Blog Top Society - Karla Cruz

Blumenau completa 11 anos com serviços de esgotamento sanitário

14/04/2021    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/5426_post_9123.jpg
Há 11 anos, Blumenau foi a primeira cidade brasileira a conceder os Serviços Público de Esgotamento Sanitário à iniciativa privada, após a Lei de Saneamento Básico. Esse passo transformou a realidade dos blumenauenses, iniciando a implantação do sistema e objetivando a universalização do tratamento para toda a cidade.
 
BRK Ambiental, concessionária que assumiu a responsabilidade por esse trabalho, gerou nesse período um salto na prestação do serviço no município, que ganhou destaque no ranking nacional de saneamento das 100 maiores cidades do país e busca conscientizar sobre a importância da coleta e do tratamento de esgoto para a saúde, meio ambiente e desenvolvimento econômico, elevando a qualidade de vida de toda a região.
 
Atualmente, são mais de 400 quilômetros de redes em operação em 21 dos 35 bairros de Blumenau para coletar, afastar e tratar 19 milhões de litros de esgoto por dia.
 
“Os resultados são atestados por meio de dados acompanhados no programa de análise de córregos e rios do município, que aponta a melhoria de mais de 80% relacionada à qualidade das águas em ribeirões que já possuem, total ou parcialmente, o sistema público de esgotamento sanitário”, explica o gerente de operações da BRK Ambiental em Blumenau, Guilherme Schmidt. Além de mais blumenauenses com acesso à coleta e ao tratamento de esgoto, toda a bacia hidrográfica da região percebe o benefício, principalmente o ambiental. Esse segundo ponto recebeu ainda mais relevância após a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
 
Sendo o contato da Covid-19 com olhos, nariz e boca a maior forma de contágio, a água potável é um fator fundamental nos cuidados para evitar a contaminação. Por isso, é destaque a preservação do recurso e seu papel no enfrentamento da doença. Em Blumenau, além da despoluição dos córregos e ribeirões da região, a BRK Ambiental garante a qualidade do efluente que volta tratado para o Rio Itajaí-Açu.
 
Ampliação de capacidade na ETE Fortaleza
 
O mais recente passo de destaque da concessionária nesses 11 anos de atuação para a melhora da cobertura de esgoto sanitário em Blumenau foi o investimento na construção de mais um tanque MBBR, sigla em inglês para Reator Biológico de Leito Móvel no sistema da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Fortaleza, que recebe a maior parte de esgoto do município.
 
“Com o início da operação dessa nova fase em março de 2021, a nova infraestrutura ampliou a capacidade atual da planta em 20% de vazão; deixando a fase inicial do tratamento com vazão ampliada de 130 litros por segundo preparada para até 316 litros por segundo, garantindo os altíssimos níveis de remoção da matéria orgânica, de até 96%”, completa Guilherme. O processo de tratamento segue o mesmo implantado em 2013, com a tecnologia moderna MBBR, importada da Noruega e amplamente consolidada no mundo.
 
Ranking Nacional do Saneamento Básico
 
No Ranking Nacional do Saneamento Básico, divulgado pelo Instituto Trata Brasil em março de 2021, Blumenau é destaque entre as 100 cidades com melhores índices em saneamento do Brasil, na 67ª posição. Em comparação a outras cidades catarinenses de grande porte, os blumenauenses conquistam o primeiro lugar.
 
“Já alcançamos a marca de 46% do serviço disponibilizado à comunidade blumenauense, é um salto quando comparado ao indicador inicial que ficava em 4,5% em 2010, porém ainda distante da necessidade de uma cidade com cerca de 350 mil habitantes. Por isso, os trabalhos precisam continuar para disponibilizar a prestação do serviço para toda a cidade”, comenta Cleber Renato, diretor de contrato da BRK Ambiental em Blumenau.
 
ETE Fortaleza – Rua Adolfo Radunz, 380
ETE Garcia – Rua Lions Clube, 139
SAC: 0800 771 0001 | sac-blumenau@brkambiental.com.br
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página