imponente pinheiro, araucária, do famoso pinhão e da bem humorada gralha azul, protagonista no processo de semeadura e abrangência do pinhão, lideram como os elementos preferidos da “criançada” em suas folhas de papel sem laudas, dando uma “pitada” como amostra do que está vindo por aí.
Um palpite misterioso e um documentário
Uma cidade inteira na expectativa. “Nosso trabalho tem de agradar não apenas os organizadores, os profissionais de bastidores. Temos de agradar o público, pois temos a missão de expressar a identidade cultural da nossa região em múltiplos cantos”, pontua a estilista Ana Lopes, explicando de onde surgiu a ideia de desenhos infantis nos vestidos. “Em 2019 viajamos com a realeza em divulgação na Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catariana), em Florianópolis, e ouvi um sopro de dica no meu ouvido: ‘Ano que vem vamos convidar crianças para se entrosarem mais na Festa, partindo dos preparativos’, e daí nasceu o concurso de desenhos.” Um documentário sobre os vestidos está em produção e será apresentado no Teatro Marajoara próximo à data da Festa Nacional do Pinhão. O ingresso terá um cunho social - um quilo de alimento não-perecível.
O poder do veludo
La Unica Ateliê produziu os vestidos de veludo marsala com mangas em macramê usados pela realeza na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Mutirão nesta terça, feitos no tempo recorde de seis horas, anteriormente para a Festa da Cebola em Ituporanga, no fim de semana passado. A empresa ainda confeccionará outras peças para uso em eventos de promoção do evento. Mãe e filha estilistas confeccionam os vestidos da rainha e princesas da Festa Nacional do Pinhão há 13 anos, com alguns intervalos.
Nesta terça-feira (12 de abril), o trio da realeza fez o seu primeiro ensaio fotográfico, à frente das lentes do fotógrafo Hans Peter. O dia a dia da realeza pode ser acompanhado no perfil da Fundação Cultural no Instagram - @fundacaoculturaldelages; na sua página no Facebook: Fundação Cultural de Lages, e nos perfis da rainha e princesas no Instagram@raissawiggers@natiheineck99 e @delima_carolinda.
Pequenos embaixadores da Festa
Apesar de ainda pequenino, mas esperto, Bryan Nathan Borges Coelho carrega a autenticidade do cabelo descolorido, a empolgação e, ao mesmo tempo, um certo nervosismo pela superação de enfrentar um novo desafio. “Eu não acho que desenho bem, não. Mas eu vou treinar e melhorar. Olha meu desenho, que jóia: A araucária, pinha caída, os pinhões, a gralha levando o pinhão para plantar. Fiquei feliz demais por ter essa chance de ver meu desenho espalhado por todo o Brasil, pois a rainha e princesas vão viajar, aparecer na TV, nos vídeos, nos feedsstories e reels das redes sociais.”
Sua colega de sala de aula, a aluna do 4º ano, Isabela Batista Vieira, mostrou, orgulhosa, o seu desenho de uma araucária gigante tomando quase a folha por inteiro. Sobre o concurso? Um forte desejo de ver sua obra nos vestidos da realeza. “Eu achei legal essa novidade de a gente poder ajudar a deixar a Festa do Pinhão ainda mais diferente. Estou com um sentimento de que quero ganhar!” Estes são alunos coordenados pela professora Heloisa Souza Oliveira.
Ter o próprio desenho em vestidos tão requintados não é pouca coisa!
Um movimento de euforia e emoção partilhado entre a realeza e crianças de Lages. “Vocês farão parte da história da Festa Nacional do Pinhão, pois os desenhos produzidos com tanto carinho por vocês estarão nos nossos vestidos e serão vistos por milhares de pessoas. Parabéns por esta conquista, pessoal! Hoje viemos brincar, cantar e dançar com vocês. É dia de festa”, confessa a rainha Raíssa Freitas Wiggers.
