Blog Top Society - Karla Cruz

Cerveja Artesanal é destaque na agenda de Turismo de Lages

07/12/2021    Karla Cruz

img/topsocie_blog/7706_post_8163.jpg

O setor cervejeiro na serra catarinense tem surpreendido o mercado com ampliação da sua capacidade de produção, ideias inovadoras e ampliação da cadeia produtiva do lúpulo. Atualmente são nove cervejarias em Lages
Nos dias 4 e 5 de dezembro foi realizado no Lages Garden Shopping, mais uma edição do Beer Serra Festival, o maior evento de cerveja artesanal da serra catarinense. Sucesso de público, atrações e gestão ambiental, com lixo zero foram marca do evento.
img/topsocie_blog/7706_post_6809.jpg
O evento foi uma realização da ACIL juntamente com o núcleo cervejeiro (NUCERV) que contempla as cervejarias: Bier Letti, Eiswasser, Embaixada Bar, GuedBeer, Cervejaria L’jaica, Princesa da Serra, Serena Brew e União Serrana. O evento contou com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo.
img/topsocie_blog/7706_post_6408.jpg
O secretário Álvaro Mondadori Joinha, destaca o exemplo do lançamento da cerveja “Toda Nossa” com ingredientes de Santa Catarina e o lúpulo utilizado da agricultura familiar da região serrana. “Tivemos na semana passada a primeira colheita de cevada na região. Lages é pioneira na produção de cevada para a indústria cervejeira”, salienta o secretário.
img/topsocie_blog/7706_post_9269.jpg
Rota Cervejeira
A Rota Cervejeira da Serra Catarinense é uma realidade. Uma das mais completas experiências em turismo cervejeiro de Santa Catarina, já pode ser experimentada com diferentes opções de itinerários. Foi o que caracterizou o lançamento oficial deste produto realizado na noite desta segunda-feira (06), no Mercado Público Municipal.
img/topsocie_blog/7706_post_1895.jpg

Com a presença do vice-prefeito Juliano Polese, do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Álvaro Mondadori Joinha, da deputada federal Carmen Zanotto, prefeita de Palmeira Fernanda Córdova, presidente do Conselho de Turismo da Serra Catarinense – Conserra, Eliseu Farias, coordenador regional do Sebrae, Altenir Agostini, empresários e convidados, foram apresentadas as empresas que integram a rota, bem como seus produtos.
O empresário da Agência Wtur, Márcio Werner, falou as opções de tour do “Campo ao Copo” abordo do Bus Beer, um ônibus da cervejaria União Serrana, adaptado e equipado com shop. Os roteiros partem todos do Mercado Público, sempre aos sábados pela manhã.
O trajeto opcional passa pelas cervejarias artesanais e faz um city tour cultural e panorâmico por pontos como catedral, museu, prédios históricos e parques. Uma das rotas vai até o município de Palmeira, na VG Hoppery, onde é cultivado lúpulo.
Os preços variam a partir de R$ 90,00 por pessoa. 
Produção e números das fábricas cervejeiras de Lages
Com dados das cervejarias de Lages e pesquisa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Lages, estima-se que a produção na serra catarinense esteja a 63.217 litros mês. Através desta pesquisa de dados e com projeções de expansão através dos novos investimentos dos empresários e principalmente as recentes fusões de algumas marcas, para 2021 estima-se uma expansãona produção para  102.579 litros mês, que resultará uma produção anual de mais de um milhão de litros de cerveja artesanal em Lages para o próximo ano. “Todas estas ações acontecem com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Lages principalmente na articulação do coletivo de cervejarias e atualmente segue na consolidação da Rota Cervejeira, como um produto turístico para região de Lages”, explica o secretário Álvaro Joinha.
Informações: Oneris Lopes Amures / Assessoria de Imprensa Beer Serra e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo Lages de Lages
Fotos: Jenni Thomaz e Henrique Beling
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página