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Como o reposicionamento de marca fez o Grupo Linear crescer 30% nos últimos anos

04/12/2021    Gustavo Siqueira

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Referência no mercado e pioneiro no desenvolvimento de ralos lineares no Brasil, o Grupo Linear tem uma década de atuação e quatro marcas no portfólio: a Domíni Pro, com modelos para ambientes corporativos e comerciais, a Elleve, com peças de alto padrão e diferenciais de tampa, tamanhos e cores, a Novii, que une qualidade e versatilidade para a pulverização de produtos em home centers do país, e a Top Max, recente aquisição de uma empresa paulista especializada em sistemas de escoamento com foco em construtoras, que veio para agregar ao portfólio de grelhas, canaletas e ralos mais populares. Atualmente, além do Brasil, o grupo está presente em outros nove países da América Latina. Para chegar nesse patamar, diversas frentes foram alinhadas e uma delas estava relacionada à comunicação. Afinal, com diferentes produtos e públicos-alvo, como identificar e conversar com cada um deles de maneira assertiva?

Em 2018, a empresa iniciou o processo de rebranding ao lado da Ultra Agência. Foram avaliações, estudos e remodelamentos que trouxeram ao Grupo Linear uma evolução exponencial. “Após o reposicionamento, podemos mencionar uma média de crescimento de 30% nos últimos anos. Passamos a entender mais sobre o mercado e o que cada público procura e, assim, percebemos que estamos atingindo cada vez mais pessoas de diversos estados brasileiros e outros países”, comenta Regina Sardanha, CEO do Grupo Linear.

Nesse rebranding foi onde aconteceu uma das principais mudanças, o nome da empresa, que passou de Ralo Linear para Grupo Linear, com o nascimento de três marcas distintas, com públicos e objetivos diferentes. “Foi feita uma pesquisa de mercado através do marketing de dados, analisamos, estudamos e, então, passamos a ter a marca Elleve, com proposta de valor que já vinha dentro do Ralo Linear e que se chamava Ralo Linear. Continuamos, inclusive, usando as mesmas características de produto para não perder a identidade. Criamos a Domíni Pro, que é uma parte de engenharia, e também um novo share, uma nova possibilidade que foi a marca Novii, que veio com uma base de opção mais para o popular para ganhar ainda mais mercado” explica Telma Gadotti, especialista em Comunicação e Negócios e proprietária da Ultra Agência.

No trabalho em parceria com a Ultra Agência, foi pensada em uma estratégia multicanal, tendo como foco a marca, o produto e o consumo. “Estudamos e trabalhamos para antecipar o que está por vir e, assim, ter sucesso. E isso continua, sempre. É necessário estar atento e sempre seguir nesse movimento estratégico. Hoje, as alterações no mercado e no gosto dos clientes são rápidas, e o nosso trabalho é essencial para ajudar a identificar isso. Ser alinhado com o cliente, sentar e obter boas conversas de valor, faz com que possamos oferecer um trabalho completo de marketing. E ver os resultados de crescimento é recompensador e mostra que nosso trabalho em conjunto é a chave disso”, ressalta Telma.

O Grupo Linear foi eleito uma das marcas mais lembradas por lojistas do setor de construção no Brasil, ficando entre as três companhias mais renomadas do país na edição de 2021 do prêmio Top Of Mind do Grupo Revenda. E para 2022, novas estratégias já estão sendo trabalhadas e colocadas em prática. Ao lado da Ultra Agência, a empresa já iniciou uma análise da recém-adquirida Top Max, criando um novo manual para deixar a comunicação mais assertiva, de acordo com o público-alvo. “Estamos trabalhando em uma campanha de comunicação que abrangerá todas as marcas do grupo. Ela será adaptada para público interno e externo, tendo sua vigência até o fim do próximo ano”, finaliza Telma.
  
R. Holanda, 137, Sala 103, Centro, Timbó (SC)
 

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