Blog Top Society - Karla Cruz

PROJETO QUE INTEGROU COLETIVOS TEATRAIS CATARINENSES DURANTE A PANDEMIA LANÇA SÉRIE DOCUMENTAL

08/06/2021    Rosilene Bejarano

img/topsocie_blog/5910_post_13361.jpg
Encontros realizados entre coletivos teatrais catarinenses desde março resultaram em três documentários
Entre os dias 16, 17 e 18 de junho – de quarta a sexta, das 20h às 21h, no canal do youtube da VAI! Coletivo, acontecerá o lançamento de 3 mini documentários (minidocs), resultado dos encontros virtuais do projeto “Colaborações SCênicas: Rede de intercâmbio colaborativo entre coletivos cênicos de Santa Catarina”, selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – edição 2020, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), realizados a partir do mês de março de 2021 pela VAI! Coletivo de Joinville. O Coletivo NEGA (Negras Experimentações Grupo de Arte) de Florianópolis, estreou a série de debates reflexivos sobre suas trajetórias artísticas, processos criativos e a manutenção enquanto coletivos teatrais, respectivamente seguidos pelo Karma Coletivo de Artes Cênicas de Itajaí e o Grupo Teatral Reminiscências de Joaçaba e o coletivo proponente do projeto. A mediação dos encontros foram feitas pelo diretor da La Trama Cia.Teatral e professor de teatro da Casa da Cultura Fausto Rocha Jr. de Joinville, o Amarildo de Almeida.  
img/topsocie_blog/5910_post_3303.jpg
Os 3 minidocs  possuem cerca de 12 mins, incluem registros das práticas e encontros realizados pelos coletivos do Estado de Santa Catarina, a fim de possibilitar ao público o contato com processos e metodologias de trabalhos como pesquisa, formação e produção em artes cênicas. "A estrutura dos três minidocs a serem exibidos obedece uma mesma sistemática. No primeiro bloco: o papel do coletivo na sua cidade, suas relações de trabalho e como foi a trajetória de cada coletivo, estes diálogos foram realizados dentro do projeto como primeira etapa através das lives abertas oportunizando o público para também prestigiar e conhecer os coletivos, que estão disponíveis no canal do YouTube da VAI! Coletivo com legenda acessível”, comenta Juliano Lueders.  
img/topsocie_blog/5910_post_2794.jpg
Já no segundo momento, os vídeos apresentam imagens realizadas no intercâmbio digital, momentos que eram fechados (sem acesso ao público), entre os coletivos como troca de experiência, a partir de exercícios práticos e teóricos que somaram com cada coletivo acima de quatro horas de trabalho. As referências dos trabalhos de cada coletivo estão entrelaçados com suas vivências e experiências em cursos, oficinas, festivais, tornando-se parte de processos e metodologias para montagens de peças em artes cênicas. Essa troca de experiência, mesmo à distância e dentro de uma plataforma digital, seguindo os protocolos sanitários neste momento de pandemia obteve como resultados a motivação para continuar seus trabalhos a partir de ferramentas tecnológicas, agregando o conhecimento na área de atuação e aumentando/mantendo o contato entre os coletivos das artes cênicas em Santa Catarina. 
 
