Blog Top Society - Karla Cruz

3 dicas para autores independentes terem sucesso

03/07/2021    Karla Cruz

img/topsocie_blog/6141_post_8646.jpg
Ricardo Almeida, CEO do Clube de Autores, destaca pontos importantes para ter êxito nas vendas de uma obra
São Paulo, junho de 2021 - Mudança de comportamento durante a pandemia fez com que o número de escritores e novos títulos crescesse exponencialmente. A praticidade que plataformas de autopublicação trazem também é um fator que contribui para esse aumento. Só no Clube de Autores, maior plataforma de autopublicação da América Latina, são cerca de mil exemplares sendo publicados mensalmente e  57 mil autores em sua comunidade. 

Para Ricardo Almeida, escrever uma boa história, nos tempos de hoje, não basta mais. “Não que o conteúdo não seja mais importante, pelo contrário, continua sendo absolutamente fundamental que um livro tenha uma boa narrativa construída e que engaje o leitor de alguma maneira. Mas existem outros fatores que ajudam a conquistar mais leitores”, comenta. 

Ricardo separou algumas dicas. Confira:
img/topsocie_blog/6141_post_13236.jpg
 1 - Conteúdo de qualidade
 
Um livro de qualidade não é um livro que agrade todo mundo – até porque isso é essencialmente impossível - mas é aquele que reúne, em sua narrativa, todos os elementos necessários para agradar o seu próprio público-alvo, a fatia de leitores que goste do tipo de literatura em que ele se encaixa. Para os que estão começando, buscar dicas de como escrever um bom livro também ajuda. Além disso, é recomendado que haja uma leitura crítica e revisão ortográfica antes da publicação. 

 
2 - Acabamento profissional
 
Sim, um livro vende pela capa. E se deixar cada página com uma fonte minúscula, o leitor terá preguiça de continuar além das primeiras páginas. Cabe ao autor garantir que seu “produto” fique bem acabado. Ou seja:
  • Ter uma capa bem feita, capaz de seduzir qualquer leitor;
  • Ter uma boa diagramação para proporcionar uma experiência de leitura interessante;
  • Estar disponível em formatos diferentes para consumo, como ter as versões impresso e também em e-book;
  • O preço deve ser bem pensado, bem estruturado;
  • Ter o ISBN, que é um sistema internacional padronizado de identificação de livros. Desta forma é possível garantir a distribuição pelas maiores livrarias do país, grande vantagem oferecida pelo Clube de Autores.  

3 - Divulgação
 
Ter uma história excelente em um produto perfeito é apenas parte do processo para publicação. Criar uma boa estratégia de divulgação também é fundamental e isso fica a cargo de cada um. Entre as mais relevantes delas estão:
  • Fazer um evento de lançamento;
  • Organizar uma LIVE de divulgação nas redes sociais;
  • Criar um Book Trailer;
  • Utilizar períodos estratégicos para o lançamento.

 
Sobre o Clube de Autores
Clube de Autores é a maior plataforma de autopublicação da América Latina. Hoje, a plataforma on demand representa cerca de 27% de todos os livros publicados no Brasil no último ano. Além disso, oferece uma gama de serviços profissionais para os autores independentes que pretendem crescer e se desenvolver no mercado de literatura. 
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página