Blog Top Society - Karla Cruz

Ronco e apneia do sono

01/09/2019    Karla Cruz

img/topsocie_blog/1832_post_5763.jpg
Ronco e apneia do sono                                                               

50% das pessoas apresentam quadro de ronco e 20% desenvolvem a Apneia Obstrutiva do Sono. A solução pode estar em uma consulta detalhada no dentista. 

Segundo explica Diego Rocha, Cirurgião-Dentista em Curitiba, “quando dormimos e a mandíbula repousa em uma posição errada, causado por problemas de posicionamento dos dentes e promove a vibração do palato e dos tecidos moles na região da faringe, produzindo o som denominado ronco, sintoma comum na população geral”.

Diferente da apneia, o ronco caracteriza-se como uma disfunção respiratória, manifestando-se quando há obstrução parcial das vias aéreas responsáveis pelo fluxo da respiração, que são eles: boca e nariz. 

Como reforço a essa tese, estudos apontam a íntima relação deste distúrbio respiratório com a alteração do quadro odontológico, impactando na qualidade de vida das crianças, adolescentes, adultos e idosos. 

Muitas pessoas são acometidas por este desconfortável e danoso sintoma: o ronco. Motivo de constrangimento, Rocha afirma “que o ronco está muito além de ser uma características inofensiva”.

“Uma das possíveis causas para essa obstrução acontece quando a mandíbula, único osso móvel da cabeça, encontra-se em uma posição mais retraída (queixo trás ou para cima), provocando o estrangulamento da via aereofaríngea pela língua e palato mole”, ressalta.

O Cirurgião-Dentista explica ainda que a síndrome tem sido associada à sonolência diurna excessiva, a acidentes automobilísticos e à morbimortalidade cardiovascular. Entretanto, o diagnóstico não é realizado em 82% dos homens e 93% das mulheres portadoras da síndrome da apneia obstrutiva do sono moderada à grave. 

“Fica difícil perceber o problema porque há uma baixa frequência do diagnóstico, isso pode ser reflexo da reduzida percepção dos sintomas do sono como um problema pelo paciente e seus familiares, do difícil acesso aos métodos diagnósticos associados e possivelmente ao treinamento insuficiente em odontologia e medicina do sono”, orienta Rocha.

Mesmo os distúrbios respiratórios leves do sono podem afetar a saúde dos indivíduos, haja vista a associação entre ronco habitual e infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral e hipertensão arterial sistêmica.

“É na primeira fase da vida que o desenvolvimento do sistema mastigatório faz com que os maxilares cresçam no sentido anterior (para frente e para baixo), permitindo espaço suficiente para que nesta fase da vida a criança possa respirar, se alimentar e repousar. Quando estes estímulos não promovem esta fase inicial de crescimento, os primeiro problemas começam a aparecer, como alterações anatômicas do sistema nasal: adenóides, hipertrofias e desvios septais, manifestando reflexos como rinites, bronquites e outras inflações ou infecções respiratórias”, esclarece. 

Já na fase adulta, as consequências continuam com sintomas ainda mais graves, como o desgaste generalizado dos dentes, sobrecarga dos músculos da cabeça e pescoço, alteração de postura, doenças inflamatórias e claro, a manifestação cada vez mais presente do ronco.

Assim, seguindo este ciclo que envolve deficit de crescimento, o corpo humano evolui para um processo de cada vez mais sobrecarga e aliado a fragilidade de um organismo que não tem equilíbrio, ainda soma-se fatores agravantes que o homem vai colhendo durante a vida. Obesidade, tabagismo e alcoolismo estão associados ao agravamento do ronco.

O Cirurgião-Dentista comenta que um quadro de Ronco ou Apneia Obstrutiva do Sono é uma disfunção respiratória importante e com diversos fatores que podem potencializar esta síndrome e ainda ressalta. “Sobre este tema é importante educar a população e profissionais da saúde, afim de promover conhecimento sobre a importância de prevenir esta agressiva síndrome que compromete mais da metade da população, iniciando já nos primeiros anos de vida”, finaliza Rocha.
img/topsocie_blog/1832_post_7371.jpg

Espaço Rocha Odontologia 
R. Professor Alvaro Jorge, 62
Água Verde - Curitiba/PR
(41)  3501-8078
(41) 99604-3796
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página