Blog Top Society - Karla Cruz

Artista Plástico Joel Nespolo apresenta Transformare no Garten Shopping

13/12/2021    Rosilene Bejarano

img/topsocie_blog/7767_post_5122.jpg

O artista plástico paranaense Joel Nespolo inaugura a exposição Transformare no dia 1° de dezembro no Garten Shopping, na Galeria Picasso, em frente ao Espaço VR.

A mostra reúne 17 telas em diferentes técnicas e tamanhos, onde Nespolo apresenta uma perspectiva diferente sobre a vida, através dessa perspectiva, utiliza elementos que são encontrados na natureza transformando-os em arte.

Com curadoria de Luciano Itaqui, as obras apresentadas em Transformare são em sua maioria composições criadas em madeira, em diferentes procedimentos, nesta mostra Joel apresenta uma série de obras que trazem leveza e encantamento ao público, com cores e paisagens que transmitem alegria e esperança.

Segundo o artista o primeiro passo é uma "caça ao tesouro" até encontrar as madeiras certas. Depois, inicia-se um trabalhoso processo de marcenaria para limpar, lixar e cortar as peças. Só depois deste tratamento é possível revelar a cor da madeira, visualizar a montagem dos quadros e painéis, e projetar composições, cores e formas.

Cada obra conta uma história, todas trazem uma mensagem ,e mesmo as abstratas em madeira e vidro também trazem suas reflexões, a exemplo da obra “Addio” que traduzindo do italiano significa “despedida”, a ideia para esse trabalho surgiu após a morte da mãe de Nespolo, que ao ir limpar o quintal da casa de sua falecida mãe, uma semana após perdê-la, encontrou as madeiras que compõem a obra. Já a obra “Tranformare”, é uma composição de tinta acrílica sobre vidro, apresentando vários elementos que podem ser identificados pelo visitante, “é a vida em transformação”, destaca o artista.

Nespolo nos apresenta a prova de sua visão permitindo-nos contemplar as suas criações inovadoras e vermos através da sua óptica, considerando que a arte possui diversas linguagens, sendo ela a maior fonte de comunicação e expressão que une povos e culturas.

O curador da exposição e produtor cultural Luciano Itaqui, destaca que a madeira utilizada por Joel na maioria de suas obras, é um plano de fundo para falar sobre sustentabilidade e sobre nossa relação com o meio ambiente “ Joel transforma em obra de arte toda madeira que encontra na natureza, retratando países que visitou, e também a natureza com cores vivas em um entalhe pontual, para as obras em metal escovado, as madeiras em sua maioria  são compradas, aumentando ainda mais a beleza e a qualidade de seus trabalhos.”. Luciano ainda ressalta que todas as obras estão disponíveis para venda.

img/topsocie_blog/7767_post_14715.jpg


Pensando em todas as medidas preventivas para que a saúde e segurança dos visitantes sejam zeladas o Garten Shopping está seguindo todos os protocolos de segurança.

Joel Nespolo, artista plástico, natural de Santo Antônio da Platina/PR, seu talento se mostrou desde os tempos  de colégio, participando de uma mostra para novos talentos em Garça/SP. Desde 2008 dedica-se exclusivamente a arte. Sua técnica é diversificada utilizando várias formas de expressão, como pintura, gravura,  desenho e escultura, empregando diferentes materiais e possibilitando as pessoas usarem a imaginação, fazendo uma leitura de sua obra.
O artista já expôs seus trabalhos na Itália,  quando participou da mostra Emotions of the world, que ocorreu no Castelo Douglas Scott, em Fombio, e na Galeria Spazzio Rosso Tiziano, em Piacenza.

Serviço: Exposição Transformare do artista plástico Joel Nespolo, com Curadoria de Luciano Itaqui.
 
Garten Shopping, Galeria Picasso, em frente ao Espaço VR, visitação até dia 03 de janeiro.

Fonte: Luciano Itaqui
Foto: Divulgação 

img/topsocie_blog/7767_post_6912.jpg
img/topsocie_blog/7767_post_963.jpg
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página