O SESI Vale do Itajaí, entidade da FIESC,
participa nos dias 09 e 10 de abril do Torneio SESI de Robótica FLL.
Neste ano, o evento será totalmente online e gratuito e terá como foco
os benefícios de implementar o ensino da robótica nos currículos escolares.
Conteúdos exclusivos sobre robótica, desafios ao vivo e depoimentos de quem já
vivenciou esta experiência estão entre as atrações do torneio. As inscrições
podem ser feitas aqui.
De acordo com Bolivar Fernandes da Silva,
técnico do time TechMaker e instrutor de robótica da Educação Maker, o First
Lego League, é considerado um dos maiores torneios de robótica do mundo. “A
TechMaker é a equipe que representa Blumenau no torneio e conta com toda
a estrutura do Espaço de Educação Maker do SESI. Para esta temporada,
três estudantes da cidade estarão envolvidos, dois deles oriundos de escolas
públicas”, informa.
Bolivar também destaca que além do robô, a
equipe trabalha em um projeto de criação de um aplicativo que permite conectar
pessoas que querem praticar o mesmo esporte com espaços adequados para essa
prática. “A expectativa é garantir uma vaga para a etapa nacional do torneio, igualando
o desempenho da última temporada”.
A programação do evento se inicia na
sexta-feira, dia 09, às 9 horas. A interação toda será por meio de chat e com
plateia virtual formada pelos participantes do torneio, estudantes de
Concórdia, Criciúma, Itajaí, Florianópolis, Tijucas, Joaçaba, São Miguel do
Oeste, Rio do Sul, Lages, Joinville, Blumenau, Brusque, Videira, São Bento do
Sul, Jaraguá do Sul e Pouso Redondo.
No sábado (10), o SESI transmite a partir das
16 horas o desafio dos robôs na arena. As avaliações dos projetos de pesquisa
ocorrem em salas virtuais com cada equipe participante. O principal ambiente de
avaliação será a FIRST REH (Remote Event Hub), uma plataforma oficial da
FIRST desenvolvida especialmente para os torneios online. Às 17h45 tem início a
cerimônia de premiação.
O ensino da robótica integra o
currículo na Escola S há anos e tem contribuído para despertar nos
estudantes o interesse por carreiras mais tecnológicas e engenharias, como
destaca o diretor de educação e tecnologia da FIESC, Fabrizio Machado Pereira.
“Em nossa rede de ensino, a prospecção de
carreira é estimulada desde a educação básica. O estudante tem acesso a uma
série de ferramentas e conteúdos multidisciplinares que auxiliam no
desenvolvimento profissional com foco em áreas como a matemática, a ciência, a
tecnologia e as engenharias”, explica.
Participam 16 equipes da Escola S e outras
seis de escolas públicas e de redes privadas. As equipes classificadas nesta
fase regional garantem vaga para a etapa nacional do Festival SESI de Robótica,
que será realizada entre 28 e 30 de maio.
Temporada 2020/2021 traz novos
desafios
Para a nova temporada, o tema é RePLAY. O
intuito é incentivar a prática de atividades físicas para garantir uma
qualidade de vida melhor, evitar o sedentarismo e promover a saúde. Deste modo,
os participantes devem pensar em formas inovadoras de motivar e tornar as
pessoas mais ativas. Este é o primeiro critério de avaliação: Projeto de
Inovação.
No Desafio do Robô as equipes colocam
em prática o que foi idealizado e o robô realiza 14 missões específicas, tais
como: capturar, transportar, ativar ou entregar objetos em um tapete oficial da
competição. Cada time tem direito a três rounds para completar o máximo de
tarefas possíveis durante 2 minutos e 30 segundos.
Para avaliar o Design do Robô, os
juízes levam em consideração sensores de movimento, cor, controladores e
motores, além da programação e estratégia utilizadas. A capacidade da equipe em
demonstrar o que foi feito e como foi feito, bem como explicar a evolução do
trabalho até o projeto final também são fatores avaliados pelos juízes.
Por fim, são verificados os Core Values.
Esta categoria visa manter a competição amigável, com ganho mútuo. Deste modo,
o trabalho em equipe, com inclusão, diversão e inovação são considerados.