img/topsocie_blog/5910_post_5027.jpg
 Após a edição, o material foi encaminhado à profissional de intérprete de Libras e audiodescrição, Cibele Barreto, que acessibilizou todo o conteúdo possibilitando que pessoas com deficiência tenham contato com o projeto e os encontros realizados entre coletivos. Ainda relembramos que os minidocs são materiais elaborados como contrapartida social do projeto Colaborações SCênicas e serão disponibilizados/doado os links de acesso para escolas, instituições de ensino nas artes cênicas das cidades contempladas do projeto como: Casas de Culturas, Pontos de Culturas, Institutos de Arte e Educação, Associações de Teatro, Associações de Coletivos, Universidades, Grupos de Teatro Surdos, como lugares de produção, fomento e pesquisa no Estado de Santa Catarina. 
img/topsocie_blog/5910_post_7865.jpg
Conversamos com Juliano Lueders da Futuro Coletivo Filmes, responsável pelos mini documentários. Juliano salientou que a pré-produção foi fundamental, pois nos encontros com os coletivos teatrais, já se faziam os testes de câmera, som, luz e de ambiente físico, cada um de sua casa. Outra questão importante foi encontrar formas de trazer a tridimensionalidade de uma performance ao vivo para um conteúdo audiovisual bidimensional, captando e preservando o afeto e conhecimento vivenciado nos encontros entre os coletivos. A solução encontrada pela equipe foi dar uma atenção especial aos efeitos visuais e sonoros, algo que pode ser observado de forma crescente nos docs, fazendo deste trabalho uma trilogia inédita sobre o fazer e pensar teatro no Brasil e no mundo em tempos de pandemia. 
A VAI! Coletivo espera que os mini documentários Colaborações SCênicas gere interesse do público e sirvam como material de pesquisa sobre a produção artística dos coletivos envolvidos no Projeto e as possibilidades encontradas para intercâmbio digital durante a pandemia, dado assim  visibilidade às artes cênicas catarinenses nas plataforma digitais. 
img/topsocie_blog/5910_post_3719.jpg
 
VAI! Coletivo  
A VAI! Coletivo fundado em 2009 na cidade de Joinville se estabelece como um grupo de artistas-pesquisadores engajados na experimentação e produção de obras cênicas em Santa Catarina. Sua poética é marcada pelo cruzamento de linguagens e o interesse em pensar e praticar as artes como um território expandido e hibridizado. Ao longo dos mais de dez anos de existência, a VAI! vem alcançando reconhecimento de público e crítica, tendo participado de projetos e festivais de teatro e sido contemplada diversas vezes em editais municipais e estaduais de Santa Catarina. 
COLETIVO NEGA - Negras Experimentações Grupo de Arte 
O Coletivo NEGA nasceu há 10 anos de um projeto de extensão criado pela Profª. Dra. Fátima Costa de Lima na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), buscando suprir a falta de representatividade para a população negra no campo do teatro. Influenciado pelo TEN (Teatro Experimental do Negro) fundado por Abdias Nascimento há 68 anos, no Rio de Janeiro. Hoje, o projeto de extensão NEGA ainda existe, mas o Coletivo NEGA segue trabalhando independente da universidade. Entretanto sempre fazendo parcerias e trocas com a UDESC. O grupo trabalha com administração e criação coletiva com Rita R.I, Fernanda Rachel, Thuanny Paes, Michele Mafra, Franco, Alexandra de Melo e Sarah Motta e tem como objetivo valorizar as produções teatrais de artistas negros, pessoas LGBTQI+, com destaque para as mulheres negras. O coletivo coleciona prêmios e parcerias com projetos dentro e fora do Brasil com instituições como Fondo de Mujeres Del Sur (Argentina). 
Um dos destaques do grupo surgiu da criação e modificações da performance criada há 5 anos denominada Preta-à-Porter, trabalho de repertório do grupo que parte de histórias e de e conflitos enfrentados na vida cotidiana da população negra, histórias essas trazidas da vida pessoal de cada artista que participa ou já participou do coletivo. Expõe com maior destaque a vivência das mulheres negras e pessoas LGBTQI+, especialmente as que integram o grupo atualmente, misturando, dança, canto, percussão, projeção e rap. A performance é modificada de acordo com a formação do elenco. Mais de 20 atores já passaram pelo espetáculo. As cenas, assim como as atrizes que permanecem no grupo, modificam-se sempre que necessário, de acordo com as inquietações e demandas poéticas e políticas. Atualmente o Preta-à-porter está fora de circulação, o coletivo vem trabalhando em um novo espetáculo, desta vez com foco na música, intitulado “Canto pra quem é de noite” com estreia prevista para 2021. 
img/topsocie_blog/5910_post_9825.jpg
 