Manifestação de arte impulsionada pela prefeitura para cidadãos responsáveis pelo futuro do município. A secretária da Educação, Ivana Michaltchuk, estava na comitiva de visita à Emeb Mutirão. “As unidades de ensino da rede pública municipal sempre trabalharam a Festa Nacional do Pinhão nestes tempos que antecedem a realização do evento, com exceção dos últimos dois anos, em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A retomada foi de alegria e esperança. As crianças da Emeb Mutirão estão maravilhadas. A estreia do concurso de desenhos para os vestidos em 2022 foi um sucesso. Desejamos boa sorte aos nossos artistas.”
Crianças contentes, agenda repleta de compromissos e uma Lages mais otimista depois da pandemia. O superintendente da Fundação Cultural de Lages (FCL), Gilberto Ronconi (Giba), lembra que a Fundação está atuando de modo acentuado para promover atrações de predileção dos lageanos, e que a empresa organizadora do evento, a Opus Entretenimento, está trabalhando fortemente e contra o relógio para contratar opções atrativas e concorridas no mercado, à altura da exigência dos lageanos.
A marca dos desenhos nos vestidos será um dos pontos altos desta edição. “As crianças amam a Festa e suas famílias apoiaram a notícia desde o início. Os alunos estão dedicados a entregar um desenho construído com paixão e respeito aos nossos valores. Sintam-se acolhidos”, revela Giba.
Projeto Festa Nacional do Pinhão há mais de uma década na Mutirão
O Projeto Festa Nacional do Pinhão é desenvolvido há mais de dez anos na Emeb Mutirão, nas turmas de estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Em 2022, são 400 crianças em 15 turmas, divididas nos períodos matutino e vespertino, enfatizando-se a inclusão educacional e social, com a presença de alunos com deficiência física, Transtorno do Déficit de Atenção (TDA), Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e transtorno de aprendizagem.
De diversificadas metodologias pedagógicas, professores e alunos executam o Projeto por 20 dias, envolvendo todas as disciplinas - língua portuguesa, matemática, história, geografia, ciências e artes, considerando símbolos essenciais para a compreensão da valorização deste patrimônio de Lages - a Festa -, como, o pássaro gralha azul; a araucária; a semente pinhão; o fruto pinha, e a relevância das tradições, da cultura e da história para que as crianças e suas famílias não se distanciem ou se desarraiguem de suas raízes, de sua origem. O encerramento e devolutiva do Projeto estão marcados para o dia 10 de junho (pela manhã e tarde), data de abertura da Festa. A diretora geral, Claudia Belotto, e a auxiliar de direção, Eva Terezinha Caetano Lemos, acompanham o trabalho bem de perto. “Um prazer edificar a cultura pelo conhecimento e pela experiência. Viva as nossas crianças”, vibra a diretora geral.
A criatividade é impulsionada na mente, intelecto e mãos em forma de desenhos; redações; poemas; poesias; letras de músicas; danças; cartazes; maquetes, e ornamentações pelas paredes, salas de aula e corredores desta escola do sistema municipal de ensino. Os educadores “entram no mesmo barco” e aproveitam para instigar a curiosidade e a animação dos alunos com decorações e ilustrações de casais de gralhas bem simpáticos em trajes gaúchos - bombacha, colete, lenço, chapéu e botas, vestido de prenda, penteado com laço de fita e sapatilhas. Claro que não pode faltar a cuia de chimarrão para aquecer o coração de lageanos e visitantes.
Logo após o portão do prédio da Escola, o enfeite com o casal de gralhas e adereços de artigos característicos e inconfundíveis de Lages: Pinhão, araucária, cuia de chimarrão e seus apetrechos, como a mateira, além de moranga e gila.
Eventos promovidos dentro da Escola chamam a atenção de pais, mães e comunidade em geral, e atraem o interesse para a temática Festa do Pinhão. Por exemplo, nesta semana, um brechó beneficente na Emeb Mutirão gerou comentários positivos sobre o Projeto Festa Nacional do Pinhão entre as mães e aguçaram sua vontade em contribuir com o Projeto. Há relatos de que seus filhos estão ansiosos com este “mergulho” em “clima” de Festa e estudam levar elementos de casa para a unidade escolar, como cuias e chapéus. Aliás, o pinhão está no cardápio nutricional da merenda escolar do sistema municipal de ensino, com a culinária de paçoca e entrevero.
Texto: Daniele Mendes de Melo
Fotos: Toninho Vieira      
 
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página