Blog Top Society - Karla Cruz

Rota da Cultura: Som, Cena e Corpo lança publicação informativa sobre o projeto

16/07/2021    Henrique Harmonia

img/topsocie_blog/6281_post_14754.png

Mantendo a ideia de estudos coletivos sobre obras, educadores e jovens participaram de seis horas de oficinas e estudos online sobre as artes do espetáculo

Para apresentar os contextos e estudos reflexivos realizados durante o Rota da Cultura: Som, Cena e Corpo, a Aymberê Produções Artísticas lança a publicação intitulada de Som, Cena e Corpo, com texto assinado por Maurício Ayer e Beatriz Rangel. O material pode ser conferido no aplicativo Issuu por meio do link: https://issuu.com/aymbereproducoes/docs/publica_o_final_4.


O projeto inicial contemplava um programa de visitas culturais, onde os participantes pudessem assistir coletivamente a espetáculos de música, dança e teatro combinando com a experiência de oficinas.  Segundo Patrícia Ceschi, diretora da Aymberê Produções Artísticas, responsável pela gestão do Rota da Cultura: Som, Cena e Corpo, por conta da pandemia de Covid-19 a estratégia foi repensada e o contéudo adaptado para o online.


A nova formatação virtual foi a maneira possível de realizar o projeto, integrando os alunos e educadores e mantendo a ideia de coletividade. “Conseguimos acessar pessoas que não poderiam se juntar a nós presencialmente, de outras cidades e Estados do nosso país. Fica um legado de muito aprendizado e uma oportunidade única a qual vivenciamos em sua forma plena”, comenta Patrícia.


Idealizado em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e Viação Cometa, que por alguns anos desenvolveram projetos especiais elaborados para o Parque de Vila Maria, bairro da zona norte de São Paulo, nessa edição o Rota da Cultura atendeu educadores da rede pública e privada de ensino e jovens com mais de 16 anos interessados nas artes do espetáculo.


No total foram realizadas seis oficinas, com participação de 150 educadores e jovens, e nove transmissões ao vivo com entrevistas com artistas convidados sobre os temas música de concerto, ópera, dança e teatro e uma com conteúdodo especial sobre acessibilidade nas artes.


As transmissões estão disponíveis no Youtube da Aymberê Produções. Entre os convidados especiais, destacam-se Emmanuele Baldini, spalla da OSESP, Adriana Schincariol, violista e professora da EMESP Tom Jobim, Cléia Mangueira, realizadora do Ópera na Escola, Márcio Greyk, diretor e intérprete do Grupo Zumb.boys, e Jé Oliveira, diretor da peça Gota D´Água {Preta}. Confira aqui todas as lives no próprio site da Aymberê Produções Artísticas (https://aymbere.com.br).


Sobre a Viação Cometa
A Viação Cometa, empresa integrante do grupo JCA, protagoniza uma história de 68 anos de sucesso no transporte de passageiros. Atualmente conta com cerca de 600 ônibus em sua frota patrimonial, 2.400 colaboradores e mais de 14,5 milhões de pessoas transportadas ao ano. Está organizada em 6 Filiais Regionais, distribuídas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais.


Sobre o Instituto JCA
O Instituto trabalha na perspectiva de que a desigualdade social é uma questão a ser superada para a constituição de uma sociedade melhor. Para isto, escolheu atuar nas áreas de educação e cultura, com projetos que melhorem as oportunidades para os jovens e os projetam para um futuro com mais possibilidades de escolha. O IJCA lidera, junto com outras organizações públicas e privadas, um movimento para qualificar as políticas de educação na Região Metropolitana Leste Fluminense do Rio de Janeiro e atua nos últimos dois anos na expansão de projetos incentivados concatenados às áreas da cultura e do esporte na cidade de São Paulo, em especial, para os jovens moradores do Parque Vila Maria.


Sobre a Aymberê Produções
Fundada em 2010, a Aymberê Produções Artísticas propõe projetos de arte e cultura originais que buscam aproximar linguagens artísticas contemporâneas, questionamentos pertinentes e transformação sociocultural para os mais diversos públicos. O portfólio abrange produções nacionais e internacionais e elaboração e gestão de projetos culturais inéditos. Desde 2016, a Aymberê trabalha principalmente na criação e desenvolvimento de projetos junto a empresas. Mais informações: www.aymbere.com.br

(Fonte: JuAl Comunicação / Foto: Divulgação)
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página