Blog Top Society - Karla Cruz

Curso gratuito capacitará setor turístico da Costa Verde & Mar na atividade de observação de aves

09/06/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/5930_post_11372.jpg
Atividade turística que desenvolve e conserva a biodiversidade e contribui com o meio ambiente, a observação de pássaros tem ganhado cada vez mais adeptos. Segundo dados do Avistar Brasil, são mais de 100 mil praticantes, número três vezes maior que nos últimos dois anos. Essa tendência do ecoturismo mundial vem agregando valor em Santa Catarina, sendo que a região turística catarinense reafirma sua vocação com as oito edições realizadas em 2020 do evento que propôs a prática a distância e sem sair de casa, o “Observa Costa Verde & Mar – Aves da Minha Janela”. Com foco no crescimento da atividade, será realizado um curso de capacitação on-line para empreendedores com o objetivo de melhorar tanto no atendimento ao público, quanto no entendimento sobre a observação de aves.

“Temos percebido que estamos nos fortalecendo como destino para este segmento, com pousadas e sítios turísticos investindo em sua divulgação. Porém, precisamos contribuir com os empresários, gestores e guias de turismo para que eles entendam as peculiaridades desta atividade e viabilizem o recebimento dos observadores de aves”, justifica a presidente do Colegiado de Secretários de Turismo da Amfri, Zene Drodowski.

img/topsocie_blog/5930_post_8235.jpg
img/topsocie_blog/5930_post_8698.jpg
img/topsocie_blog/5930_post_5495.jpg
O curso será realizado de maneira virtual, com 10 horas de aulas teóricas. Depois, serão aplicadas cinco horas de aulas práticas, elaboradas com o apoio de metodologia própria dos instrutores do treinamento. Devido às limitações causadas pela pandemia, a atividade prática será desenvolvida individualmente por cada aluno participante, com orientação prévia da instrutora Maria Antonietta Castro Pivatto, bióloga, consultora especializada em turismo de observação de aves, instrutora em cursos de capacitação para guias de turismo e condutores de visitantes. É autora de livro de contos, coautora em guias de identificação de aves no Brasil e já apresentou cursos e palestras sobre turismo de observação de aves em quase 30 municípios brasileiros, além de Portugal, Argentina e Colômbia.
 
Quantidade de vagas e datas

O curso terá 60 vagas, exclusivas para empresários, gestores e guias de turismo da Costa Verde & Mar. Será realizado entre os dias 22, 23, 24, 25 e 28 de junho, das 19h às 21h. Nos dias 26 e 27, haverá atividade prática com orientação supervisionada e também on-line. A pré-inscrição pode ser feita no link https://forms.gle/vPG5ESbxd12qbnGN6, para posterior triagem que será realizada pelo Instituto Alouatta e CITMAR. Haverá certificado de conclusão àqueles que participarem de pelo menos 70% das aulas e apresentarem o trabalho final proposto no curso. Os participantes também receberão uma apostila digital.
 
Cidades da Costa Verde & Mar (SC): Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Itajaí, Itapema, Navegantes, Penha e Porto Belo.
 
Crédito das fotos: Clóvis da Luz
 
Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde & Mar – CITMAR.
 
Todas as informações contidas nessa matéria estão de acordo com as normas do Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina e as Prefeituras Municipais. Para mais informações acesse: www.saude.gov.brwww.coronavirus.sc.gov.br e www.citmar.sc.gov.br.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página