Blog Top Society - Karla Cruz

FG BIG WHEEL PROPORCIONA NOVA EXPERIÊNCIA A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

08/12/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/7725_post_2786.jpg
Quatro instituições da região de Balneário Camboriú visitaram a roda gigante neste dia 06 de dezembro para celebrar a 11a edição do Dia Nacional da Pessoa com Deficiência. Durante todo o dia dezenas de crianças, jovens e adultos aproveitaram para sentir a emoção de passear às alturas. Fernanda Borges de 11 anos, ficou tão feliz com a oportunidade de estar a 82 metros do nível do mar, que fez uma dancinha dentro da cabine da roda gigante. Segundo a mãe Josiane Borges, a filha deficiente visual, sempre dança quando está muito contente. “Eu estou adorando, aqui em cima é muito legal”, falou Fernanda durante o seu primeiro giro na roda gigante.

Para a secretária escolar da ADVIR, Associação dos Deficientes Visuais de Itajaí e Região o passeio vai ficar gravado na memória dos
participantes como um dia de muita alegria. “Pudemos ver a felicidade de cada um, desde os mais velhos aos mais novos que voltaram a ser criança com aquele friozinho na barriga que não sentiam há muito tempo. Agradecemos à FG Big Wheel por proporcionar esse momento e ter acolhido nossos associados e equipe.”
img/topsocie_blog/7725_post_9448.jpg
img/topsocie_blog/7725_post_4401.jpg
A celebração deste dia especial tem como objetivo promover debates e reflexões acerca de pessoas com deficiências, conscientizando para a necessidade de oportunidades iguais a todos. A ação do SINDEPAT, Sistema Integrado de Parque e Atrações Turísticas, tem apoio da ADIBRA, a Associação Brasileira de Parques e Atrações, e até dia 10 de dezembro vai envolver mais de 20 empreendimentos no Brasil. A expectativa é que mais de 60 instituições sejam atendidas e cerca de 10 mil pessoas com deficiência e seus acompanhantes participem das visitas. 

“Essa ação sempre nos emociona. Depois da interrupção de um ano em sua realização, ficamos muito felizes quando percebemos o rápido engajamento dos parques e atrações na participação deste ano, especialmente entre os novos associados, que participaram pela primeira vez da ação, como a roda gigante de Balneário Camboriú, nossa associada desde a sua inauguração há um ano”, diz a presidente executiva do SINDEPAT, Carolina Negri.

RODA GIGANTE ACESSÍVEL

Outra instituição que participou da ação na FG Big Wheel foi o Instituto Catarinense de Esportes para Deficientes. O paratleta do ICED, Ezequiel da Luz Geraldo, participou da ação e se surpreendeu com a acessibilidade do complexo da roda gigante. “Quero agradecer a FG Big Wheel por nos proporcionar um dia maravilhoso e cheia de emoções, onde numa ação inclusiva uniu várias associações de pessoas com deficiência. Quero parabenizar à roda gigante pela total acessibilidade que atende muito bem as necessidades das pessoas com deficiência fazendo desse ponto turístico um lugar inclusivo e um exemplo de amor ao próximo”, elogiou o atleta da natação e handebol em cadeiras de rodas.

Gévelyn Cássia Almeida, presidente do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência, enfatiza que é muito gratificante ter uma semana especial para sensibilizar a sociedade a respeito da causa e mostrar que a inclusão pode acontecer com uma pessoa com deficiência ou não. “Foi extremamente importante fazer esse passeio e ter um empreendimento em Balneário Camboriú, com total acessibilidade, segurança e autonomia para transitar sem nenhum tipo de limitação. Foram momentos únicos e a gente só tem a agradecer a todos. Que possamos trabalhar mais contextos inclusos como esses”, relatou Gévelyn que também representa o ICED e é professora de educação física de esporte adaptado.

Alunos e associados da AFADEFI, Associação de Apoio às Famílias com Deficientes Físicos de Balneário Camboriú e da APAE, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Balneário Camboriú, também participaram da ação na FG Big Wheel.

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página