Blog Top Society - Karla Cruz

Coronavírus: Lages está preparada para iniciar a imunização contra a Covid-19 nos grupos prioritários

17/01/2021    Karla Cruz

img/topsocie_blog/4831_post_273.jpg
Coronavírus Lages está preparada para iniciar a imunização contra a Covid-19 nos grupos prioritários

Na primeira fase, a previsão é imunizar aproximadamente 12 mil pessoas dos grupos prioritários em Lages: Trabalhadores da saúde, idosos a partir de 75 anos, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas) e população indígena

A Prefeitura de Lages, através da Secretaria Municipal da Saúde, está devidamente preparada para iniciar a vacinação contra a Covid-19/novo coronavírus. Se a previsão do Ministério da Saúde (MS), se confirmar, o Município poderá iniciar a imunização das pessoas contempladas na primeira fase, na quarta-feira (20 de janeiro).
Uma reunião para definir os ajustes finais da logística para vacinação foi realizada na manhã desta sexta-feira (15), no auditório da Secretaria Municipal da Saúde. “Estamos aguardando os próximos encaminhamentos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde, para sabermos a quantidade de vacinas que Lages receberá e quando de fato poderemos iniciar a imunização”, explica o secretário municipal da Saúde, Claiton Camargo de Souza.

Estoque de seringas e agulhas abastecido
 
Lages dispõe de estoque imediato para vacinar um terço da população com duas doses, ou seja, mais de 50 mil pessoas que se enquadram nos grupos prioritários poderão ser imunizadas, sem implicar no consumo mensal destes insumos para os demais procedimentos. Se a previsão do Ministério da Saúde (MS) for confirmada e a vacina estiver disponível na próxima quarta-feira (20), as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários inclusos na primeira fase poderão buscar pela vacina em Lages nas 22 salas de vacina localizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e na Central de Vacinas, ao lado da Policlínica Municipal, das 7h às 19h.
Em parceria com a Diretoria de Trânsito (Diretran) e a Polícia Militar (PM), a Secretaria Municipal da Saúde está organizando um sistema drive-thru no entorno do Ginásio Municipal de Esportes Jones Minosso, exclusivamente para vacinar as pessoas que integram os grupos contemplados na primeira fase de imunização: Trabalhadores da saúde, idosos a partir de 75 anos de idade, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas) e população indígena.

Público estimado na primeira fase
 
Na primeira fase, a previsão é imunizar aproximadamente 12 mil pessoas dos grupos prioritários em Lages. A Secretaria Municipal da Saúde aguarda, no entanto, a definição do Ministério da Saúde (MS) e da Secretaria de Estado da Saúde de quantas doses serão enviadas ao município na primeira remessa. “Nós estamos dando um importante passo na luta contra a Covid-19. A vacinação em Lages acontecerá de forma ágil e organizada. Cada um que faz parte dos grupos prioritários deve estar atento para ir ao local de vacinação conforme está descrito no plano de vacinação”, acrescenta o prefeito de Lages, Antonio Ceron.

Cartão SUS
 
Para a vacinação contra a Covid-19 é imprescindível às pessoas que fazem parte dos grupos prioritários apresentar o Cartão SUS (Sistema Único de Saúde) no momento do atendimento. A exigência atende à orientação do Ministério da Saúde (MS). As pessoas que, porventura, precisem emitir nova via do Cartão SUS, poderão procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou a Policlínica Municipal, que terá guichês específicos para esta modalidade de atendimento.

Etapas da vacinação

 Estão programadas quatro fases de vacinação, conforme prevê o Ministério da Saúde (MS):
1ª fase: Trabalhadores da saúde, população idosa a partir de 75 anos de idade e pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência;
2ª fase: Pessoas com 60 a 74 anos de idade;
3ª fase: Pessoas com comorbidades que apresentam maior chance para agravamento da doença (como portadores de doenças renais crônicas e cardiovasculares, entre outras), e
4ª fase: Professores, forças de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional.
Texto e foto: Flávio Fernandes

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página