Blog Top Society - Karla Cruz

Setembro Verde: lançamento da campanha será neste 1º de setembro, com evento online

28/08/2020    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/3901_post_3301.jpg
Uma live marcará o lançamento da Campanha Setembro Verde em Santa Catarina, na próxima terça-feira, 1º de setembro, às 20 horas. A ação, que tem o objetivo de alertar a população sobre a importância da prevenção do câncer do intestino, também conhecido como colorretal, é uma realização da Sociedade Catarinense de Coloproctologia – SCCP, pela Sociedade Catarinense de Gastroenterologia – SCG e pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva Estadual SC – SOBED-SC.
 
Além da presença dos presidentes das três entidades, a live contará com músicos catarinenses e terá a transmissão utilizando o sistema da YoungTech. As cidades catarinenses que apoiam a causa também iluminarão seus locais históricos com a cor verde, que simboliza a campanha. A proposta é informações gerais sobre o câncer de intestino e, principalmente, suas formas de prevenção, orientando a população para a existência da doença e a necessidade de realizar exames preventivos.
 
Presidente da Sociedade Catarinense de Coloproctologia – SCCP, a médica Elisa Marques destaca que este tipo de câncer é o único que o paciente consegue prevenir. Segundo ela, a colonoscopia é o exame que permite a retirada das lesões pré-malignas (os pólipos), ao contrário do câncer de mama e da próstata, cujas campanhas têm como objetivo o diagnóstico precoce. “Na maior parte dos casos, a doença inicia com o pólipo intestinal, que é uma alteração causada pelo crescimento anormal da mucosa do intestino grosso (cólon e reto). Com o acompanhamento regular é possível reduzir a ocorrência da doença”, explica a médica.
 
Alta incidência entre homens e mulheres
O câncer de colorretal já figura como o segundo tipo de tumor mais comum entre mulheres e o terceiro entre homens no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Um dado preocupante vem gerando alerta: o aumento do número de casos em pessoas cada vez mais jovens. E esse movimento é justamente para alertar a sociedade sobre as formas de prevenção e diagnóstico da doença.
 
“O câncer colorretal é altamente curável, especialmente quando diagnosticado cedo, por isso é importante a realização de exames periodicamente. Nos casos precoces, o tratamento pode ser feito por colonoscopia. A cirurgia, associada algumas vezes à quimioterapia e radioterapia, é usada como tratamento nos casos mais avançados. Os exames são indicados a partir dos 50 anos”, explica o médico Felipe Paludo Salles, presidente da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva Estadual SC – SOBED-SC.
 
Estima-se, por exemplo, que pessoas nascidas na década de 1990 possuem um risco quatro vezes maior de desenvolver câncer no reto (a porção final do intestino) do que as que vieram ao mundo nos anos 1950.
 
Segundo a Organização Mundial de Saúde, é o terceiro tipo de câncer que mais mata pessoas no mundo. Desenvolve-se gradativamente por uma alteração nas células, que começam a crescer de forma desordenada sem apresentar qualquer sintoma. Por esse motivo, a detecção precoce é fundamental. Quanto mais cedo é diagnosticado, maiores são as chances de cura da doença.
 
Índices elevados no Sul do Brasil
Segundo o Instituto Nacional do Câncer, as taxas de incidência são maiores nas regiões Sul do Brasil. Uma das explicações para este aumento é que tradicionalmente há o predomínio do consumo de carnes vermelhas e gordurosas. Além disso, se deve ao fato de o modo de vida nesses estados ser mais semelhante ao de países desenvolvidos, em que há uma elevada prevalência de excesso de peso e obesidade, inatividade física, tabagismo, ingesta de bebida alcoólica e consumo de carnes processadas (salsicha, presunto, linguiça, carne seca etc).
 
Sintomas e sinais
Os sintomas mais comuns associados ao câncer de intestino são:
- Sangue nas fezes;
- Mudanças recentes nos hábitos intestinais;
- Sensação de evacuação incompleta;
- Cansaço ou fadiga inexplicável;
- Dores abdominais;
- Perda inesperada e repentina de peso.
 
Atenção, pois o câncer colorretal pode se desenvolver silenciosamente por um tempo, sem apresentar sintomas.
 
Tratamento
O câncer de intestino é uma doença tratável e frequentemente curável. A cirurgia é o tratamento inicial, retirando a parte do intestino afetada e os gânglios linfáticos (pequenas estruturas que fazem parte do sistema de defesa do corpo) dentro do abdômen. Outras etapas do tratamento incluem a radioterapia (uso de radiação), associada ou não à quimioterapia (uso de medicamentos), para diminuir a possibilidade de recidiva (retorno) do tumor.
 
O tratamento depende principalmente do tamanho, localização e extensão do tumor. Quando a doença está espalhada, com metástases para o fígado, pulmão ou outros órgãos, as chances de cura ficam reduzidas.
 
Após o tratamento, é importante realizar o acompanhamento médico para monitoramento de recidivas ou novos tumores.
 
Setembro Verde em Santa Catarina
Em Santa Catarina serão realizadas diversas ações com o objetivo de disseminar informações e desmistificar a prevenção do câncer de intestino e toda a agenda pode ser acessada https://campanhasetembroverde.com.br/ e no instagram @setembroverdesc.

Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página