Blog Top Society - Karla Cruz

IR Solidário: Organize seu final do ano e faça uma doação

07/12/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/7700_post_10693.jpg
O último mês do ano representa o encerramento de ciclos, é cercado de celebrações, férias escolares e momentos com toda família. Atividades que, se realizadas com planejamento financeiro, podem trazer um pouco mais de tranquilidade e também a oportunidade de praticar a solidariedade, beneficiando quem mais necessita. Até 30 de dezembro, os contribuintes podem destinar até 6% do Imposto de Renda para Organizações Sociais, sem gastar um centavo a mais por isso. 
 
Ao separar um tempo para se organizar financeiramente, você pode fazer o bem e beneficiar diretamente comunidades afetadas pela pandemia. As doações podem ser feitas por aqueles que optam pelo formulário de modelo completo na hora da declaração. A simulação é feita calculando o potencial de doação baseado na declaração do ano anterior. 

“No cenário atual, com adversidades ainda provocadas pela pandemia, crise econômica, insegurança alimentar, entre outras, é fundamental que os brasileiros saibam que podem destinar seu dinheiro para projetos que proporcionam transformações na vida de muitas pessoas. Esse dinheiro, que já iria para o governo de qualquer maneira, será destinado a uma instituição que ele escolher”, reforça Rodolfo Schneider, gerente de engajamento e mobilização de recursos do Marista Escolas Sociais. 
 
Organização é a palavra de ordem
 
Se organizar financeiramente contribui para que o término do ano aconteça com um pouco mais de tranquilidade. “É comum que as pessoas liguem o Imposto Solidário com o período de declaração nos meses de março a abril, mas é importante lembrar que no final do ano é que atingimos a maior totalidade com o potencial máximo de 6%. Segundo dados da Receita Federal, menos de 3% das pessoas fazem essa destinação”, reforça Schneider. 
 
Para organizar seus gastos e praticar a solidariedade no final do ano. Confira algumas dicas do especialista:
 
Faça orçamento dos presentes
A vontade de sair comprando o primeiro item que você encontra e tem a cara daquele familiar ou amigo é grande, né? Mas nem sempre é a melhor opção. Fazer uma lista com antecedência e conferir os preços tanto em lojas físicas quanto na internet pode garantir uma economia valiosa para o final do ano. 
 
Evite o acúmulo de dívidas  
Nem sempre é uma tarefa fácil diante das incertezas econômicas, mas é bom lembrar de, se possível, evitar parcelas longas e a utilização do crédito, caso não tenha meios para pagar as faturas. 

Utilize a calculadora online para conferir quanto você pode doar
Além de um ato de solidariedade, a doação de parte do Imposto de Renda faz parte da cidadania. Com a intenção de explicar o passo a passo para efetuar uma doação via Imposto de Renda, o Marista Escolas Sociais, que atende mais de 7 mil crianças, adolescentes e jovens em 19 Escolas e Unidades Sociais localizadas em áreas vulneráveis nos Estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina, disponibilizou informações para apoiar o contribuinte a identificar qual é o seu potencial de doação. 

Para acessar, a pessoa deve ter o recibo da sua última declaração,checar o valor do seu imposto devido e acessar o site impostosolidario.org.br.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página