Presente
em diversas cidades no país, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e
Investimentos (Apex-Brasil) seleciona pela segunda vez o Instituto Nacional de
Inovação e Tecnologia (INAITEC), localizado em Palhoça, para ser a entidade
executora de toda a região da Grande Florianópolis.
Expandir os negócios e conquistar novos
clientes em outros países nem sempre é uma tarefa fácil para pequenos e médios
negócios. O INAITEC consciente deste desafio que faz parte da vida de muitos
empreendedores acaba de concretizar acordo com a APEX Brasil e irá qualificar e
capacitar empresas da Grande Florianópolis para a entrada no comércio exterior.
“Não haverá custo para as empresas
participarem do programa. Contrataremos 11 bolsistas que auxiliarão no processo
de exportação, seja por meio de treinamentos, workshops ou qualificações
individuais com a finalidade de habilitar as empresas ao mercado externo”,
revela Diego Chierighini, diretor
executivo do INAITEC.
Todo o acompanhamento
necessário será dado pelo INAITEC que auxiliará na implantação dos
pré-requisitos para que as exportações aconteçam de forma planejada e segura e
também para acesso ao mercado externo.
Várias são as
vantagens para as empresas que desejam internacionalizar seus produtos ou
serviços. Os ganhos vão desde aquisição de experiência internacional e ganho de
produtividade, até melhoria na qualidade de produtos ou serviços oferecidos no
mercado interno ou externo.
“As marcas ganham
valor e as empresas ficam menos dependentes do mercado interno quando optam em
também atenderem outros países”, diz Diego.
Para alcançar os objetivos, a Apex-Brasil
realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as
exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como
missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de
empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores
estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva
brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo
fortalecer a marca Brasil.
“Com esta parceria acreditamos em um
aumento significativo das exportações de empresas de nossa região. Prevemos
atender 200 empresas e, ter pelo menos 130 delas exportando nos próximos 02
anos”, conclui Diego.