Plano de desenvolvimento individual, plataforma com mais de 80 treinamentos, feedbacks das lideranças e enquetes constantes com colaboradores são algumas das ações que levaram a AMcom, empresa de TI de Blumenau, a conquistar o selo de melhor empresa para se trabalhar da consultoria global GPTW (Great Place to Work). “A conquista é de todos, pois sempre construímos juntos - lideranças e colaboradores - nossa cultura organizacional”, diz a CEO da AMcom, Andréia Rengel.
O processo de acolhimento dos colaboradores começa na própria sede, um prédio com 1.870 metros quadrados, recentemente construído, que tornou realidade toda uma lista de desejos criada pelos próprios colaboradores: sala de soneca, área de descompressão com tobogã e mesa de sinuca, vestiários com chuveiro e locker, máquinas de café. A ideia era proporcionar um espaço onde todos se sentissem em casa. E assim, com a colaboração de todos, a sede tornou possível um ambiente não apenas desejado, mas sonhado conjuntamente com os colaboradores.
Para a CEO da empresa, Andréia Rengel, a conquista do GPTW 2020 ratifica a decisão assertiva da empresa, de focar nas pessoas.
“Nós estamos aqui pelas pessoas e para as pessoas, esse é o nosso principal valor”, diz Andréia. Como líder de uma cultura organizacional centrada em pessoas, a CEO destaca uma competência fundamental: ter humildade para ouvir, aprender e implementar as mudanças necessárias.
“Ter esta visão colaborativa traz resultados que impactam na vida de cada um e isso só traz benefícios para todos: colaboradores e empresa”, afirma.
Home office até sair a vacina
A ampla e moderna sede da empresa em Blumenau atualmente está vazia, pois a empresa decidiu adotar o trabalho remoto até que a vacina contra a Covid-19 esteja disponível. “A saúde e o bem-estar dos nossos colaboradores estão em primeiro lugar. Portanto só voltaremos ao trabalho presencial quando houver segurança para todos”, diz a CEO.
Para garantir a integração dos times e o bem-estar físico e emocional, a empresa intensificou ações de apoio, virtualmente. Um exemplo foi o Mural do Bem, uma espécie de classificados na intranet, para apoiar amigos e familiares que tiveram seus negócios afetados pela pandemia.
A empresa também proporcionou várias lives internas abordando desde alimentação em home office, dicas para melhorar a convivência entre pais e filhos na quarentena, orientações com psicólogos de como lidar com a ansiedade, cuidados com os pets e até uma live exclusiva com o Dinho Ouro Preto para comemorar o Dia do Trabalho. Também foi feita, no início da quarenta, uma pesquisa para entender como os colaboradores estavam enfrentando o novo momento.
Conheça algumas ações* que ajudaram a AMcom a conquistar o selo GPTW:
- Projeto de cargos e salários
- Plano de Desenvolvimento Individual, alinhando expectativas de desenvolvimento pessoal dos colaboradores com as metas da empresa
- Programa Guardião: cada novo colaborador é acolhido e acompanhado por um colega que será seu “guardião” na jornada de integração
- Programa AMGame: premiação para os colaboradores que indicam novos negócios e auxiliam na criação de conteúdos
- Indicação Premiada: prêmios em dinheiro para quem indica novos talentos para a empresa
- Guilda maker: Programa de compartilhamento de conhecimento e experiências
- Feedback constante entre liderança, colaboradores e times.
- Plataforma de educação corporativa com mais de 80 treinamentos gratuitos
- Inovação nos modelos de trabalho, com adoção da metodologia ágil
- Reuniões periódicas com a liderança para compartilhamento de resultados
- Comemoração de metas com happy hours
- Pesquisa com colaboradores de forma recorrente
- Práticas sustentáveis como adoção de copos reutilizáveis e separação de lixo tecnológico
- Day Off: um dia livre para curtir o aniversário
- Ginástica laboral 2x por semana
- Kit de boas-vindas aos novos colaboradores
- Voucher com crédito na conta para comemorar aniversário de empresa
- Licença paternidade ampliada para 10 dias
- Ações sociais: envolvimento da empresa em ações em prol da comunidade, como a doação de cestas básicas
*Algumas ações presenciais estão temporariamente suspensas em função da pandemia. Outras foram adaptadas para acontecer no ambiente online.
Sobre a AMcom
A AMcom é uma empresa de tecnologia que atua na co-criação de soluções digitais por meio do desenvolvimento customizado, sustentação de sistemas, alocação e consultoria de negócio. Localizada em Blumenau (SC), está no mercado há 23 anos oferecendo soluções de TI práticas e inovadoras, que integram, automatizam e melhoram processos com foco no aumento de produtividade e receita, otimização de custo, inovação contínua e experiência do usuário.
Suas soluções estão presentes em mais de 12 países, atendendo a diversos segmentos de mercado com resultados visíveis em curto prazo. Em sua carteira de clientes estão empresas como: Ailos, Bunge, Infraero, Philips, Ambev, Oxiteno, Ultragaz, Engie, Secretaria Municipal de São Paulo, entre outros.
A AMcom conquistou em 2019 outro prêmio importante, o LinkedIn Talent Awards. A premiação reconhece a forma como a organização entende, envolve e desenvolve talentos desde o recrutamento, construindo uma marca empregadora sólida.