Blog Top Society - Karla Cruz

Viacredi levará informação sobre saneamento básico e água para os cooperados

08/07/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/6190_post_1362.jpg
Uma solução financeira que já levou água potável e saneamento básico a mais de 36 milhões de pessoas no mundo passa a atuar no Brasil em parceria com a maior cooperativa de crédito em número de cooperados do país. A Viacredi firmou um contrato com a Water.org, organização norte-americana sem fins lucrativos que já atua em 17 países da Ásia, África e América Latina. A organização foi fundada pelo ator Matt Damon e pelo engenheiro Gary White.
 
O ato solene que deu início a parceria aconteceu na última quinta-feira (1º), em uma vídeo conferência que contou com a presença da diretoria da Viacredi e de Rachel Overton, diretora global de operações da Water.org.

Chamado pela Viacredi de Saneamais, a nova solução concederá empréstimos acessíveis para a melhoria das condições de estruturas físicas como banheiros, esgotos e fossas. O valor disponível será de até R$ 15 mil por cooperado e poderá ser adquirido a partir de setembro de 2021.

O grande destaque da parceria, no entanto, está nos programas de educação para o saneamento básico e os cuidados relacionados à água. Além de ter um time dedicado a essas ações, a Viacredi trabalhará na construção de um ecossistema que alie a chegada de informação para as pessoas, a orientação sobre as boas práticas em ambientes públicos e privados, o acesso ao crédito para realização das alterações estruturais necessárias e a prestação de contas, que dará transparência a todos estes processos.
 
De acordo com o presidente do Conselho de Administração da Viacredi, Sérgio Cadore, a parceria é motivo de orgulho para o sistema cooperativista brasileiro. “Ao recebermos o aval da Water.org, comprovamos que a nossa atuação voltada para as pessoas e atenta às suas necessidades, está alinhada com o que pensam grandes movimentos globais. Aproximar uma organização com o potencial de transformação é motivo de muito orgulho”, afirma. Ele adiciona ainda, que este programa está alinhado com dois princípios cooperativistas: levar informação, educação e orientação para as pessoas e interesse na comunidade, contribuindo para o seu desenvolvimento.

A proximidade com as comunidades da sua área de atuação, de acordo com Adelino Sasse, diretor administrativo da Viacredi, é o grande motivador da cooperativa e também da parceria com a Water.org. “Nós atuamos para levar soluções para as pessoas, mesmo que muitas vezes elas ainda não tenham identificado questões a serem resolvidas. Este programa possibilita que o nosso trabalho realize um ciclo completo: levar informação, possibilitar o acesso e ampliar a consciência de toda a comunidade em relação a água e ao saneamento básico. De forma cooperativa, acreditamos nesse projeto para transformar a vida das pessoas”, diz.
 
Sobre a Water.org

Tornar a água e o saneamento básico acessíveis para todas as pessoas é o objetivo da Water.org. A organização é resultado de um movimento para ajudar comunidades latino-americanas afetadas pela crise hídrica em 1990 e, desde 2009, ganhou capilaridade, chegando a outros locais do mundo. São mais de 36 milhões de pessoas impactadas positivamente pelas soluções financeiras dedicadas a estas questões. Todas as informações estão no site water.org.

Sobre a Viacredi

Com cerca de 700 mil cooperados, a Viacredi está presente em mais de 25 municípios em Santa Catarina e no Paraná. São mais de R$ 8 bilhões de ativos administrados e 1,7 mil colaboradores atuando com o propósito de transformar vidas e as comunidades onde está inserida.

Constituída em Blumenau (SC), a maior cooperativa de crédito do país em número de cooperados completa 70 anos em 2021. A organização atua para oferecer soluções financeiras e desenvolvimento de seus cooperados e comunidades por meio de programas que levam educação, formação e informação.

A Viacredi faz parte do Sistema Ailos, que reúne 13 cooperativas de crédito nos três estados do sul do país. Para mais informações: www.viacredi.coop.br.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página