Karma Coletivo de Artes Cênicas  
 
A Karma Coletivo de Artes Cênicas, fundada em 2013 em Itajaí (SC), composta pelos artistas Leandro Cardoso e Mauro Filho surge da necessidade em construir um caminho próprio na cena teatral contemporânea, buscando uma linguagem autoral. A companhia desenvolve atividades fundamentadas nas intersecções entre performance, dança e teatro e na criação e apresentação de espetáculos. Atualmente mantém em seu repertório os trabalhos “Berlim: dois corpos à procura”, "Dois ao Cubo" (parceria com a bailarina Lídia Abreu), “Cartografia do Assédio” (parceria com a atriz Pietra Garcia) e “CaÊ”, sendo que os dois últimos trabalhos são fruto da parceria da Karma com diretores convidados: Renato Turnes (La Vaca Companhia de Artes Cênicas), responsável pela direção artística de “Cartografia do Assédio” e Max Reinert (Téspis Cia. de Teatro) na direção de “CaÊ”. Além da criação e manutenção de espetáculos, o coletivo possui também em seu repertório o fomento a projetos de formação para artistas da cena por meio do Conexões Contemporâneas (2016, 2018 e 2019). 
 
Grupo Reminiscências 
 
Fundado em Joaçaba, no dia 19 de agosto de 2011, o Grupo Reminiscências é um coletivo de pesquisa, criação e atuação dentro das artes cênicas, com foco em teatro e palhaçaria. O coletivo é composto por atores oriundos do Rio Grande do Sul e Paraná, que na procura de formação aperfeiçoamento teatral uniram-se em solo Catarinense; Somando histórias e repertórios artísticos, em um novo percurso pautado nas pesquisas da poética corporal. Circulando por diversas cidades e estados do Brasil, apresentando espetáculos e intervenções culturais. Atua também com arte-educação, produção cultural, articulação e fomento político-artístico-cultural, no oeste catarinense. 
Para o segundo semestre deste ano, o coletivo estará executando 2 projetos contemplados no edital Elisabete Anderle. O Risco núcleo de pesquisa em Palhaçaria. E a montagem de um espetáculo para crianças chamado “CRIANÇAR”, que terá a direção do Pepe Sedrez da Cia Carona de Teatro de Blumenau. Mais informações: https://www.instagram.com/nucleorisco 
 
Programação Lançamento Curtas dos Debates Cênicos 
Exibição dos curtas com os coletivos participantes do projeto 
16, 17 e 18 de junho – de quarta a sexta das 20h às 21h 
Público alvo do projeto: agentes culturais, artistas, produtores, público em geral que se interessa por teatro e cultura. 
Ficha Técnica 
Gênero: Formação e Pesquisa Cênica 
Coletivos Convidados: Coletivo Nega (Região Grande Florianópolis), Karma Coletivo de 
Artes Cênicas (Região Vale do Itajaí), Grupo Teatral Reminiscência (Região Oeste) 
Direção de Produção: Raphael Vianna e Samira Sinara 
Produção Executiva: Jackson Silva 
Mediação: Amarildo de Almeida 
Arte Digital: Tom Dias Gonçalves 
Produção Audiovisual, Direção de Arte e Edição: Juliano Lueders 
Acessibilidade Comunicacional: Cibele Barreto 
Realização: VAI! Coletivo  
Serviço 
O QUÊ: Lançamento dos Mini Documentários do projeto: “Colaboração SCênicas: Rede de Intercâmbio colaborativo entre coletivos cênicos de Santa Catarina  
QUANDO: 16, 17 e 18 de junho – de quarta a sexta das 20h às 21h 
HORÁRIO: das 20h às 21h 
ONDE: no canal do YouTube da VAI! Coletivo 
QUANTO: gratuito 
VAI! nas redes 
Instagram: @vaicoletivo 
Canal no YouTube: VAI! Coletivo  
Informações 
Samira Sinara 
Telefone: 47 99201 1832 
Rodrigo Domingos- Assessoria de comunicação  
Telefone: 47 99612 3517 
Instagram: @domcomunica 

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página