Blog Top Society - Karla Cruz

A importância do feedback como termômetro da empresa

22/12/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/7867_post_535.png
Com o início de um novo ano, toda empresa costuma fazer seu planejamento e traçar as próximas ações. Incluir neste plano o desenvolvimento dos líderes e times pode impactar positivamente no resultado dos  negócios.
 
Uma das principais maneiras de promover o desenvolvimento profissional, tanto para reforçar o comportamento, quanto para dar visibilidade a pontos de melhoria, é o feedback. Ele se torna ainda mais importante se algo não está funcionando. As pessoas precisam ter a oportunidade de ajustar o trabalho e se aperfeiçoar, mas para isso precisam saber que algo deve ser aprimorado.
 
Uma pesquisa realizada pelo Hay Group, com a Universidade de Harvard, avaliou que entre 95 mil líderes, cerca de 50% criam climas desmotivadores contra 19% que promovem locais de trabalho de alto desempenho. Já no Brasil, onde foram entrevistados mais de 3 mil gestores, 63% criam um clima desmotivador contra 12% que criam climas que motivam os colaboradores.
 
Segundo a especialista em desenvolvimento de líderes e equipes e fundadora da Quare Desenvolvimento, Carolina Valle Schrubbe, avaliar o desempenho dos líderes de uma organização é uma das maneiras mais eficientes de entender o nível de maturidade, resultados, conhecimento, comprometimento, motivação e engajamento dos integrantes da equipe. “Analisar a performance e o comportamento dos líderes é fundamental para promover incremento no resultado", destaca.
 
A importância do feedback para as empresas
 
Feedbacks são considerados o ponto chave da gestão de pessoas, além de ser uma das principais ferramentas utilizadas pelos maiores CEOs. Esse canal de comunicação sinaliza se algo está bom ou ruim e apresenta as motivações para realização de melhorias.
 
Uma pesquisa feita pela Harvard analisou características do perfil de 200 CEOs do mundo e constatou que o maior cargo de liderança deve possuir autoconsciência e disposição para ouvir novas ideias de qualquer subordinado.
 
Conheça o feedback 360º
 
O feedback 360º é um excelente instrumento para compreender como o time vê seu líder. De forma anônima, os colaboradores descrevem suas percepções sobre o que o líder já faz muito bem e no que ele pode melhorar, identificando as necessidades prioritárias de desenvolvimento.
 
Esta é uma estratégia de avaliação de desempenho que calibra comportamentos, competências, capacidade de projeção e desenvolvimento. Carolina aponta que o resultado desse processo é um relatório que ajudará o profissional a levar em consideração seus pontos fortes e suas fragilidades para poder se aprimorar profissionalmente. “Quando o líder olha para si e se coloca em posição de aprendizado permanente, recebe o feedback da equipe e implementa mudanças em seu comportamento. Esse aprimoramento gera maior engajamento e resultado financeiro”, descreve.
 
De acordo com Carolina, o feedback 360º pode gerar diversos benefícios para as empresas. Confira alguns:  
 
Melhorar no desempenho: se bem utilizado, este tipo de feedback costuma andar de mãos dadas com uma melhoria no desempenho dos profissionais, permitindo identificar pontos que devem ser trabalhados e faz com que as pessoas se sintam ouvidas.
 
Identificar oportunidades de desenvolvimento pessoal: permite que a pessoa descubra áreas de desenvolvimento e crie um plano personalizado para conquistá-las.
 
Reforçar competências básicas: ajuda a promover os valores da empresa.
 
Identificar e prevenir problemas: antecipar o problema para que ele possa ser resolvido ou atenuado previamente.
 
Aprimorar as relações de trabalho: serve para estabelecer contato com outras pessoas da organização e fortalecer o trabalho em equipe.
 
A especialista reforça que, através de análises de desempenho e feedbacks, é possível aumentar o engajamento e o resultado dos colaboradores. "O Feedback 360 é uma ótima ferramenta que, para ser construtiva, deve ser aplicada por profissional habilitado e com experiência em desenvolvimento de pessoas”, indica.
 
 Sobre a QUARE Organizações 
 
Sediada em Blumenau (SC), a QUARE Organizações tem como objetivo contribuir de maneira financeira e humana para o desenvolvimento de empresas e geração de negócios. Fundada por empresários com grande experiência de mercado, pode atender empresas de pequeno a grande porte em todo o Brasil e no exterior. Saiba mais em: https://quareorg.com
 

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página