Blog Top Society - Karla Cruz

Porque brincar nas férias é tão importante?

28/12/2021    Karla Cruz

img/topsocie_blog/7883_post_3235.jpg
Especialista reforça a importância no desenvolvimento das crianças. Confira dicas de brincadeiras para o período de verão
Crianças em casa no verão e cheias de energia para brincar e aproveitar a estação mais quente do ano. O período das férias chegou, momento que também marca a retomada de algumas atividades e festividades, em decorrência do aumento da vacinação da covid-19. Mas em meio a encontros e celebrações, como estimular que as crianças vivenciem a experiência das férias e possam brincar com qualidade? 

Para Lucia dos Santos, mestra em educação e diretora do Marista Escola Social Ir Justino, o brincar é antes de tudo uma forma que as crianças encontram para expressar seus sentimentos. “O ato proporciona que elas explorem o mundo à sua maneira, que inventem histórias, personagens, que colecionem materiais diversos e que estimulem a memória”, reforça. 

A importância do brincar livre

Segundo um estudo realizado no ano passado pela Academia Norte Americana de Pediatria (APP), o momento das férias é essencial para o desenvolvimento das crianças. O convívio social, o vínculo com os familiares e o brincar livre contribuem para o retorno das atividades, e até na volta do ambiente escolar. “Explorar dos objetivos, cozinhar com a família, interagir com bonecos e as brincadeiras ao ar livre são ações que tornam o repertório da criança maior e contribuem para sua saúde e bem estar”, reforça Lucia. 

Para um brincar saudável e seguro para as crianças, a especialista dá algumas dicas de atividade para o período:

  1. Criatividade é a palavra de ordem
É claro que usar os brinquedos prontos e comprados também contribui para as atividades das crianças. Mas e se a ideia for produzir os próprios brinquedos? Vale tudo nessa hora, utilizar garrafas pet para um jogo de boliche, ou espaguetes da piscina para um jogo de acertar o alvo, criar casas de papelão ou até um escorregador utilizando uma lona usada. “Proporcionar que as crianças criem seus próprios brinquedos é uma das formas de incentivar a imaginação”, reforça Lucia. 

  1. Crie novos momentos
Algumas vezes os adultos entendem o brincar como processo de utilizar os recursos das crianças, mas um almoço em família também pode ser uma grande brincadeira, por exemplo. Junte as crianças da casa e enquanto os alimentos estiverem sendo preparados, aproveite para brincar criando massinhas, utilizando farinha, juntando os ingredientes em um único pote. O momento de criar uma refeição pode ser uma grande brincadeira. Mas lembre-se de ficar atento à utilização dos itens, e de manter as crianças longe de objetos cortantes e do fogo, por exemplo. 

  1. Dias quentes pedem um refresco
Os dias mais quentes do ano estão chegando e  as crianças também podem aproveitar brincadeiras que envolvam um elemento refrescante: a água. Para esses dias é possível explorar a criatividade, seja preparando sucos ou geladinhos, enchendo a bacia para um banho coletivo nas bonecas, ou até aquele famoso banho de mangueira. “É importante lembrarmos que ainda estamos no meio da pandemia, então manter os cuidados com a hidratação, assim como o uso do protetor solar para continuar protegendo as crianças”, avalia Lúcia. 

Marista Escolas Sociais
Marista Escolas Sociais atende gratuitamente 7700 crianças, adolescentes e jovens por meio de 20 Escolas Sociais, localizadas em cidades de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Os alunos atendidos nas Escolas Sociais têm acesso a uma educação de qualidade e gratuita que vai desde a educação infantil até o ensino médio, além de projetos educacionais e pedagógicos que acontecem no período de contraturno escolar. 
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página