Mostra reúne doze fotografias do jornalista e fotógrafo brasileiro Dubes Sônego, que serão expostas no Museu da Escola, na segunda quinzena de fevereiro
O jornalista e fotógrafo catarinense Dubes Sônego abre na segunda-feira, 17 de fevereiro, a exposição Uma janela para a Rússia, no hall do Museu da Escola. Composta por doze imagens, a mostra explora traços visíveis do caráter de duas das mais importantes e representativas cidades russas, Moscou e São Petersburgo. “São cidades cosmopolitas, com uma infraestrutura que nada deve a de outras grandes cidades europeias, como Londres, Madri e Berlim. Mas que explicitam também uma longa história de tensões com outras grandes potências econômicas e militares”, afirma o fotógrafo.
Um dos eventos fotografados por Sônego foram as comemorações de 9 de maio. A data marca a vitória da Rússia sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial, conhecida no país como A Grande Guerra Patriótica. A exposição traz também imagens de parques como o VDNKh, o Centro Panrusso de exposições, onde estão expostas antigas relíquias da Guerra Fria, e há grandes brinquedos em forma de foguetes e satélites para crianças. Explora ainda espaços públicos ao ar livre, muito apreciados pelos russos nos meses quentes do ano. É o caso do famoso parque Gorky, em Moscou, e das margens arenosas do rio Neva, em São Petersburgo, onde é comum encontrar famílias tomando sol.
As fotos que integram o ensaio foram tiradas em maio de 2018, na primavera russa, pouco antes da Copa do Mundo. Na região central das duas cidades, a segurança era ostensiva em áreas de concentração pública e nas estações de metrô. Ainda assim, afirma Sônego, a Rússia, quase sempre lembrada pelo passado comunista e pela a figura onipresente do presidente Vladimir Putin, vivia um clima de lua de mel com os estrangeiros, recebidos, em geral, de forma amistosa. “Talvez pela proximidade do evento, talvez pela facilidade de comunicação trazida pelos tradutores em celulares, a impressão que tive foi a de um povo mais aberto e bem humorado do que esperava, pelo que ouvia no Brasil”, diz. “Espero que as fotos despertem a curiosidade de outras pessoas por um país que, apesar de tão distante, é tão relevante para compreensão da geopolítica e da história recente do mundo”.
Biografia
Dubes Sônego é jornalista e fotógrafo, com mais de 20 anos de carreira. Formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), já publicou fotos em veículos como Época Negócios, Viagem&Turismo, Marie Claire, Brasil Econômico, iG e El País Brasil. Fez sua primeira exposição individual, sobre Cuba, em 2015, na Escola da Cidade, em São Paulo.
SERVIÇO
Mostra gratuita
Período: 17 a 29 de fevereiro de 2019
Horário: segunda a sexta, das 13h às 19h e, aos sábados, das 10h às 16h
Local: Museu da Escola Catarinense – Rua Saldanha Marinho, 196 - Centro, Florianópolis