Blog Top Society - Karla Cruz

Equipe de robótica de Blumenau conquista vaga nas finais de torneio nacional

16/11/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/7478_post_7015.jpg
A FRC é uma competição internacional com robôs construídos a partir de peças em escala industrial, que chegam a pesar até 56 quilos. É uma das competições com maior prestígio internacional, com aproximadamente 8 mil equipes em todo o mundo. É a primeira vez que um torneio da FRC acontece no Brasil, sendo conduzido de forma virtual por conta da pandemia.

A cada ano, um novo desafio é proposto às equipes. No desafio desta temporada, o robô deve coletar e arremessar bolas (18 cm diâmetro) em um alvo a uma altura de 2,5 metros enquanto se desloca por uma arena de 50m2 – ora de forma autônoma, ora movimentado por controle remoto.

Além da mecânica e da programação do robô, os estudantes são avaliados em critérios que envolvem administração, marketing, empreendedorismo e valores comportamentais. A equipe TechMaker Robotics é pioneira no Vale do Itajaí e está participando desta competição pela primeira vez. Os 10 integrantes do time são alunos do Ensino Médio de diferentes escolas e participaram de um processo seletivo para ingressar no projeto, que acontece no contraturno escolar dentro do Espaço de Educação Maker.

O robô construído pela equipe utiliza mecanismos mecânicos, elétricos e pneumáticos feitos especificamente para a competição, além de ter partes customizadas em madeira, plástico e metal. As peças customizadas foram desenhadas pelos próprios estudantes através de programas de modelagem digital e fabricadas utilizando ferramentas como a cortadora a laser e a impressora 3D.  Os estudantes são orientados por dois técnicos, Bolivar Fernandes e Johnny Dreher, além de receberem mentoria e apoio de empresas da região e de profissionais de diferentes áreas.

A final acontece online no dia 7 de dezembro com transmissão ao vivo para todo o Brasil. Mais informações no Instagram da equipe: @techmaker.robotics
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página