Blog Top Society - Karla Cruz

Pomerode conquista recorde de maior ovo decorado do mundo

19/02/2023    Gustavo Siqueira

img/topsocie_blog/11126_post_14577.jpg
Pomerode tem novamente o maior ovo decorado do mundo. O recorde foi conquistado neste sábado (18) durante a 15ª Osterfest e confirmado pelo Guinness World Records. A obra tem 16,72 metros de altura e 10,88 metros de diâmetro e é uma das atrações de uma das maiores festas de Páscoa da América Latina, que segue até 9 de abril.
 
Sarah Casson, árbitra internacional do Guinness World Records, organização que mapeia recordes mundiais, acompanhou a medição oficial.
 
Este é o segundo recorde mundial do evento. O primeiro, conquistado em 2017, é o de maior árvore de casquinhas naturais do mundo. A Osterbaum, como é chamada na região de colonização alemã, tem mais de 110 mil casquinhas de ovos naturais.
 
Manfredo Goede, presidente da Associação Visite Pomerode (Avip), diz que mais essa conquista reflete a importância do evento para Pomerode e para todo o estado. "O público é atraído a Pomerode pela autenticidade da nossa festa, pelas várias características que fazem com que ela seja única. Os recordes são mais um fator que chama a atenção do público", diz.
 
A Osterfest acontece das 10h às 20h, de quinta a domingo, até o dia 9 de abril. A programação inclui oficinas para as crianças, feiras de artesanato, doces e produtos locais, atrações culturais e praça de alimentação.
 
Ovo homenageia pintura em porcelanas e região da Pomerânia
 
Não é apenas pelo tamanho que o ovo chama a atenção. Criada pela artista plástica especializada em pintura em porcelanas, Joana Wachholz, o desenho que estampa a escultura traz motivos da Cassúbia (Kaschuben), região da Pomerânia que influenciou desenhos usados em cerâmicas e bordados trazidos pelos imigrantes que colonizaram a região de Pomerode.
 
Desde os seis anos de idade, Joana estuda pintura em porcelanas. Depois do primeiro contato com a técnica na escola, ela incorporou a arte na sua rotina. É uma das poucas representantes de pintura manual em peças de porcelana que seguem atuando. “Para mim, essa obra tem duplo significado: homenageia tanto a cultura de um dos povos da Pomerânia, de onde vieram os imigrantes que colonizaram a região onde eu nasci, quanto a pintura em porcelanas, que faz parte da minha história e das lembranças de tantas pessoas”, diz Joana.
 
Tanto a estrutura quanto a transposição da arte, criada por Joana para a obra com mais de 16 metros, foram realizadas por uma equipe liderada pelo artista plástico João Siqueira que trabalhou por cerca de quatro meses.
 
A 15ª Osterfest é uma realização da Associação Visite Pomerode (Avip). O evento é patrocinado por Kyly, Karsten, Nugali Chocolates, Olho Embutidos, Mueller, Opa Bier, Komprão Koch Atacadista, Oxford, Weiku e Ipel. A programação tem ainda o apoio da Prefeitura Municipal de Pomerode.
Compartilhe nas redes sociais:
Busque no Blog
Publicidade
Redes Sociais
Curta Nossa Página