Blog Top Society - Karla Cruz

Atividades manuais auxiliam no desenvolvimento das crianças

21/09/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/6959_post_6702.jpg
O mundo tão conectado e imediato, com uso excessivo de telas e estímulos por todos os lados, tem provocado efeitos negativos no comportamento e saúde mental de todos, especialmente de crianças. Ansiedade, depressão e estresse são alguns deles. Por isso, existe um movimento de resgate a atividades simples que possam envolver mais os pequenos em processos que incentivem a criatividade e o desenvolvimento motor, cognitivo e social, provocando bem-estar. E as artes manuais estão nessa lista, pois podem auxiliar a seguir num estilo de vida mais saudável.
 
De acordo com Rafael Gustavo de Liz, psicólogo e professor de psicopatologia da Uniavan, é necessário que escolas, centros de educação infantil e famílias possam contribuir para a criação de ferramentas que estimulem o desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas. Esem dúvida, o artesanato é um caminho bem positivo. “Os trabalhos manuais, que envolvem a motricidade fina, como fazer crochê e tricô, trazem inúmeros benefícios para as crianças e para os familiares, com um viés lúdico. Os adultos responsáveis que partilham e se envolvem nesse tipo de prática com as crianças fortalecem a relação entre gerações, a partir de uma atividade de cunho pedagógico, que proporciona um momento de lazer e de diálogo com a criança”, explica.
 
A pedagoga Leidyanne Foster compartilha da mesma opinião. Ela é idealizadora de projetos que reúnem artes, manualidades e sustentabilidade, entre eles o @contoemlinha. Ela defende um propósito de vida com um olhar mais leve, uma conexão sem pressa com o natural, que permita compreender o processo das coisas, como costurar, vivenciar o tempo, lidar com a ansiedade em terminar, persistir, observar e saborear algo feito pelas próprias mãos. “Percebo que o tempo para as coisas é algo que precisamos cultivar nas crianças. Isso tem a ver com o processo, de onde vem, para o que pode servir, para onde vai, qual o impacto disso... E ao estimular as crianças a praticarem atividades manuais, oferecemos benefícios como concentração, imaginação, criatividade, controle da ansiedade, controle da respiração, coordenação motora fina, agilidade e sensibilidade para com o todo, incluindo as pessoas”, pondera Leidyanne.
 
img/topsocie_blog/6959_post_7982.jpg
img/topsocie_blog/6959_post_6158.jpg
Pensando nesse resgate ao manual, em envolver as crianças para que construam seu próprio brinquedo e participem de cada processo, e também para criar momentos de interação e diversão, a Made by You, que comercializa kits handmade, desenvolveu a coleção Bando, composta por quatro modelos de kits de amigurumis: urso, coelho, sapo e gato. “Os amigurumis encantam adultos e crianças, por isso, criamos a Bando, uma coleção com quatro amigurumis idealizados para proporcionar oportunidades lindas de conexão entre gerações, trazendo todos ao momento presente e criando a possibilidade de oferecer mais afeto ao presentear”, conceitua Luana Geiss, do marketing da Made by You.
 
O amigurumi por si só é uma técnica japonesa que reúne o lúdico, divertido e fofo. “Pensamos em proporcionar uma experiência no fazer junto com a criança, para que ela perceba todas as etapas da construção do brinquedo e se realize com a criação de um item feito por ela mesma, para ser o melhor amigo na hora de brincar e também para servir de decoração”, comenta Andreia Camilo, do marketing da Made by You.
 
O psicólogo e professor da Uniavan reforça, ainda, que privar experiências sensoriais às crianças traz um alto risco de ansiedade, estresse e um linear de frustração muito baixo. “O trabalho manual proporciona essa oportunidade do fazer, errar, recomeçar. E isso é extremamente importante para estimular as habilidades cognitivas e emocionais que vão refletir no desempenho escolar e também, futuramente, no âmbito profissional. Isso porque essas atividades estimulam a parte criativa, lógica, matemática, resiliente e de coordenação, características que, com um mundo tão tecnológico, acabam sendo pouco ou quase nada desenvolvidas, pois está tudo pronto, é fácil e descartável. Não é raro hoje em dia notarmos as disfuncionalidades cognitivas, ou seja, crianças que são alfabetizadas precocemente e não conseguem correr porque não praticam brincadeiras ao ar livre que estimulem essa atividade física, ou ainda, que sabem ligar o computador mas não são capazes de recortar figuras numa revista ou enrolar bola de papel crepom”, enfatiza Rafael.
 
Que tal resgatar uma atividade presente em tantas gerações e vivenciar esse momento com uma criança? Já se sabe que são inúmeros benefícios tanto para os pequenos quantos para os adultos que supervisionam. Confira algumas possibilidades da coleção da Made by You para construir ponto a ponto bonecos fofos e que podem transmitir tantos significados afetivos.

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página